TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        empreendedorismo        5

2.2        Ética e relações humanas        6

2.2.1        Título Nível 3 – Seção Terciária        6

2.2.1.1        Título nível 4 – Seção quaternária        6

2.2.1.1.1        Título nível 5 – Seção quinária        6

3        EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        7

3.1        EXEMPLO DE GRÁFICO        7

3.2        EXEMPLO DE FIGURA        7

3.3        EXEMPLO DE QUADRO        8

3.4        EXEMPLO DE TABELA        8

4        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

APÊNDICES        11

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        12

ANEXOS        10

ANEXO A – Título do anexo        14



  1. INTRODUÇÃO

O conteúdo tratado nesse trabalho é diretamente voltado para as duas empresas que se uniram para resolver questões internamente e externamente, havendo um cenário corporativo tecnológico com relações profissionais e ética moral, havendo conflitos de relacionamentos entre os gerentes das duas empresas.

Sabendo dos conflitos que foram gerados no decorrer da parceria, as mesmas buscam alinhar suas diferenças para que possam amenizar conflitos internos e assim desenvolver projetos com qualidade e competência contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das mesmas, tornando assim reconhecidas no mercado global.

        Este trabalho está organizado em três passos:

●        O primeiro passo, apresentará as duas empresas e seus profissionais, focando no relacionamento profissional e nos processos de trabalhos escolhido pela mesma;

● No segundo passo, será abordado o perfil de cada personagem citado e suas características;

● Já o terceiro passo, abordará questões éticas profissionais atribuídas a cada empresa e seus funcionário.

Desta forma, dando soluções para os problemas que foram gerados no decorrer do contexto.


  1. DESENVOLVIMENTO

De um lado se tem a Steinadler, uma empresa alemã, com 45 anos no mercado e com filiais espalhadas pelo mundo, que por sua vez é uma grande indústria química. Seu faturamento anual gira em torno de € 300 milhões, com uma grande variedade de produtos e serviços, sua especialização é no ramo de tintas e solventes, e de outro lado temos a Tecnosampa, uma empresa brasileira, com aproximadamente 15 anos no mercado, com cerca de 100 funcionários, oferecendo ao mercado serviços tecnológicos de desenvolvimento de sistemas operacionais, na sua lista de clientes encontram-se empresas da área privada e órgãos públicos também.

Na Tecnosampa temos o senhor Nogueira, presidente da empresa, formado em engenharia, abaixo do presidente temos dois vice-presidentes, que são da área técnica e comercial. O vice-presidente técnico é o senhor Ferreira, que é responsável pela área de operações da empresa e o vice-presidente comercial é o senhor Pereira, que é responsável pela conquista de novos clientes e também a preservação dos clientes atuais, e temos o senhor Silvio, formado em engenharia, com especializações em gestão de projetos, sempre atuou na área de desenvolvimento de sistemas de informação, como programador, analista de sistemas, coordenador e é o atual gerente da Tecnosampa, por ter conhecimentos básicos na língua alemã, é responsável pela liderança e execução dos projetos da Steinadler.

[pic 12]

Figura 1: Organograma Organizacional da empresa Tecnosampa.

Na Steinadler, temos o gerente de projetos, o senhor Oliveira, que é o principal no contato com a Tecnosampa, pois ele é brasileiro e formado em engenharia, tem experiências como analista programador e está na empresa desde o início da operação no Brasil, ele é o responsável e o que mantém contato direto com o representante da Tecnosampa.

Silvio, representando a Tecnosampa, por ser uma pessoa politicamente correto, se sente bastante incomodado, pelo fato da sua empresa, segundo ele, acobertar a falta de capacitação da gestão do senhor Oliveira, pela empresa entender que o vínculo da sua pessoa com o Oliveira, é fundamental para a relação de ambas. Senhor Silvio também, registra outro agravante: a falta de disponibilidade do senhor Oliveira para se dedicar aos projetos, cada dia aumenta. Oliveira centraliza todas as decisões sobre as especificações dos projetos, o que acarreta atrasos significativos no andamento operacional para a Tecnosampa. Oliveira critica bastante as normas da área de TI da Steinadler, por elas manter uma adaptação caseira de normas da área atuada. Os executivos da área de TI da matriz são graduados da década de 1980, possui uma visão desatualizada dos processos e tendências de metodologias de desenvolvimento dos sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (265.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com