TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE MARKETING ESTRATÉGICO

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO: ADMINISTRAÇÃO

NOME: MANUEL FELICIANO DA SILVA NASCIMENTO

ESTUDO DE MARKETING ESTRATÉGICO

[pic 3]

João Pessoa

2014

NOME:MANUEL FELICIANO DA SILVA NASCIMENTO

ESTUDO DE MARKETING ESTRATÉGICO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Pesquisa de Mercado, Marketing, Negociação..

Prof. Emilia Okayama, Marcos Roberto, Henry Nonaka e Elisete Zampronio.

João Pessoa

2014

Sumário:

Questionario ........................................................................................................02

 Análise das informações coletadas ......................................................................03

Identificação de problemas ...................................................................................04 

Plano de ação para melhorias ..............................................................................05

Conclusão .............................................................................................................06

Questionário:

  1. A empresa possui um banco de dados de clientes?

R: Sim. A empresa possui um sistema de banco de dados integrado com todos os setores da empresa,  que possibilita o cadastro, incluindo características dos clientes, histórico de compras, sua importância no faturamento da empresa e também para traçar estratégias em seu planejamento, como por exemplo, traçar rotas de entrega, análise potencial do mercado, planejamento financeiro, análise de custos, dentre outras informações.

  1. Como a empresa determina os preços dos produtos?

R: A estratégia utilizada para cálculo dos produtos é o do mark up, portanto cada um deles possui uma margem de lucro diferenciada, de acordo com a segmentação de mercado estabelecida. Para se chegar ao mark up é realizado o custeio por absorção e também o método da curva ABC, obtendo-se o custo de cada produto e assim podendo-se aplicar o mark up de acordo com a estratégia traçada. 
Outro fator que determina os preços é o próprio mercado (poder aquisitivo dos compradores, concorrência, localização, etc.) sendo que cada região possui características e logística diferenciadas. 

  1. Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

R: Realizamos propagandas através de Rádios, encartes, panfletos e TV, ajuda entidades beneficentes, possui site institucional, Facebook, loja virtual. Também participa e patrocinam festas e eventos de comunidade, esporte em geral, rodeios, feiras industriais e comerciais. Utiliza carros personalizados para entrega dos produtos, possui painéis e outdoors em pontos estratégicos, acessórios para brindes aos seus clientes, kits personalizados para sorteios em eventos.
Seu foco principal é na sua imagem diante seus stakeholders, transmitindo uma imagem de uma empresa séria, eficiente e comprometida com a qualidade de todas as atividades desenvolvidas aos seus clientes.

  1. A empresa monitora seus concorrentes?

R:. Sim, estamos atentos e sempre consultando preços e ações do concorrente. principalmente no que diz respeito aos preços praticados nos mercados, atividades de marketing desenvolvidas nas regiões e na compra de produtos.

  1. A empresa realizou alguma vez ou sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

R: Sim. Sempre estamos atentos às criticas, procurando constantemente melhorar, a área comercial da empresa está em profunda comunicação com seus consumidores, que representam mais de 90% das vendas, obtendo assim um feedback do mercado para saber como está a aceitação o giro dos produtos.
A empresa também recebe através de seu site, página do Facebook, e-mails, telefonemas, conversas boca a boca, loja virtual, entre outros canais de comunicação, um feedback de seus clientes, medindo assim como está a sua satisfação no mercado.

  1. A empresa realizou ou realiza outro tipo de pesquisa de mercado? Que tipo? Quais resultados já obteve?

R: São realizadas periodicamente, pesquisas de participação de mercado através empresas terceirizadas, contratadadas para esta idealização, também são feitas pesquisas pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidade, onde o Supermercado Bem Mais ficou entre os cinco melhores supermercados em atendimento e aceitação de mercado há 06 anos consecultivos (entre 2008 e 2014),

Empresa:

Nome: Bem Mais Supermercados Ltda.
Setor de Atuação: Setor de Alimentos

Porte da Empresa: Médio
Localização: João Pessoa - Paraíba.

Análise das informações coletadas;


Na análise das informações coletadas, podemos observar que a empresa possui limitações em expandir todo o seu potencial de marketing, não possui grande preocupação em destacar seu nome através de campanhas publicitarias, suas pesquisas de mercado não seguem nenhuma busca de resolução dos problemas da empresa. A administração da empresa é realizada pelo proprietário de forma bastante centralizada no que tange a visão da administração, mas possui bons resultados devido a qualidade de seus serviços e produtos fornecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com