TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregabilidade e competencia

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Sociedade Educacional de Itapiranga - FAI Faculdades 

Curso: ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL / COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

Professora: ALINE SABINO DA SILVA PALOSCHI / OTÍLIA WOHLFART

Período: 1° semestre Ano: 2013 

                 Acadêmico: RAFAEL NICHTEWITZ

             EMPREGABILIDADE E COMPETÊNCIA

Autora Kelly Cristina de Lara Campos et all, através do texto “Empregabilidade e competências: uma análise de universitários sob a ótica de gestores de recursos humanos,” apresenta variados conceitos sobre os temas Empregabilidade e Competência, além disso, complementam com uma pesquisa realizada com empresas, identificando as maiores dificuldades que a empresa tem ao contratar novos colaboradores.

Empregabilidade é um conjunto de competências e habilidades para uma pessoa conquistar e se manter no trabalho, exigindo valores de uma forma coletiva da organização. Com base no resultado de um trabalho de alunos dentro de empresas, apresenta a dificuldade que os gestores de RH enfrentam no momento de contratar funcionários, tenha em vista que exista uma ausência importante de comprometimento e responsabilidade por parte deles.

Um grande fator negativo da empregabilidade talvez seja a falta de mão de obra qualificada, sobram vagas no setor privado – enquanto no serviço público a procura é mais ampla. Muitas empresas estão em busca de profissionais com experiência, quanto melhor qualificado for o candidato maior suas chances de ser selecionado no mercado de trabalho. Porém não são todos os casos que dão certo, para muitos não passa de atividades complementares para seu cargo. Em algumas situações, os candidatos não são selecionados pelo pouco preparo técnico, falta de experiência no mercado de trabalho e em alguns casos, dificuldade em se expressar, são as principais situações que acabam ocorrendo.  Ainda assim, mudanças nas atitudes de uma pessoa podem demorar muito para causar mudanças de comportamento que, em alguns casos, podem nem chegar a acontecer.

 Conforme os autores, a empregabilidade depende de diversos fatores de sustentação, onde podemos citar a ética, saúde, vocação entre outros., tendo como sua principal base a fé. Mais do que nunca, outro importante fator da empregabilidade, o conhecimento, que vale mais do que qualquer outro fator, mais até que fatores financeiros, pois o conhecimento não diminui, apenas aumenta e pode ser compartilhado entre várias pessoas da mesma organização. Desse modo, as organizações estão atualizando seu processo produtivo, dependendo não somente de máquinas, mas também de pessoas que fazem aumentar o índice de produtividade.

Através da experiência, o indivíduo conseguirá obter habilidades específicas para o ambiente de trabalho sendo que sua evolução está focada principalmente na formação acadêmica do profissional. Visando a capacitação dos jovens para a produção em determinadas empresas, muitas vezes recebendo auxilio financeiro das organizações. Com a grande demanda de profissionais, o mercado profissional está se desenvolvendo a cada dia, necessitando de profissionais capacitados para exercer as atividades diárias, com isso, há uma grande necessidade de promover estudos com objetivos voltados a aprimorar o profissional de uma devida área de atuação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com