TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.528 Palavras (19 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2]

LOIVA SCHARDOSIM- RA 362983

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PORTO ALEGRE- RIO GRANDE DO SUL

2014

LOIVA SCHARDOSIM- RA 362983

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação à Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

PORTO ALEGRE- RIO GRANDE DO SUL

2014

Sumário

1.  INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO :        

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4. REFERÊNCIAS        

5. ANEXO.............................................................................................................................................19

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Loiva Schardosim

R.A.: 362983

Curso: Administração

Semestre: 6º

Ano: 2014

Início do Estágio: 08/09/2014

Término do Estágio: 23/10/2014

  1. INTRODUÇÃO

        O presente Relatório de Estágio Supervisionado tem por objetivo desenvolver experiências práticas no campo da Administração, a fim de um melhor preparo para o exercício da profissão, aprimorando a capacidade criativa e de análise crítica.

        O estágio supervisionado foi realizado na Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, na Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, e teve ênfase na área administrativa.

        A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul é um órgão que faz parte do Poder Executivo do Estado e tem como missão: “Promover a ampliação do acesso à saúde com qualidade em todos os níveis de atenção de forma humanizada, segundo as necessidades sociais, em tempo oportuno e com resolutividade, produzindo autonomia e cidadania, contribuindo assim, para a qualidade de vida através dos cuidados em redes regionais em conformidade com os princípios  e diretrizes do Sistema Único de saúde (SUS).”

        O Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde no Brasil. Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado”, está regulado pela Lei nº. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde e recentemente atualizada pelo Decreto nº 7.508/2011.

        O setor onde foi desenvolvido o estágio é a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador que é uma das Divisões do Centro Estadual de Vigilância em Saúde composto também pelas Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária.

        Este estágio proporcionou um aprimoramento aos conhecimentos, principalmente sobre a disciplina Planejamento e Controle da Produção, do Curso de Bacharelado em Administração. As atividades desenvolvidas nesse estágio foram

 fundamentais para o crescimento pessoal e profissional.

        As atividades do estágio foram exercidas na área administrativa com os temas: Pesquisa de Saúde com os Trabalhadores da área Metalúrgica, Área administrativa da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador: fluxos das rotinas de trabalho e Elaboração de material institucional sobre a Doença da Folha Verde do Tabaco. O estágio foi desenvolvido no período de 08/09/2014 à 23/10/2014, com uma carga horária de 100 horas.

        O desenvolvimento desse Estágio proporcionou a aquisição e aprofundamento de conhecimentos referentes ao curso de Administração, bem como incentivou a reflexão e a qualificação da atuação profissional.

  1. DESENVOLVIMENTO : 

Desenvolvimento do Estágio:

1º Tema: Pesquisa de Saúde com os Trabalhadores da área Metalúrgica

        O primeiro tema abordado, a “Pesquisa de Saúde com os Trabalhadores da área Metalúrgica” foi escolhido considerando o alto número de notificações de acidentes de trabalho envolvendo esta categoria profissional no Estado do Rio Grande do Sul.  Os dados foram coletados no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador criado pelo Decreto Estadual nº 40222/2000 que tornou obrigatório a notificação de todos os acidentes e doenças relacionados ao trabalho no Estado do Rio Grande do Sul.

        A pesquisa mostrou o processo de trabalho dos metalúrgicos com a abordagem da ergologia do trabalho sob a ótica do próprio trabalhador e oportunizou aos trabalhadores metalúrgicos espaços coletivos para discussão de questões vinculadas à saúde do trabalhador, procurando evidenciar saberes produzidos em situação de trabalho e contribuir para maior consciência e transformação do e no trabalho.  

        A dinâmica utilizada foi a de encontros semanais. Para a coleta de dados foram realizados cinco encontros no auditório da empresa.

        Percebeu-se que os participantes nos primeiros encontros, muitas vezes, se queixavam de que os colegas “atrasavam” a sua etapa, gerando transtornos. Quando o atraso ocorria no setor anterior, o trabalhador ficava ocioso e quando este ocorria no setor adiante do seu, acumulava-se material a sua frente sem ter onde colocá-lo.

        Durante a sucessão dos encontros, os trabalhadores compreenderam que muitas vezes este atraso era conseqüência de fatores alheios à vontade do colega, mas deviam-se, por exemplo, a qualidade da matéria prima, a temperatura ambiente, ao teor da umidade do ar, entre outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (385.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com