TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO NATURA

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ADEMAR ROSADO - FAR MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E MARKETING PROFESSOR BRENO DE OLIVEIRA  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTUDO DE CASO

Tema:  

 

 

 

 

 

 

FRANCISCO VINICIUS DE SOUSA SOARES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TERESINA – PI MAIO / 2017.

1. INTRODUÇÃO

 

Um bom planejamento é fundamental para uma empresa ou organização caminhe na direção correta de sua existência, constituindo-se em ferramenta indispensável para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias (ESTRADA & ALMEIDA, 2007).  

Planejamento de mercado, estratégias de marketing e aplicação de métodos eficazes de negociações, por exemplo, são temas que devem ser aprofundados e analisados pelas organizações que desejam manter sua competitividade (OLIVEIRA, 2002).

A cultura da inovação é indispensável para uma empresa traçar suas estratégias de competitividade e sobrevivência de mercado.

O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma breve análise dos métodos de inovação para a empresa Natura para melhor compreensão da importância da implementação da cultura de inovação como importante fator de permanência e crescimento de mercado consumidor.

 

2. INOVAÇÃO DE PRODUTOS NATURA

 

 

Eleita em 2003 a “empresa mais inovadora do país” pela pesquisa Monitor Group, a Natura está acostumada a reconhecimentos públicos.

A empresa iniciou suas atividades e nos cinco primeiros anos seus sócios enfrentaram muitas dificuldades e como tal, buscaram estratégias para superá-las.

Sabiamente iniciaram focando no essencial: relacionamento com o cliente, ou seja, não ofereceriam apenas produtos, mas um atendimento personalizado com boa conversa.

Inteligentemente, com a chegada hippie e movimentos de emancipação da mulher no Brasil identificaram logo um projeto diferencial e inovador no ramo dos cosméticos: valorizariam produtos naturais  e alternativos:

Daí em diante o crescimento foi exponencial, e desde então os investimentos em inovação estão acima da média e de forma contínua, as metas do programa, por exemplo, representam 3% do faturamento normalmente aplicados em P&D, metade é destinada cooperação com universidades e institutos de pesquisa.

 

7. CONCLUSÃO

 

Conclui-se, portanto, que inovação significa um recurso para sugerir melhorias aliadas á visão, procedimentos e recursos para potencializar uma organização, representa importante ferramenta que proporciona processos alinhados e contínuos como gerador de ideia e visões estratégicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com