TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO MERCADO NO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

nome do curso

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

JARCELIS COSTA FEITOSA

ESTRUTURA DO MERCADO NO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conceito, objetivando aprofundar o conhecimento teórico.

[pic 9]

Castanhal

2015[pic 10]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇAO................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5   

  1.  MICROECONOMIA E MACROECONOMIA..................................................5
  2. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL...7
  1. MEDIDAS DESCRITIVAS ........................................................................7
  2. NÚMEROS-ÍNDICES ...............................................................................8
  1. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.................................................................9

3. CONSIDERAÇOES FINAIS..........................................................................11

4. REFERÊNCIAS.............................................................................................12

[pic 11]

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem caráter descritivo e foi desenvolvido a partir a leitura do texto “Estrutura de Mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”, que destaca as mudanças ocorridas no cenário varejista graças a avanços tecnológicos e avanços econômicos colhidos graças ao sucesso do plano Real em meado dos anos 90. O texto destaca, inclusive o interesse dos poderosos varejistas internacionais que apontaram os olhos para o interessante e promissor mercado brasileiro.

Segundo o texto, o estudo do setor supermercadista gaúcho foi estruturado dentro do paradigma Estrutura- Conduta- Desempenho (E-C-D)

Sua finalidade é compreender e fixar melhor conhecimentos obtidos sobre macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos e como estes conceitos são utilizados na Administração.

Em relação a Micro e Macroeconomia, serão tratados o nível de produção x emprego, taxa de câmbio e inflação.

Serão esclarecidos sobre os métodos quantitativos aplicados à Gestão Empresarial, será demonstrada a importância em conhecer medidas disponíveis a serem utilizadas no auxilio da tomada de decisão do Administrador.

Também será abordado sobre ética, política e sociedade que devem sempre ser levadas em consideração na conquista do interesse do cliente e na conservação de valores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Conhecer e dominar o ambiente econômico são ferramentas primordiais para atuação em qualquer mercado e é importante também para quem é apenas consumidor, pois afeta a vida de todos (MENDES, 2002). Na segunda metade dos anos 90, triplicou o número de empresas brasileiras absorvidas pelo capital estrangeiro. Segundo Aguiar e Concha-Amim (2005), no período de 1998 a 2002 as três maiores redes supermercadistas CBD (Companhia Brasileira e Distribuição), Carrefour e Sonae, foram responsáveis por 37,9% de todas as fusões ocorridas no setor reflexo do desenvolvimento econômico embalado pelo plano Real, ou seja um aspecto Macroeconômico influenciando de forma direta o setor varejista.

Segundo o texto, foi possível observar duas estruturas o monopólio quando os supermercados implantam ampliações de espaço, lançamento de produtos exclusivos e o oligopólio quando acontecem as grandes dos grupos estrangeiros. Entende-se como monopólio uma estrutura de mercado monopolista que apresenta três características principais: uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes, já oligopólio, é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas). No texto em questão, Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços.

Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural.

Diferentemente da estrutura concorrencial, e de forma semelhante ao monopólio, a longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão, principalmente no oligopólio natural, em que a alta escala de operações propicia uma produção a custos relativamente baixos, dificultando a entrada de firmas concorrentes.

No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis. Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas.

Mendes (2002) afirma ainda que mesmo com a sugestiva antítese entre seus nomes a micro e a macroeconomia não são opostas e/ou excludentes pois sua diferença se dá apenas pelo seu foco de estudo, mas na realidade seus conceitos se complementam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com