TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

CONCLUSÃO..............................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Neste portfólio irei apresentar alguns dados importantes sobre o modelo atual de economia seguido pelo nosso pais. Irei também falar sobre a maneira como as grandes corporações fazem para analisar seus lucros através de métodos aos quais são motivo de muito estudo entre os pensadores da área da administração.

Nas últimas duas décadas, o comércio varejista teve uma evolução significativa, proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico. Neste processo a informática teve destaque, uma vez que propiciou a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais, mais intensivos em conhecimento e informação. Conforme Tigre (2005, p. 45), as “[...] tecnologias da informação e comunicação têm um papel central neste processo, pois constituem não apenas uma nova indústria, mas o núcleo dinâmico de uma revolução tecnológica [...]”. O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momento de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. Para isso, o setor tem promovido ações como realizam troca de controle acionário, fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática, racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICRO E MACRO ECONOMIA

Desde o principio o homem, sempre viveu da troca de mercadorias, seja na era do homossapiens em que a troca de carne por madeira ou seus semelhantes era comum, em seguida com os avançados modelos de cambio começaram a surgir, onde o sal começou a ser utilizado como moeda de troca, nesse momento começou a ser desenvolvido o que chamamos de moeda. Essa negociação ocorre naturalmente. Pois em toda e qualquer sociedade sempre haverá a oferta de produtos/serviços e a demanda que ira consumir o que está sendo oferecido. Desta maneira temos o comércio.

Analisando pelo ponto de vista econômico podemos dizer que este tipo de comercio é o que realmente faz movimentar toda a economia de uma região.

Com o tempo, grandes comerciantes começaram a se destacar no mercado comum, e essas empresas se tornam cada vez maiores. Trazendo isto para nossa realidade, após a globalização surgiram os grandes conglomerados, e as empresas puderam expandir seus negócios para qualquer parte do mundo, visto que com a globalização a transferência de informações se tornou muito mais rápida. Melhorando assim a maneira de se administrar uma empresa mesmo que de maneira remota.

Porem com toda essa expansão, surgiram os monopólios que nada mais são do que uma grande empresa dominando todo o mercado de uma região, podendo esta fazer a manutenção de seus preços da maneira que ela bem entender, pois ela não tem concorrência, existe apenas a demanda de consumo para seus produtos/serviços.

Surgiram também os oligopólios, que são um conjunto de grandes empresas presentes em uma mesma região e que estas montam acordos clandestinos entre si para efetuar uma manutenção de seus preços de maneira abusiva, sem que uma tente superar a outra em seus preços. Exemplos disso são os grandes supermercados da Região Sul do pais, como a rede Walmart, Carrefur, etc... Estas empresas acabam por eliminar toda e qualquer outra forma de concorrência, absorvendo as pequenas empresas que começam a se destacar em seu segmento supermercadista.

Outro tipo de concorrência que surgiu a partir da globalização foram as concorrências monopolísticas, em que existem uma grande quantidade de empresas de um mesmo segmento em uma única região e que seus produtos mesmo pertencendo a um mesmo segmento apresentam características diferentes, e a sua demanda acaba por incorporar toda a produção destes produtos, e assim a manutenção de seus preços acaba por se tornar ruim, pois não existe uma concorrência com igualdade para os produtos, para que assim exista uma verdadeira manutenção dos preços através do mercado de concorrência.

Porém existe também a concorrência perfeita em que existem uma boa quantidade de empresas em uma região em que todas oferecem o mesmo tipo de produto/serviço e a demanda faz com que as empresas acabem que fazer a manutenção de seus preços da maneira mais correta possível, para que assim atenda com eficiência e com o preço mais baixo toda a clientela que diariamente buscam estas empresas para adquirirem seus bens e serviços.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS

Conforme foi solicito para este portfolio eu realizei a analise da economia supermercadista do Rio Grande do Sul, e cheguei a conclusão de que isso de trata de um grande oligopólio, pois existem grandes empresas de um mesmo setor, todas multinacionais e desde a sua instalação na região iniciaram o processo de expansão absorvendo toda e qualquer concorrência que se destaque, eliminando assim a possibilidade de concorrência perfeita, mantendo o oligopólio. Desta forma as empresas que formam este oligopólio podem manter seus preços elevados, pois partindo para a teoria dos modelos de concorrência não existe neste caso um modelo de concorrência sadia, não existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com