TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

IAGO MARQUES DOS SANTOS SILVA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Arapiraca

2015

IAGO MARQUES DOS SANTOS SILVA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de nota nas disciplinas do semestre do curso de administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná realizado sob a orientação dos professoras Paula Klefens, Daiane Alves Rodrigues, Maria Eliza Pacheco.

Arapiraca

2015

SUMÁRIO

1 INDRODUÇÃO 04

2 DESENVOLVIMENTO 06

2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA 06

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS 07

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 08

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

8 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, elaborada com a finalidade de revisar e correlacionar os temas estudados nas disciplinas do semestre além de verificar a inter-relação entre eles. Durante o semestre foi estudado três disciplinas são elas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos e Ética Política e Sociedade. Macroeconomia e Microeconomia trata-se de uma disciplina que visa desenvolver no aluno o interesse sobre economia, ciência que busca entender o mundo através das trocas comerciais e financeira.

Percebe-se de forma clara a relação existente entre a disciplina acima citada com a disciplina métodos quantitativos, pois os objetos de estudo da disciplina, tais como análise matemática de dados, serve como instrumento e ferramenta de gestão, subsidiando as tomadas de decisões em qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, auxiliando o crescimento econômico do país.

Em ética política e sociedade, tem como centro de estudo a humanidade destrinchando o comportamento humano, mostrando o que é aceitável ou não para a época vigente, a aplicação da ciência como administração ou direção para governar, bem como explanando a sociedade de modo geral com seus preceitos éticos e morais, culturais, econômicos e sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

No artigo de Everson Vieira dos Santos nota-se a perspectiva do autor sobre as transformações exercidas no mercado supermercadista brasileiro após a implantação do plano real; uso da tecnologia; competitividade com a entrada de empresas estrangeira como Carrefour (francesa), Wal Mart (norte-americana), Sonae (portuguesa) e Royal Ahold (holandesa) no setor, além das transformações advindas da adaptação para do novo cenário na economia brasileira e também na região do Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com MENDES (2004, p. 124) “o termo estrutura de mercado refere-se às características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre: vendedores no mercado; compradores no mercado; vendedores e compradores; vendedores estabelecidos e compradores.”

Segundo Riani (1997) dependendo das características dos bens e serviços que serão produzidos, as firmas irão atuar num sistema de mercado cujas características irão influenciar significantemente as decisões do produto sobre a quantidade, qualidade variedade, preço de vendas etc. O mesmo lista uma série de fatores que dimensionam e dão forma às estruturas de mercado descritas no quadro abaixo:

Fatores que dimensionam e dão forma às estruturas de mercado

1 Número de pessoas que atuam no mercado

2 Capacidade de produção estalada das empresas

3 Quantidade e tipo de consumidor aos ser atingido

4 As diferenças ou as singularidades entre as empresas e os bens de consumo a ser atingido

5 Facilidade ou não de acesso às tecnologias de produção

6 Emprego de estatística de marketing para comercialização dos bens e serviços produzidos

7 Informação tanto dos compradores quanto dos vendedores quanto às condições de mercado

8 Renda dos consumidores e segmento de mercado a ser atingido pela profissão

Fonte: Riani (1997)

De acordo com Domigues Junior (2004) a grande maioria dos autores que abordam a questão da estrutura de mercado apontam que o critério mais frequente para classificar as diferentes estruturas de mercado é o que faz referência ao numero de participantes que integram esse mercado, reconhecendo três estruturas descritas abaixo:

Fonte: Domigues Junior (2004)

O oligopólio é uma estrutura de mercado que se situa entre a concorrência prefeita e o monopólio. Em alguns setores da economia verifica-se uma alta concentração que atendem os desejos e necessidades de uma grande número de consumidores que tem a capacidade de controlar o preço dos bens e serviços ofertados.

De acordo com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com