TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.713 Palavras (19 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 19

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho de produção de texto individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade.

Orientador: Professor - Cassio

Vila Velha

2015

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.2 METODOS QUANTITATIVOS APLICADO A GESTAO EMPRESARIAL................

2.3 ETICA POLITICA E SOCIEDADE..........................................................................7

3CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................10

REFERENCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O tema que irei abordar nesta produção de texto está baseado na leitura e interpretação do artigo “Da Rotina a Flexibilidade: Analise das Características do Fordismo Fora da Industria”. O tema principal da produção de texto falarei da transição do “fordismo” ao “pós fordismo”, da produção em massa para produção flexível e as mudanças no mundo do trabalho. Falarei também dos novos setores que podemos perceber fortemente as características do modelo do Fordismo que são os de “ Serviços “ e “Trabalho Informal”.

Começarei falando sobre as mudanças que ocorreram nas organizações devidos as influências da economia onde passamos de um modelo Fordismo que o foco era produtividade em massa para uma nova estrutura a “produção flexível” como foco no funcionário especialista de várias funções e a maior cobrança pelo conhecimento. Em segundo lugar citarei as diferenças do Fordismo formal com Fordismos informal destacando um exemplo dos trabalhos de vendedores ambulantes nos sinais de transito. Em terceiro lugar falarei também como está o funcionário nos dias de hoje como todas essas mudanças e também com as novas cobranças que surgiram. Destacando suas emoções, desejos, expectativas e insatisfações como esse novo modelo. Em quarto lugar falarei sobre o novo perfil de funcionários onde surgem mulheres e homens intelectual, física e ideologicamente preparados para atender a demanda desse novo modelo. Por último falarei sobre o informacionalíssimo e as suas influencias provocadas nos processos comunicativos nas indústrias.

A elaboração desta produção de texto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre as disciplinas que estou estudando no semestre relacionando como a citação do artigo. O foco maior e compreender as etapas dos processos administrativos desde seu surgimento com o modelo “ Fordismo “ e todas as mudanças provocadas durante os anos até o surgimento e um novo modelo atual que a “ Produção Flexível”. Analisando todas as alterações que as mudanças provocaram nas organizações com a mudança do perfil dos funcionários e também o aumento do desemprego e consequentemente o aumento do trabalho informal.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Nos dias atuais verificamos que as indústrias evoluíram nas formas do trabalho e de ver os funcionários. Podemos também avaliar que nas grandes organizações temos as influências da teoria de Fordi que influenciam diretamente nos processos administrativos.

2.1.1 Os três princípios de Ford nas organizações modernas:

Podemos verificar que as grandes organizações aplicam os princípios do fordismo no dia a dia:

a) Princípio de Intensificação: As empresas estão buscando se modernizar cada vez mais com equipamentos e sistemas para diminuir os tempos de produção e colocar os produtos no mercado o quanto antes além de fazer como que o funcionário fique menos tempo desempenhando uma determinada função e assim consiga aumentar a sua produtividade.

b) Princípio de economicidade: Nos dias atuais as empresas trabalham com vendas programadas. Os produtos são fabricados mediante a colocação do pedido de compra. Assim o estoque de matéria prima e produto acabado e menor possível e o custo de fabricação e cada vez menor. Com esse processo e mais fácil para se ter um controle também dos estoques de matéria prima.

c) Princípio da produtividade: Podemos verificar que mesmo as empresas tendo mudado a forma do trabalho dos funcionários ainda podemos ver quem em muitas a produtividade ainda está como ponto mais importante. Podemos citar como exemplo o quadro que e colocado nas industrias para mostrar que durante um determinado tempo não houve nenhum acidente na indústria.

2.1.2 Relação “ Tempo Fordismos Informal”:

Podemos citar como exemplo de trabalho informal que se aplica os conceitos do fordismo o trabalho dos engraxates. Normalmente os engraxates atendem pessoas que estão sempre com pressa e assim precisam realizar o trabalho com eficiência no menor tempo possível. Além disso quanto mais rápido acabarem o trabalho e melhor for o resultado mais outros clientes eles poderão atender além de manter a clientela. Nesse trabalho podemos verificar todas as características do modelo Fordismo como, rotina, produção em massa, ações sempre iguais.

2.2 – COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.

2.2.1 As mudanças no mundo do trabalho e a relação funcionário empresa:

Nos dias atuais como as empresas buscando profissionais cada vez mais capacitados e que possam atuar em mais de uma função os processos comunicativos são de suma importância para sucesso da organização e também para se medir a satisfação do funcionário. Seguindo esse raciocínio podemos fazer algumas considerações com os aspectos do ser humano com seu trabalho:

a) Desejo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com