TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE PRODUÇÃO DA CACHAÇA SELETA

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.962 Palavras (28 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE PRODUÇÃO DA CACHAÇA SELETA

ALESSANDRO FERREIRA DA SILVA

Nova Porteirinha

2014[pic 3]

ALESSANDRO FERREIRA DA SILVA

ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE PRODUÇÃO DA CACHAÇA SELETA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado À Faculdade Vale do Gorutuba – FAVAG, como requisito parcial para a obtenção de título de Pós Graduado em ____________. Sob orientação do professor ______________.

Nova Porteirinha

2014[pic 4]

RESUMO

Neste trabalho será apresentado uma forma de estruturação da produção da empresa Cachaça Seleta da cidade de salinas MG através dos recursos que a mesma possui, com o intuito de aumentar a produção, reduzir os custos e aumentar o faturamento da empresa e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores. Com o intuito de poder trazer um novo layout para a linha de produção da empresa. Através desta estruturação será possível tornar o produto da empresa mais competitivo, pois no mercado de bebidas a concorrência e muito acirrada, colocar no mercado um produto de qualidade com um preço acessível torna-se um diferencial para qualquer organização que atue no ramo de bebidas no Brasil. Reduzir os custos e o grande gargalo de qualquer produção das organizações, hoje os setores de produção são responsável por quase 60% dos custos da organização, para que os produtos da empresa ganhem mercado e necessário uma produção eficiente sem necessidade de acumulo de matéria-prima e atender o cliente em tempo hábil com um produto de qualidade.

PALAVRAS – CHAVE: Estruturação. Organização. Custos. Colaboradores. Produção.

[pic 5]

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        04

2 – SETOR DE PRODUÇÃO DA CACHAÇA SELETA        06

2.1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        14

2.2 – JUSTIFICATIVA        18

2.3 – METODOLOGIA        19

2.4 – DISCUSSÃO        20

CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

[pic 6]

1 – INTRODUÇÃO

Neste trabalho será realizado um diagnóstico do setor de produção da empresa Cachaça Seleta e Boazinha da cidade de Salinas MG no intuito de mostrar possíveis caminhos para que a empresa possa crescer aumentar os lucros e buscar novos mercados. O setor de produção tem um papel importante dentro da empresa, pois é dele que sai todos os produtos para as vendas e também onde é direcionado quase 70% dos investimentos anuais da empresa. O setor de produção e o local onde pode se controlar custos evitar desperdícios e contribuir para o lançamento de novos produtos no mercado.

Reduzir os custos de produção da empresa e buscar mais confiabilidade para os produtos e serviços da organização, sem duvida esse e um diferencial para qualquer organização, principalmente no concorrido mercado de bebidas.  A busca por qualidade e um entrave para que os produtos possam entrar em novos mercados que são muito exigentes, principalmente o mercado europeu e americano, a qualidade do produto e definido na produção, sendo assim tornas-se crucial a implantação de normas de qualidades dentro da organização para que se conquiste estes mercados.

O setor de produção tem um papel fundamental para equilibrar, as contas da organização é através dele que se tem o potencial para que a empresa possa se estruturar e competir com os seus concorrentes. O uso dos recursos da empresa através de um planejamento estratégico das potencialidades que existe dentro da organização, buscando reduzir custos através do funcionamento correto de cada departamento principalmente a produção.

A utilização correta do layout por processo com estruturação, nesse processo os produtos seguem através de uma linha de montagem, no setor de produção da cachaça seleta, melhorias neste sistema que já esta sendo usado seria um divisor de águas em relação aos seus concorrentes.

De acordo com Davis, Aquiano e Chase (2004) “Em um ambiente que apresenta alto volume de produção e baixa variedade por um longo período, é prudente e vantajoso, em termos de produtividade, rearranjar os recursos de um layout de processo para um layout de produto.

Sendo assim no caso da empresa seleta esse layout de processo e extremamente vantajoso, pois o setor de produção não tem uma quantidade expressiva de produtos diferenciados, que na essência todos os seus produtos são únicos, com um sinônimo de igualdade.

O desenvolvimento de novos produtos e uma estratégia importante para se buscar novos clientes para os produtos da empresa e entrar em mercados ate então inatingível, para isso o setor de produção e logística vem buscando o que tem de melhor em novas tecnologias de produção de cachaça. A eficiência da logística da produção, e um diferencial importante para se conquistar novos mercados. A busca por novos clientes e um grande dilema para a empresa pois a concorrência e grande e principalmente os produtos secundários com preços mais acessíveis. As campanhas contra o uso de álcool são entraves para a empresa um ponto a ser discutido, com isso a empresa busca se viabilizar com lançamentos de produtos Premium com qualidade alta designe moderno, e venda controlada para que se possa ter um produto exclusivo no mercado uma importante estratégia utilizada na empresa para sair na frente da concorrência.

2 – SETOR DE PRODUÇÃO DA CACHAÇA SELETA

A cachaça seleta não tem nenhum certificado de qualidade do serviço como ISO 9001 ou ISO 14001, para se conseguir estas certificações a empresa deve passar por uma profunda estruturação, algo que já vem ocorrendo, nos últimos anos a empresa vem implantando uma serie de melhorias para a conquista destes selos de qualidade; tais melhorias podem citar a padronização do produto, a automação do setor de envasamento e uma serie de investimentos na estrutura física da empresa; reformas das instalações, prédios e galpões, instalação de um moderno sistema de controle de estoque e fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (273.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com