TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreender na Administração

Por:   •  20/5/2015  •  Monografia  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

FRANCIELTONSILVA MENDES

NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: As Novas Tics eno processo de Ensino Aprendizagem na Escola Estadual ....., no município de Grajaú – MA

GRAJAÚ – MA

2014

FRANCIELTONSILVA MENDES

NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: As Novas Tics e o processo de Ensino Aprendizagem

Projeto de monografia apresentado ao Curso de Licenciatura em Informática, do Instituto Federal do Maranhão como requisito para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientador (a): Profa. Dra. Eveline Sá

GRAJAÚ- MA

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2.DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA        

3. HIPOTESE        

4. OBJETIVOS:        

4.1 Objetivo Geral:        

4.2 Objetivos Específicos:        

5. JUSTIFICATIVA        

6. REFENCIAL TEORICO        10

7. METODOLOGIA        

8. CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como tema “As Novas Tics e o processo de Ensino Aprendizagem” que pretende trazer uma reflexão sobre o papel da mesma das tecnologias no processo de Ensino Aprendizagem. A intenção é que os profissionais que atuam nesta área possam refletir sobre a maneira com que o as Tics podem fazer parte das atividades diárias da escola.

Grande parte dos professores formadores não teve a oportunidade de se habilitar à incorporação das TIC no contexto educacional. Para incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de forma pedagógica, que resulte em verdadeira modificação no processo de ensino/aprendizagem, é preciso repensar as práticas dos formadores na preparação dos futuros docentes. Desta forma, pretende-se abordar como os professores formadores empregam as TIC nas suas atividades acadêmicas. Para compreendê-lo e conhecê-los melhor, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre o perfil do professor formador.

Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno, mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.

Ao buscar desenvolver esse tema neste artigo foi reflexo de estágio realizado nas etapas anteriores do curso. Visando que a escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas.

O maior problema não diz respeito à falta de acesso a informações ou às próprias tecnologias que permitem o acesso, e sim a pouca capacidade crítica e procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informações e recursos tecnológicos. A escola tem importante papel a cumprir na sociedade, ensinando os alunos a se relacionar de maneira seletiva e crítica com o universo de informações a que têm acesso no seu cotidiano.

Esta pesquisa bibliográfica será feita a partir do tema escolhido pra realização desta monografia. Mediante o tema, foram pesquisados os autores que trabalham com este tema, visando diferentes formas de pensamento, e que pudessem estar respondendo aos questionamentos. Esta pesquisa foi realizada através de artigos e pesquisas na internet que falavam sobre o assunto.

A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores. Elas podem ser utilizadas para gerar situações de aprendizagem com maior qualidade, ou seja, para criar ambientes de aprendizagem em que a problematização, a atividade reflexiva, atitude crítica, capacidade decisória e a autonomia sejam privilegiadas.

  1. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Uma das tentativas de se repensar a educaç[a]ão tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. Entretanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando e fossilizando a escola[b]. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto.

Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas ideias e valor[c]es.

Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola. O uso d[d]as TICs(Tecnologia de Informação e Comunicação) no processo de ensino aprendizagem depende diretamente e primordialmente da atitude dos professores, embora não seja este o fator único. Para fazer uso desta tecnologia, as TIC requerem um saber específico para que se possa lançar mão delas no processo de ensino/aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (306.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com