TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Microeconomia e Macroeconomia 4

2.1.1 Estrutura-conduta-desempenho 4

2.1.2 Estruturas de mercados Trabalho 5

2.1.3 Concorrência perfeito ou pura 5

2.1.4 Monopólio 6

2.1.5 Concorrência perfeito ou pura 6

2.1.6 Oligopólio 6

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial 7

2.2.1 Medidas Descritivas 7

2.2.2 Números-índices 8

2.2.3 Deflação de dados 8

2.3 Ética, Política e SOCIEDADE. 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A Estrutura-condutor-desempenho pode ser analisada adequadamente como a organização industrial que determina o desempenho das empresas e a conduta por elas abordada. Já o setor supermercadista esta relacionado no mercado de bens e serviços que entra nas principais estruturas de mercado; concorrência perfeita, monopólio, competição monopolista e oligopólio.

A estrutura de mercado apresenta-se através de técnicas administrativas e comercial onde determinarão preços, produtos, produção primaria, produtos acabados e outros. A aplicação dos métodos quantitativos à gestão empresarial; análise de dados para comprovação científica de fenômenos é de suma importância.

O presente trabalho busca contribuir com questões relacionadas aos supermercadistas relacionando-se as estruturas de mercados existentes aumentando o desempenho e desenvolvimento das organizações industriais.

O objetivo geral do trabalho é analisar a estrutura organizacional das empresas supermercadistas.

Objetivos específicos elencados são:

• Estrutura-conduta-desempenho

• Estruturas de mercados trabalho

• Concorrência perfeito ou pura, oligopólio e monopólio

• Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial

• Ética, política e sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1.1 Estrutura-conduta-desempenho

Através do modelo Estrutura-condutor-desempenho, podemos analisar adequadamente como a organização industrial determina o desempenho das empresas e a conduta abordada pelas firmas, seguindo essa estrutura, pode-se dizer que a atuação das firmas é determinada pela estrutura de mercado e a conduta praticada por elas.

A estrutura de mercado tem característica relevante que se destaca grau de concentração dos compradores. Assim como compradores e vendedores de uma indústria, tentam se organizar e estabelecer preços e quantidades que os beneficiem.

Do ponto de vista empírico, o modelo tradicional sugere a classificação de várias categorias de indústrias oligopolíticas, segundo o grau de concentração. Deve-se esperar, então, que a conduta e o desempenho dessas distintas categorias de indústrias devam diferir conforme o nível de concentração. Em termos estritamente de desempenho, a expectativa da teoria é a de que, no longo prazo, altos níveis de concentração estariam associados com altas taxas de rentabilidade (lucros de monopólio) e, inversamente, menores graus de concentração estariam ligados a baixas taxas de rentabilidade - essas divergências de lucros refletindo o excesso de preços sobre custos médios, correspondentes aos diferentes níveis de restrição monopolística da produção. (FIGUEIREDO, 1984, p.1)

Outro fator importante que contribui para a estrutura de mercado é o grau de diferenciação do produto de uma mesma empresa, onde se tem a diferenciação de seus produtos para atrair atenção dos consumidores dando-lhes opções de escolha, as empresas que já estão estabelecidas nesse mercado criam barreira à entrada de novas firmas como os custos irrecuperáveis de investimento, a diferenciação de produtos, investimento em marketing e pesquisa, as desvantagens de custos de produção.

O estudo do setor supermercadista gaúcho foi encaminhado dentro do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D) empregado na literatura de economia industrial, que pode determinar o poder de mercado das empresas que nele operam.

De acordo com o modelo E-C-D, visão tradicional da organização industrial, a estrutura em que operam as empresas tende a influenciar a conduta, a postura e o desempenho das empresas, o que, por sua vez, traz reflexos sobre o grau de satisfação dos clientes das redes varejistas.

Referente à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e nú¬mero de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção. (SANTOS, 2009, p.160)

2.1.2 Estruturas de mercados Trabalho

O setor supermercadista esta relacionado no mercado de bens e serviços que entra nas principais estruturas de mercado; concorrência perfeita, monopólio, competição monopolista e oligopólio. De acordo com Júnior et al ( 2014, p.30).

A grande maioria dos autores que abordam a questão da estrutura de mercado aponta que o critério mais frequente para classificar as diferentes estruturas de mercado é o que faz referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com