TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eco Construção

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

As mudanças climáticas, o aquecimento global, são conseqüências ao longo do tempo da forma inconsciente do homem agir com a natureza.

A economia, a sociedade e o meio ambiente podem andar juntos e em sincronia, podem ser totalmente sustentáveis, se e somente se o governo, empresas, enfim o homem em geral tiver consciência de suas atitudes.

A proposta de sustentabilidade econômica, ambiental e social não se resume ao tratado em livros, revistas e jornais, deve ser parte de todos nós diariamente.

Desenvolvimento

Em 2013, aproximadamente 43 milhões de toneladas de entulhos foram produzidos pela construção civil no Brasil, em 2014, cerca de 45 milhões de toneladas. A cada ano esse número aumenta, apesar da Resolução nº 307/02 do Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA ser enfática em relação ao descarte de resíduos.

O descarte dos resíduos de forma inadequada acarreta impactos ambientais estrondosos, como poluição dos solos, lençóis freáticos e rios, além de vários outros problemas ecológicos.

Poucas cidades têm um sistema adequado de coleta para receber o lixo produzido pelas obras. A quantidade cada vez maior de entulho produzido na construção civil tem preocupado governos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e também empresas.

Muitos dos materiais usados na construção podem ser reciclados. Além disso, 20% dos materiais usados são desperdiçados por causa do mau transporte, pela falta de manutenção, processamento inadequado, produtos defeituosos e até a super produção.

Com base nessas informações é possível reduzir os resíduos, custos e ainda empreender uma conduta sustentável.

Empresas no mundo inteiro almejam o certificado ISO, isto significa uma gestão voltada para a sustentabilidade. No meio econômico os recursos são escassos e na área de construção civil a realidade é a mesma, separando a gestão da empresa em três partes distintas de um mesmo conjunto falaremos de cada uma delas.

Para começar abordaremos sobre a sustentabilidade econômica que chamaremos “Inovação Econômica”, um objetivo é “Qualidade e Custo” e várias ações devem ser tomadas para o sucesso.

O primeiro passo é o estoque correto, pois se perde aproximadamente 20% dos produtos na construção civil é uma das causas é ter demasiado produto mal condicionado, com isso pode-se reduzir água, energia e vários outros insumos.

A seguir buscaremos fornecedores com certificação ISO, são produtos conscientes e sustentáveis, diminuiremos os custos com melhor preço e não desperdiço dos materiais.

Posteriormente apostaremos na tecnologia de inovação, podemos fazer mais com menos usando as ferramentas corretas, podemos ter um investimento regular e retorno significativo.

O outro objetivo é o mercado, podemos estabelecer metas de redução de custo, ter um melhor valor agregado e claro manter a imagem da empresa.

Com uma inovação dos produtos podemos reduzir os custos e melhorar a qualidade das construções.

Aperfeiçoamos nossa gestão e teremos melhor valor agregado com muita expectativa positiva dos clientes.

Mantendo e melhorando a imagem da empresa teremos também um aumento da participação no mercado.

Título da ação: Inovação econômica

Objetivo Ação Resultado esperado

1 Qualidade e custo A. Estoque correto Redução de água, energia e outros insumos

B. Buscar fornecedores com reconhecimento ISO Redução de custo

C. Tecnologia de inovação Investimento regular, retorno significativo

2 Mercado A. Metas de redução de custo Inovação dos produtos

B. Melhor valor agregado Gestão eficiente, expectativas dos clientes

C. Manter a imagem da empresa Aumento da participação no mercado, melhoria da imagem institucional

A sustentabilidade ambiental é outro integrante desse conjunto e os objetivos são a reciclagem e os produtos ecologicamente corretos, podemos chamá-los de “Eco Construção”. Vejamos algumas atitudes que podem ser promissoras ao foco que é a reciclagem, se utilizarmos produtos reciclados podemos colaborar com a natureza e diminuir a quantidade de lixo, definimos o lugar de descarte de cada elemento e buscamos diversas formas de utilizar os mesmos produtos. Participamos de cooperativas para fins filantrópicos e o publico tem o conhecimento de que a L&Construções respeita a natureza e é sustentável.

O segundo objetivo na área ambiental são os produtos ecologicamente corretos. Ao utilizarmos recursos naturais buscamos diminuir a agressão no planeta. A seguir substituímos substâncias poluentes e mantemos rios e afluentes limpos. E no decorrer deste projeto reduzimos o uso de combustíveis fósseis para atenuar a emissão de gases na atmosfera.

Título da ação: Eco Construção

Objetivo Ações Resultados esperados

1 Reciclagem A. Utilizar produtos reciclados Colaborar com a natureza, diminuir a quantidade de lixo

B. Definir lugar para descarte dos resíduos Encontrar diversas formas de utilizar os mesmos produtos

C. Participação de cooperativas para fins filantrópicos Conhecimento das pessoas que a L&Construções respeita a natureza e é sustentável

2 Produtos ecologicamente corretos A. Utilizar recursos naturais Diminuir a agressão no planeta

B. Substituir substâncias poluentes Manter rios e afluentes limpos

C. Reduzir o uso de combustíveis fósseis Atenuar a emissão de gases na atmosfera

Completando o trio da sustentabilidade o componente social é igualmente importante para o equilíbrio e para impedir a ruptura do sistema abordado.

Chamaremos de “A União Faz a Força” o conjunto de ações e idéias para melhorar o meio social.

O primeiro objetivo é a promoção e participação em projetos de cunho social, temos como ações incentivar nossos funcionários a crescer pessoal e profissionalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com