TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Ciências e Educação Profissional e Tecnológica

Por:   •  2/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências e Educação Profissional e Tecnológica

Vaga: Educação Ambiental

PROJETO H.O.R.R.T.A.S.: Hortas Orgânicas para Reaproveitamento de Resíduos e Tecnologias para Alimentação Saudável no ambiente escolar.

Camilla Helena Guimarães

Resumo: O presente projeto visa discutir a formação de hábitos ambientais no universo da educação básica a partir da implantação de hortas comunitárias e aproveitamento de resíduos gerados na escola.

Palavras chave:  Educação ambiental; Hortas Comunitárias; educação básica.

1. INTRODUÇÃO

Partimos da ideia, dentro do contexto atual, de que a Educação Ambiental, enquanto instrumento transformador, deva impactar e alterar a sociedade, através de um processo participativo, permanente, que possa, na escola, desenvolver nos alunos uma consciência crítica sobre as questões ambientais. O interesse pela temática surge a partir da discussão, em sala de aula, com alunos do curso técnico em meio ambiente, do SENAC GRAVATAI, da vontade/necessidade de construírem uma horta comunitária. Porém a falta de recursos impediu que fosse colocado em prática tal intento. Diante deste fato surgiu à ideia de elaborar um projeto que trabalhasse a percepção dos alunos sobre o ambiente escolar, a necessidade x pertinência de uma horta no ambiente escolar e, por fim, a viabilidade da execução de coleta seletiva neste ambiente, vislumbrando o aproveitamento de resíduos. Nesta última instância, a coleta de resíduos e o aproveitamento, possibilitaria analisar a relação dos alunos com o lixo produzido na escola. Sendo assim, acreditamos que ao discutir o meio ambiente com os alunos oportunizamos o debate e geramos tópicos de problemas ambientais vivenciados no espaço escolar.

Um dos grandes dilemas contemporâneos consiste no consumo cada vez mais latente de produtos que geram cada dia mais resíduos no ambiente urbano gerando impactos ambientais relevantes que afetam de forma negativa e degradam a qualidade de vida nas cidades.

2. PROBLEMA DE PESQUISA

        Visto que a geração de resíduos e sua utilização e ou descarte constitui um item importante a ser trabalhado com a população em geral; considerando que a educação é o caminho mais eficaz na constituição de hábitos em uma sociedade, e que as crianças se apropriam mais facilmente dos conhecimentos que lhes são apresentados em mais tenra idade, questionamos:

A implantação de uma horta comunitária em uma escola de educação básica na periferia da cidade de pelotas pode ser um instrumento de educação ambiental e descarte correto de resíduos orgânicos?

3. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

O planeta tem passado por diversas modificações, devido à industrialização, desmatamento, desenvolvimento desenfreado de comunidades, dentre outros motivos. Pretende-se com esta pesquisa, a partir do contato direto com alunos da educação básica, através de práticas lúdicas ambientais (implantação de hortas) e observacionais (apresentação e observação dos impactos no cotidiano da escola), estimular a consciência ambiental nos alunos contribuindo para hábitos mais saudáveis.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

  • A partir da implementação de hábitos diferenciados quanto ao descarte de resíduos e alimentação: Identificar o impacto de atividades interdisciplinares, na área ambiental, no universo da educação básica, no que tange a formação de hábitos saudáveis e preservação do ambiente.

4.2 Objetivos Específicos

  • Verificar se a implantação de uma horta comunitária em uma escola de educação básica na periferia da cidade de pelotas pode ser um instrumento de educação ambiental e descarte correto de resíduos orgânicos
  • Realizar diagnóstico escolar anterior à intervenção com relação aos hábitos ambientais e descarte de resíduos orgânicos no interior da escola;
  • Realizar diagnóstico final da comunidade escolar, levantando os pontos positivo e negativos, bem como o avanço dos aprendizes quanto ao diagnóstico inicial.

5. REFERENCIAL TEÓRICO

No que se refere aos conhecimentos específicos da educação ambiental lançaremos mão, inicialmente, de autores como BERTRAND,  VALOIS e JUTRAS (1997), FELIX (2007), GADOTTI (2005), LOUREIRO (2012), DAVANÇO, TADDEI e GAGLIANONE (2011), GOUVEIA (2006) ampliando gradativamente a partir do surgimento de necessidades na implantação do projeto. Na área pedagógica utilizaremos GADOTTI (2005) e GRAMSCI (1968, 1979, 2001) partindo da ideia do homem enquanto ser histórico e da educação como um ato político, na medida que transmite modelos que prevalecem em uma sociedade: modelos de vida, de trabalho, de relacionamento, de condutas. Para estes teóricos a educação é um ato socialmente construido e deve constituir uma atitude de reflexão permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (565.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com