TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASA

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 12

Atividades Práticas Supervisionadas é um instrumento pedagógico para aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação de conhecimento adquirido em sala de aula à realidade em que encontraremos no dia a dia dentro de uma empresa. APS tem como seu principal foco, desenvolver nos alunos os principais conhecimentos e habilidades para os futuros bacharéis e fornecer para os alunos um certo tipo de prática comparada com a realidade das empresas a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas passada pela universidade, focando na descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa ou organização em situação real.

A empresa MULTICARNES é uma empresa de médio porte, privada. Conta com um time de 93 funcionários, tendo como clientes alvo desde pequenos bares até restaurantes finos. Teve sua origem no Brasil, nascendo em uma garagem e conquistando o Brasil, contando atualmente com uma linha de mais de 300 produtos. Atua com comércio de alimentos, importação e exportação e exploração do comércio atacadista de produtos de origem animal. Visando sempre pela excelência de seus produtos. Escolhemos a Multicarnes como objeto de estudo por termos conhecimento e acesso facilitado as informações.

Serão analisados a diante os seguintes tópicos: Perfil da Organização: descrição do negócio, destacando a natureza atual das atividades da organização, por exemplo: denominação, tipo, atividade principal, força de trabalho, principais produtos, como funciona o ambiente da empresa, os desafios que a organização enfrenta, recursos e ferramentas utilizados, como ela avalia e inova seu trabalho e por fim como apoia e impulsiona suas estratégias.

Análises e sugestões de melhorias e considerações finais, adquiridas pelo grupo: este trabalho tem como objetivo geral analisar o ambiente contextual, estratégias e desenvolvimento da empresa, visando um melhor funcionamento da organização, definindo e expondo estratégias de estruturação, departamentalização, aspectos motivacionais que atribuam e impulsionem o desenvolvimento da organização.

  1. ESTUDO DE CASO

4.1 Perfis da Organização

4.1.1 Apresentação da empresa 

        a) Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação.

RESPOSTA: A empresa Multicarnes foi fundada em 1970 em São Paulo, Capital, por Arlindo Galgaro. No entanto, apenas em 1983 que ganhou seu logotipo e foi oficializada. Tudo começou em uma garagem localizada em sua casa no bairro da Barra funda, onde eram colocados freezers horizontais para a venda de diversos tipos de carnes. Com o passar do tempo o número de clientes e de demandas foram crescendo e Arlindo viu a oportunidade para começar a vender outros produtos além das carnes, mas não conseguiu pois organizava tudo em sua garagem. Assim decidiu alugar um espaço na CEAGESP (ceasa) para melhor alocar seus produtos e ganhar mais visibilidade no mercado. Não demorou muito para que esse espaço fosse comprado. Para começar um negócio mais seguro e lucrativo, buscou evoluções tecnológicas e implementou novas ferramentas em suas atividades, deixou para atrás aquele modelo arcaico e que já estava em desuso, com isso conseguiu adaptar-se as necessidades da época. Após isso foi possível observar o crescimento da empresa. Em 1990 foi criado o grupo Multifoods, com filiais localizadas em outros Estados, em 2013 ficou pronto o novo prédio da Multicarnes, localizado no bairro Vila Hamburguesa, tendo nos dias atuais duas estruturas, cada uma com suas funções e especialidades. A Multicarnes é especializada em carnes de diversos fornecedores, mas também efetua a venda de outros produtos, como por exemplo, açaí, macarrão, óleos, azeites entre outros. Seu Arlindo morreu recentemente e nos dias atuais seus três filhos Carlos Galgaro, Paulo Galgaro e Marcos Galgaro, são os donos e participam da administração do grupo Multifoods. Multicarnes é uma distribuidora que atende ao mercado FOOD SERVICE, desde pequenos bares e até grandes finos restaurantes. Com o propósito de priorizar as necessidades de seus clientes a Multicarnes está sempre incrementando o mix de produtos e criando novas soluções em abastecimento. Por isso é uma das empresas de distribuição mais conceituadas do mercado Food Service.

        b) Tipo (empresa privada, empresa pública, órgão governamental, instituição de fins lucrativos etc.)

RESPOSTA: Empresa Privada, cujo capital é detido por pessoas individuais ou por instituições privadas, com objetivo de lucro.

        c) Atividade principal

RESPOSTA: Comercio de Alimentos/ Importação e Exportação. Exploração do comércio atacadista de produtos alimentícios de origem animal.

        d) Porte (pequeno, médio, grande) – segundo os critérios do BNDES.

RESPOSTA: Empresa de Porte Médio.

São dois os principais critérios para classificação da empresa por porte. Um é baseado na receita operacional bruta anual, conforme apresentado na Tabela 1. O outro leva em consideração a quantidade de empregados formais do estabelecimento. Ver Tabela 2.

A classificação do porte, pela receita operacional bruta anual, apresentada na Tabela 1, foi definida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), para delimitar a concessão de linhas das diversas linhas de crédito oferecidas. Esse critério também é adotado por outras instituições financeiras, que utilizam os mesmos valores base para classificação ou elegem outros valores.

[pic 1]

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu a classificação do porte, com base no número de empregados de cada estabelecimento.

[pic 2]

        4.1.2 Força de trabalho

        a) Informar a composição da força de trabalho, incluindo a quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo.

RESPOSTA: composta por 93 funcionários em regime CLT, com 2 Presidentes, 3 Diretores e 6 gerentes, formados e altamente qualificados.

[pic 3]

Figura gráfica 2015.

        4.1.3 Produtos e Clientes

        a) Produtos principais

RESPOSTA: Principais produtos de origem bovina, suína, congelados, salgados, defumados e outros congêneres.

        b) Clientes-alvo.  

RESPOSTA: A Multicarnes visa clientes como Restaurantes, Bares, Buffets, Churrascarias, Hotéis, Cozinhas Industriais, Supermercados, Empórios entre outros.

        4.1.4 Principais concorrentes da organização.  

RESPOSTA: Marfrig Global Foods AS. é uma empresa global de alimentos à base de carnes de aves, bovina, ovina e de peixes; e JBS AS. que é uma  indústria de alimentos mundiais, opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros. Além disso, comercializam produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros. Por estas duas empresas atuarem no mesmo ramo dos produtos principais da Multicarnes, se tornam concorrentes diretos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (342.1 Kb)   docx (635.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com