TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de bebidas

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO ..................................................................................... Pag. 01

2-DESENVOLVIMENTO ......................................................................... Pag. 02

3-HABILIDADES E DEFICIENCIAS NO COMPORTAMENTO DE CADA FILHO ...................................................................................................... Pag.02

4-PROCESSO SUCESSÓRIO................................................................. Pag.06

5-ESCOLHA DO SUCESSOR DE ACORDO COM O PERFIL DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS........................................................ Pag.06

6-NOVO ORGANOGRAMA .................................................................... Pag.06

7-CONCLUSÃO ...................................................................................... Pag.09

1 - INTRODUÇÃO

O crescimento de uma empresa em um país como o nosso é um grande desafio dos empreendedores. Uma empresa com perspectiva de crescimento tem muito mais condições de atrair e reter talentos

Atualmente, torna-se imprescindível avaliar o comportamento das organizações em relação às forças competitivas do mercado, identificando a posição competitiva no setor em que atua. Ao efetuar-se esta avaliação recorre-se a instrumentos capazes de perceber as características internas organizacionais e o ambiente externo. Estes instrumentos apoiam a tomada de decisão, reduzindo a incidência de erros devidos a ações mal planejadas.

As empresa familiar são aquelas organizações que tem seus cargos diretivos ocupados por membros da família ou seja escolhidos a partir de laços sanguíneos e reciprocidade de confiança.

O processo sucessório de uma empresa familiar deve ser calmamente planejado levando em consideração as particularidades de cada grupo familiar. Pois, é um momento crítico e definitivo para garantir a continuidade e o sucesso da empresa.

Atualmente, a empresa está enfrentando uma crise de gestão, pois o seu fundador, Sr. João está pretendendo se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. E para que esse processo de sucessão ocorra de forma satisfatória os filhos de Sr. João contrataram um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a Indústria de Bebidas Pira.

Portanto, essa consultoria tem como finalidade realizar um diagnóstico gerencial da empresa, a partir do estudo do perfil dos sucessores do Sr. João.

2 – DESENVOLVIMENTO

A Indústria de Bebidas Pira, é uma empresa familiar e passa por mudanças no modelo de gestão buscando soluções para o novo cenário econômico que apresenta. Doutor João é um senhor carismático com uma história de vida repleto de superações. Todavia Dr. João esta sentindo o peso da idade e decidiu se aposentar, todos os funcionários foram pego de surpresa.

Com isso Dr. João pretende transferir suas responsabilidades da gestão para seus filhos Paulo e Iran.

Ocorre que os funcionários temem a falta de qualificação dos filhos e que reflita no desempenho da empresa, apesar dos mesmos sempre desempenharem as funções gerenciais, mas determinada de acordo com as orientações do Dr. João.

Diante das circunstancias que se encontra a Indústria de bebidas Pira e aposentadoria do Dr. João torna necessária à escolha de um novo gestor.

Para saber quem está apto ou capaz de assumir esse cargo, entre os filhos, iremos procurar uma melhor solução para o processo de sucessão, para que assim a empresa continue em crescimento e estabilidade no mercado.

3 - HABILIDADES E DEFICIÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DE CADA FILHO.

O trabalho do administrado é extremamente contingencial, devido a esse fator é necessário que haja planejamento, organização, capacidade de direção e controle. Exige obrigações regulares e programadas, além de atividades imprevistas e não programáveis, ou seja, trabalha com duas frentes.

Diante dos fatos, nossa empresa de consultoria foi contratada para sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas. Para darmos início a avaliação. Elaboramos uma tabela onde identificamos as Deficiências das Competências e Habilidades dos filhos do Doutor João. Veja a seguir:

Competências e Habilidade Deficitárias Paulo Iran

Qualificação profissional Paulo se acomodou e não se qualificou. Iran a exemplo do irmão também não se qualificou.

Ampliar conhecimento - Aprender novos conceitos e tecnologia Apesar de não ter se qualificado Paulo demonstra interesse em ampliar seus conhecimentos. Iran acha que seu conhecimento é o suficiente para administrar a empresa.

Transmitir conhecimento - Capacidade de transferir conhecimento Paulo é paciente e possui habilidade para ensinar. Iran possui dificuldade em transferir seus conhecimentos.

Compartilhar conhecimento Paulo não tem medo de compartilhar seus conhecimentos. Iran entende que se compartilhar seus conhecimentos não será o maioral.

Aplicar o conhecimento na solução de problemas Paulo conhece os problemas do ramo e aplica-os com eficácia. Iran é precipitado e não analisa o problema para aplicar a solução ideal.

Visão ampla, global e sistêmica da empresa Paulo possui visão ampla dos negócios e atividades da organização. Iran também possui visão ampla dos negócios e atividades da organização.

Capacidade de trabalhar em equipe Paulo é sociável, respeita seus colaboradores e possui capacidade em trabalhar em equipe. Iran respeita e ouve as ideias de seus colaboradores.

Liderança, capacidade de gerenciamento, toma decisões. Paulo analisa os problemas e aplica as soluções adequadas a cada caso, toma decisões coerentes e assertivas. Iran toma decisões por impulso.

Motivação, espirito inovador. É positivo, otimista e assume riscos planejados. É otimista, assume riscos.

Comunicação, articulado, expõe ideias com clareza. Paulo é articulado e expõe suas ideias com clareza. Iran não se comunica muito bem, tenta transmitir seu pensamento, no entanto não consegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com