TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3 2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 4

2.1 Microeconomia e Macroeconomia ................................................................... 4 2.2 Métodos Quantitativos Aplicados as Empresas ............................................... 6

2.3 Ética Política e Sociedade .................................................................................... 8

3 CONCLUSÃO......................................................................................................... 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo identificar do mercado de redes regional e nacional, bem como uma descrição de como se processaram as mudanças estruturais no setor supermercadista gaúcho.

E detalhar as principais estruturas de mercado, conceituando a estrutura de oligopólio.

Demonstrar as principais ferramentas e os conceitos estatísticos frequentemente aplicados à gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional e centralizando o leitor sobre a tendência do capitalismo em sua fase atual, e as implicações sociais desta tendência.

A metodologia utilizada será abordada na descrição do setor supermercadista nacional e brasileiro, enfatizando-se as transformações relevantes corridas no segmento de mercado.

A análise da aplicação dos Métodos Quantitativos e resultados dos cálculos de concentração do setor varejista serão expostos.

Na Ética, Política e Sociedade enfatiza sobre o capitalismo com objetivo de mostrar que na tendência preponderante do capitalismo em sua fase monopolista de desenvolvimento e sua relação com o espaço rural brasileiro, que como pode verificar-se caminha no sentido de realizar movimentos territoriais, como base para a existência de seu processo de acumulação e reprodução de capital. Revelam o modo de organização da vida em sociedade, denominado capitalismo, está intimamente ligado a condição histórica das relações estabelecidas por homens e mulheres na produção social de sua vida.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Microeconomia e Macroeconomia

O conceito de economia é uma ciência social que estuda as decisões do indivíduo e da sociedade visando empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Economia é a “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos (MOREIRA, 2011: p. 2)”.

Segundo a Wikipédia (2015, p.1):

Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas, bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles.

Enquanto que o conceito de acordo MOREIRA (2011: p. 9): “Macroeconomia estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, como objetivo de delinear uma Política Econômica.”

Percebe-se a presença de duas estruturas no mercado o monopólio e o oligopólio que são identificadas fundamentalmente de características, como:

a) número de empresas que compõem esse mercado;

b) tipo do produto (produtos fabricados e diferenciados);

c) novas empresas desse mercado, bem como, se existem ou não barreiras ao acesso ou novas instalações de unidades.

O monopólio institucional é protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos. Diferentemente da concorrência perfeita, como existem barreiras à entrada de novas empresas, os lucros extraordinários devem existir em longo prazo em mercados monopolizados.

As estruturas de mercado monopolístico são as seguintes características: 1º Grande diferencial em relação de muitas empresas, produzindo um bem ou serviço, com pouca margem de manobra e sem barreiras; 2º Cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos; 3º Cada empresa tem certo poder sobre os preços, dado que os produtos são diferenciados e o consumidor tem opções de escolha, de acordo com a sua escolha preferencial.

Em relação ao Oligopólio é pequeno número de empresas que dominam o mercado, os bens e serviços podem ser homogêneos ou diferenciados com obstáculos que dificultam à entrada de novas empresas.

A estrutura concorrencial é semelhante ao monopólio, em longo prazo os lucros permanecem, pois as novas firmas entram e persistirão principalmente no oligopólio em que a alta escala de operações propicia uma produção a custos relativamente baixos e com pouca concorrência.

Formas de atuação das empresas oligopolistas:

 As empresas concorrem entre si, com atuação pouco frequente;

 As empresas formam cartéis (conluios, trustes). É uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um mesmo setor determinando a política para todas as empresas do cartel.

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados as Empresas

2.2.1 Medidas Descritivas

Os conceitos principais nas estatísticas que auxiliam o gestor moderno na atualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com