TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia para Administradores

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG
Curso de Administração Pública - Modalidade EAD
Disciplina: Introdução a Economia


Nome: Daniella Mello           Polo: Blumenau

        

  1. O que é Economia?

Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade utiliza recursos produtivos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços buscando satisfazer as necessidades humanas.

  1. Qual o sentido da escassez na economia?

Na economia, a escassez expõe a diferença entre a quantidade demandada de um produto ou serviço pela sociedade e o montante fornecido no mercado para atende-la, logo, a escassez surge no momento em que há excesso de demanda. A escassez dos produtos/bens leva a sociedade a escolher o que, como e quando produzir.

  1. Quais são os 4 princípios da tomada de decisão conforme o livro base apresentado?

1º - Pessoas enfrentam trocas: é fundamental resolver o que realmente é importante e necessário na hora de se fazer uma escolha, pois em geral torna-se necessário abrir mão de outra aquisição em função dessa, ou seja, há a necessidade de se comparar um bem com o outro a fim de se decidir qual será prioridade, pois normalmente o dinheiro é limitado. Em economia, esta escolha é chamada de Tradeoff.

2º - O preço de algo é o que você abdica para consegui-lo: a tomada de decisão exige a comparação dos custos e benefícios, ou seja, para se adquirir algo faz-se necessário abdicar de um bem para adquiri-lo (normalmente dinheiro).

3º - Pessoas racionais pensam na margem: o tomador de decisão executa a ação quando considera que o benefício marginal é superior ao custo marginal.

4º - Pessoas respondem a incentivos: tendo-se em vista que as pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, seu comportamento pode mudar a partir da variação dos custos e benefícios apresentados.

Tendo-se em vista que os recursos disponíveis, seja na sociedade ou na natureza, são finitos, torna-se imprescindível a tomada de decisão, com o objetivo de se eleger e administrar os recursos escolhidos.

  1. Do que depende o padrão de vida das pessoas?

O padrão de vida de uma nação depende da sua habilidade de produzir bens e serviços, ou seja, uma nação só poderá usufruir de um elevado padrão de vida a partir do momento que puder produzir uma grande quantidade de bens e serviços. O crescimento econômico (aumento do padrão de vida) é determinado pelo aumento da produtividade do trabalhador.

  1. Quando deve ocorrer a intervenção do governo na economia?

Normalmente, o governo pode interferir em um setor da economia quando ocorrer algo chamado de falhas de mercado. As falhas de mercado podem ser separadas em três grupos:

  • Concorrência imperfeita: quando ocorrem monopólios, oligopólios e cartéis. Por exemplo: cartel de postos de gasolina.
  • Assimetria de informação: quando um dos lados da negociação consegue obter mais informações sobre o bem ou serviço em relação ao outro, com isso obtendo um benefício indevido. Por exemplo: existência de problemas escondidos em carros usados colocados à venda.
  • Externalidades: problemas de precificação em virtude da diluição de custos ou benefícios. Por exemplo: danos ambientais decorrentes de poluição.

  1. O que são bens? Quais os principais tipos? (p.24)

Define-se como bem tudo aquilo que pode satisfazer às necessidades humanas.

  • Bens livres: são os bens que a sociedade pode utilizar sem ter necessidade de uma moeda de troca (dinheiro ou mão de obra). Estes bens estão disponíveis na natureza em quantidade ilimitada. Exemplo: ar atmosférico, água, vento, etc.
  • Bens econômicos: são os bens que o homem precisa despender um valor monetário ou mão de obra para poder utilizar. São bens escassos, ou seja, existe um desajustamento entre a quantidade necessária e a quantidade existente destes. Os bens econômicos podem ser classificados quanto:

Os bens econômicos são classificados em dois grupos:

  • Bens materiais: são bens físicos, palpáveis: alimentação, vestiário.
  • Bens de serviços: trata-se da prestação de um serviço: cuidados com a saúde, educação, consultoria jurídica.

Os bens materiais podem ser classificados em:

  • Bens de consumo: satisfaz imediatamente a necessidade do consumidor: alimentação, vestuário, serviços.
  • Bens de capital: bens que permitem produzir outros bens: farinha para o pão, algodão para a fabricação de roupas, equipamentos, computadores.

Os bens de consumo e os de capital são classificados como:

  • Bens finais: bem finalizados, ou seja, já passaram por todas as etapas de transformação.
  • Bens intermediários: precisam ser transformados para atingir a sua finalidade principal: aço, vidro, borracha.

Os bens podem ser classificados ainda como:

  • Bens públicos: são não exclusivos e não disputáveis, sendo fornecidos pelo setor público, tais como: transporte, segurança e justiça.
  • Bens Privados: são exclusivos e disputáveis, sendo de propriedade privada: carro, televisão, computador, etc.

  1.  Quais os principais agentes econômicos? (p. 26)

Os agentes econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que, através de seus atos colaboram para o funcionamento do sistema econômico. Podendo ser:

  • Empresa: seu objetivo é a produção de bens que satisfaçam as necessidades das famílias. A empresa produz o bem e o fornece ao consumo da família em troca de valor monetário.
  • Família: seu objetivo é satisfazer a sua necessidade através do consumo de bens. Utilizam o rendimento que obtém através do trabalho que prestam à empresa para obter os bens.
  • Governo: desenvolve um conjunto de funções econômicas: promove a eficiência dos recursos, a equidade social e a estabilidade macroeconômica. Cobra impostos às famílias e empresas; concede subsídio às empresas e paga salários às famílias que prestam serviço ao Estado.

  1. Como o economista trabalha com a realidade econômica?

O economista busca simplificar a realidade econômica através da utilização de modelos (simplificação da realidade) que descrevem a realidade econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (351.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com