TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, LIDERANÇA, CULTURA E TENDENCIAS

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.207 Palavras (29 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 29

AS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, LIDERANÇA, CULTURA E TENDÊNCIAS ECONÔMICAS NA EMPRESA PRUDENT BRAZIL

Adriane Marcolino Barbosa

Caio Rodrigues Soares Cavalcante

Emilly Bianca Machado Pereira

Maila de Souza Santana

Maria Josi dos Santos Ribeiro

RESUMO

O objetivo deste artigo foi explicar as relações entre a estrutura organizacional, a liderança e a cultura organizacional dentro de uma organização. Desta forma, os conceitos de organização, liderança e cultura foram apresentados com base nos autores citados e nos conhecimentos registrados. A metodologia utilizada foi o estudo do caso, por meio de uma pesquisa qualitativa na empresa Prudent Fundo de Investimentos Ltda. Para melhor compreensão dos aspectos relevantes a entrevista semiestruturada foi aplicada, e concomitantemente, foi realizado o estudo de slides e informações oferecidos pela gerência do setor de Recursos Humanos e de pelos próprios produtores dos slides. Por fim, conclui-se que a empresa possui sólida estrutura organizacional, incentiva o processo de liderança com seus gestores e possui uma cultura organizacional presente e construída ao longo do tempo em conjunto com seus empregados o que dá base para que se enfrente as possíveis crises econômicas existentes no mercado.

PALAVRAS CHAVE: Estrutura organizacional, liderança e cultura organizacional.

INTRODUÇÃO

        O tema central do presente artigo tem a finalidade de entender como a estrutura organizacional, a liderança e cultura da empresa pesquisada podem influenciar a superação de cenários de crise econômicas externas a empresa e que tipos de técnicas são utilizadas nesse contexto.

Nesse sentido apresenta-se um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental e uma entrevista semiestruturada com gestores da empresa Prudent Fundo de Investimento Ltda., que atua no ramo de atividade de fundo de investimentos, localizada em São Paulo e com sede em Luxemburgo e Miami. Esse procedimento de pesquisa permite que seja respondida a seguinte pergunta relacionada ao tema central: como a estrutura organizacional, o modelo de liderança e a cultura organizacional da empresa estudada podem influenciar na superação de crises econômicas e que técnicas podem ser utilizadas pela empresa?

Esta questão tem desdobramentos importantes, pois permite investigar a estrutura organizacional, liderança, cultura organizacional, bem como os fatores econômicos e mercadológicos da empresa pesquisada.

Com base na pergunta central foram definidos os objetivos desse trabalho, sendo o objetivo geral, explicar se existem relações (e quais são elas) entre a estrutura da organização, seu modelo de liderança e cultura organizacional que influenciam a organização para superação de cenários de crises e quais técnicas auxiliam nesse processo.

Para que sejam demonstradas as etapas a serem cumpridas e, a fim de que o objetivo geral seja cumprido, os objetivos específicos delimitam-se em apresentar a estrutura organogramática da empresa, compreender o modelo de liderança e cultura da organização, compreender quais são as influências econômicas sobre a empresa em cenário de crise, descrever como a empresa analisa e aplica propostas para superar a crise e quais técnicas utiliza.

A análise dos dados coletados no estudo de caso é elaborada com base nos seguintes conceitos: estrutura organizacional, liderança, cultura organizacional e tendências econômicas e mercadológicas (análise Swot, Canvas, Brainstorming).

Desta forma, o tópico foi selecionado com o desígnio de trazer um maior estudo teórico e melhor abrangência e entendimento com o modo de ver sistêmico de uma companhia, do mesmo modo com a área de Estratégica de Pessoas e com princípios da área de Gestão de Recursos Humanos. O propósito do trabalho é distinguir, ponderar e debater como os modelos de liderança, tendências econômicas, estrutura e cultura organizacional, técnicas de análise mercadológicas podem intervir no objetivo de vencer conflitos econômicos externos. Ressaltando que para estudantes de curso superior, existe a necessidade de realizar uma coligação entre o que a bibliografia atual traz como padrões, sua aplicação nas organizações, entendimento em aula presente, além de gerar uma evolução no caminho de pesquisador dos estudantes.

Este trabalho objetiva apontar, analisar e discutir como a estrutura e cultura organizacional, modelos de liderança, tendências econômicas e técnicas de análise mercadológicas podem ajudar na superação de crises econômicas. Tem finalidade de construir um elo entre o que a bibliografia atual traz como modelos, o aprendizado em sala de aula e sua aplicabilidade na realidade das organizações, além de desenvolver o lado pesquisador dos alunos, de buscar um aprofundamento teórico e uma melhor compreensão com a visão sistêmica de uma organização.

O artigo se estrutura em quatro capítulos, a saber: capítulo 1 – Revisão bibliográfica, quando são apresentados os conceitos que embasam a pesquisa; capítulo 2 – Metodologia, onde é apresentado o procedimento metodológico, caracterizado o objeto de estudo e apresentada a forma de análise dos dados coletados. No capítulo 3 – Resultados e discussão são apresentados e discutidos os aspectos levantados no estudo de caso sobre a estrutura organizacional, modelo de liderança e cultura, as influências econômicas sobre a organização e a administração mercadológica, com uma análise feita à luz dos conceitos apresentados no referencial teórico. Finalmente, o capítulo 4 – Conclusão, no qual é retomada e respondida à questão de pesquisa e, também são indicadas limitações do estudo, além de sugerir caminhos futuros para outras pesquisas.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

         Considerando o tema do estudo de caso em questão – entender como a estrutura organizacional, a liderança e cultura podem influenciar a superação de cenários de crise econômicas externas à empresa e que tipos de técnicas são utilizadas nesse contexto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas: estrutura organizacional; liderança; cultura organizacional; tendências econômicas e mercadológicas (análise swot, Canvas, brainstorming). Essa pesquisa embasou a construção de um quadro teórico que possibilita a análise da realidade da organização pesquisada. Dessa forma, foi realizada uma busca nos bancos de dados de artigos científicos do Google acadêmico, livros de bibliotecas online, textos de sites de empresas e em outros bancos de dados. Nessas fontes, foram procurados artigos relacionados aos temas acima apresentados, publicados a partir de 2005, chegando-se assim à revisão bibliográfica apresentada a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (373.2 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com