TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO STIEFEL BRASIL

Por:   •  5/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS – UEMG

DÉBORA GABRIELA DE JESUS

HELLEN PEREIRA OLIVEIRA

MAYSA NAYARA VIEIRA DOMINGOS PROENÇA

THAMIRES SANTOS SILVA

LABORATÓRIO STIEFEL BRASIL

PASSOS - MG

2020


SUMÁRIO

1. PENSAMENTO SISTÉMICO1

2. LIDERANÇA2

3. ESTRATÉGIAS E PLANOS3

3.1 O desafio do turn – around  4

4. CLIENTE4

5. SOCIEDADE5

6. INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO6

7. PESSOAS 6

8. PROCESSOS6

8.1 Canais de Distribuição6

8.2 Rede Farma7

8.3 Distribuidores7

8.4 Diretoria Comercial e Logística7

8.5 Manufatura8

8.6 Finanças8

9. RESPONSABILIDADE SOCIAL8

10. PRÁTICAS DE INOVAÇÃO9

10.1 Marketing e Inovação da Stiefel Brasil9

10.2 Mercado Farma 9

11. ANÁLISE SWOT STIEFEL BRASIL 10

12. CONCLUSÃO12

1.PENSAMENTO SISTÉMICO

Pensamento sistêmico se trata de um grupo de pessoas trabalhando juntos em direção a um proposito comum. O pensamento sistêmico é importante pois o grupo, com o passar do tempo irá trazer mudanças para satisfazer o cliente trabalhando em proposito comum. Para a empresa Stiefel Brasil e apresentado não só internamente como externamente também entre os diretores e clientes.

Levando em consideração, os pontos com a forma de pensar da empresa, ela está classificada em grupos, sendo que cada setor é fechado em sua própria desenvoltura como se fosse microempresas prestando serviço para outra. O certo será que esses setores tenha a junção. A desenvoltura da empresa é como se fosse um barco, onde cada integrante decidi para onde remar, assim, se gastará mais energia e não chegará no local de destino recebendo percas e dando espaço para que outras empresas cresçam. É preciso que todas as partes tenham conexão. Portanto o desempenho da empresa não sairá de um único setor, e sim, da junção desses setores trabalhando para um único propósito.

2. LIDERANÇA

A liderança exercida na empresa Stiefel é do tipo democrática, o qual os gestores de cada departamento tomam as decisões, o diretor Max Ferreira assiste e participa, no programa de trabalho, os departamentos delineia os procedimentos e   Max apoia, sendo participativo e objetivo nas decisões.

A Stiefel possui autonomia gerencial no Brasil e apresenta uma estrutura organizacional clássica do modelo de departamentalização funcional, isto é, as seções que compõem seu corpo diretivo obedecem a distribuição funcional de cada gerente e sua especialidade :Marketing, produção, Finanças, Logística, Compras, Vendas e Recursos Humanos (FATEC,2015).

Apesar de ser o mais comum nas empresas, este tipo de departamentalização é o mais indicado em época de estabilidade e de poucas mudanças, em um ambiente de previsibilidade e tarefas mais repetitivas e especializadas, inalteradas em longo prazo

Apesar da economia de custos e de treinamento , em função das tarefas serem conjuntas ,há uma série de desvantagens se a empresa não souber como administrar, isto é, ela sofre das mesmas dificuldades congênitas do modelo que possui  ,devido ao isolamento de cada seção em sua própria função, o trabalho em equipe entre os departamentos fica prejudicado, porque falta visibilidade e comunicação entre as demais áreas.

Missão

Contribuir para que cada vez mais pessoas possam fazer mais, sentir -se melhor e viver mais, levando produtos de saúde inovadores e de alta qualidade ao maior número possível de pessoas , por meio do conhecimento técnico e cientifico e do talento de sua equipe, buscando um modelo de negócio através da inovação e da expansão do acesso.

Visão

Ser reconhecido com líder global confiável em cuidados de pele, oferecendo produtos de qualidade e inovação diferenciados e baseados na ciência em todo espectro de cuidados, para que pessoas possam descobrir e desfrutar de uma pele saudável.

Valores

Os valores e expectativas estão no centro de tudo o que fazemos e nos ajudam a definir nossa cultura para que juntos possamos oferecer soluções inovadoras para nossos pacientes e consumidores e fazer da Stiefel um excelente lugar para se trabalhar.

[pic 1]

3.ESTRATÉGIAS E PLANOS

Sua conquista da liderança do segmento dermatológico brasileiro foi consequência de muitos anos na oferta de produtos inovadores de alta qualidade, e também a grande proximidade com os profissionais dermatologistas, responsáveis pela prescrição inicial dos produtos. A política da Stiefel teve como foco manter um forte relacionamento com os dermatologistas, iniciando assim no período da residência. A Stiefel apoiava as escolas por meio da compra de livros e computadores e também no patrocínio de congressos.

Através da liderança de Charles Stiefel a empresa apresentou um crescimento de forma consistente por alguns anos. A Stiefel resistiu a inúmeras tentativas de compras da empresa devido ser líder em um segmento de mercado altamente rentável, e também pelo forte reconhecimento da marca junto com dermatologistas.

3.1 O desafio do turn – around

No início do ano de 2007, Sandra Stefano foi contratada para presidir a Stiefel Brasil e ser líder no processo de turn – around que fosse capacitar à empresa e parar de perder market – share, como vinha acontecendo nos últimos seis anos, e aproveitar a oportunidade de crescimento do mercado brasileiro. O diretor de vendas e logística precisou montar um plano para estancar a perda de market share, ou seja, a relevância da empresa diante dos competidores para tirar proveito do grande potencial de crescimento do mercado, sendo necessário mudanças e identificar a causa pela falta de produtos.

Com intuito de solucionar a perda do market share Sandra Stefano foi contratada para gerir a Stiefel Brasil e liderar o processo turn around, o diretor de operações Max Ferreira recebeu de Sandra a tarefa de realizar mudanças necessárias para que as metas fossem cumpridas e com isso ele passou a procurar e observar os clientes e chegou à conclusão que os mesmos estavam fazendo o estoque em excesso de produtos e com isso era gerado uma pressão para suprir prateleiras.

4. CLIENTES

O laboratório Stiefel trabalha com base na confiabilidade a nível de serviço atendia seus clientes através do centro de distribuição em Guarulhos, em função dos benefícios fiscais seus clientes gostariam de receber seus produtos em seus centros de distribuição em outros estados longe de São Paulo. A Stiefel disponibiliza pessoas para orientar seus clientes nas ações de compra e na criação de produtos e kits promocionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com