TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Distribuidora de Bebidas X

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SOCIOECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

CLARA REINOLDI, LARA FORNASA, PAULA LUNELLI E PEDRO CAMARGO

ESTUDO DE CASO ROTEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTES

DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS

Florianópolis
2016

Atividade principal da empresa

A empresa escolhida para o estudo atual é uma distribuidora de bebidas que será aqui denominada como X, para manter o anonimato da mesma. Ela está localizada no bairro Estreito em Florianópolis, Santa Catarina e atua como atacadista fornecendo água mineral para as regiões insular central e continental da Capital.

Sistema utilizado de roteirização

A Distribuidora X, em suas atividades logísticas, apresenta processo de roteirização de transporte para a entrega de seus produtos, o qual tem o objetivo de realizar a máxima utilização dos veículos e do pessoal, reduzindo os custos logísticos totais.

Para a prestação de seu serviço, a empresa utiliza frota própria, ou seja, possui um transporte controlado por ela mesma. A escolha desse tipo de distribuição traz algumas vantagens para a organização, sendo elas a entrega rápida da mercadoria, diminuindo o tempo do ciclo do pedido, grande confiabilidade do ofício, capacidade de reação a emergências, melhoria do contato com o cliente, manuseio especializado de carga e serviço sempre disponível, sem depender de terceiros. Ela possui no total dez veículos, sendo oito com rota definida fixa e dois para apoio em caso de variações de demanda ou imprevistos.

No caso da Distribuidora X, o ponto de origem e destino é o mesmo, visto que a frota é própria, portanto, a empresa define uma sequência em que os pontos visitados minimizam as distâncias ou o tempo total da viagem.  

Programação de frotas/veículos

O processo de alocação de veículos e criação de rotas não segue uma metodologia específica, mas conforme análise do grupo, se assemelha a uma varredura, pois os pontos são alocados à rota de acordo com a sua localização geográfica, partindo do CD que fica no centro da área de distribuição. Além disso, todos os veículos têm o mesmo tamanho.

A imagem a seguir ilustra o método adotado pela empresa.

[pic 2]

Após a criação das rotas, elas são otimizadas por um método que se assemelha ao da envoltória convexa, ou vizinho mais distante, abrangendo os pontos periféricos e agregando os pontos internos do grafo.

As rotas são fixas por foco de demanda. Cada região delimitada pela empresa como um foco de demanda possui um veículo exclusivo para fazer uma rota que é fixa e realizada diariamente. Os veículos são rastreados por GPS, sendo imputada a rota via sistema, e qualquer desvio de rota é notificado ao gestor, para prevenir fuga de rotas e garantir que não haja custos extras de deslocamento, além de reprimir roubos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (190.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com