TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

cilene da luz alves

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 3]

Uruguaiana

2014

CILENE DA LUZ ALVES

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso  de Admistração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos quantitativos, ´Ética, Política e Sociedade e Seminário.

Orientador:

Uruguaiana

2014

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho será possivel colocar em prática as disciplinas do semestre, esclarecendo as estruturas de mercado, medidas descritivas, baseado no setor supermercadista.

2 DESENVOLVIMENTO

A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade.  

O mercado é divido por quatro estruturas entre elas:

O Monopólio é responsável pela produção (oferta). Não existe concorrência e nem produto substituto. Os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixarão de consumir oproduto. A curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo.

O Oligopólio caracteriza-se por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Exemplos: Montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química farmacêutica, etc.

A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente, o preço de equilíbrio

A concorrência monopolística ou a concorrência imperfeita caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de sabonete, refrigerante, sabão em pó, etc. Trata-se, assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.  

A concorrência nos negócios leva as organizações a buscarem métodos e ferramentas para demonstrar seu diferencial, neste trabalho a estatística entra em foco sendo o ramo da matemática que busca analisar dados estatísticos, voltados em fórmulas próprias, objetivando organizar, analisar e obter dados empresariais.

Os métodos quantitativos são divididos em três colunas:

A medida de Tendência Central que são os cálculos estatísticos que representam uma série de dados orientando quanto à posição dadistribuição de dados, sendo que as medidas de posição mais utilizadas são: média aritmética, média ponderada, moda e mediana.

A estatística por tratar de fórmulas, dados, técnicas, métodos e cálculos estatísticos está ligada a profissionais da área de matemática, sendo este profissional capaz de solucionar problemas, dominar cálculos matemáticos, possuir destreza, conhecimentos e habilidades para o sucesso empresarial.

As medidas de tendência central correspondem à extensão na qual todos os valores de dados se agrupam em torno de um valor central típico.

 As medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com