TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Supervisor de Ensino na sua Prática Profissional

Por:   •  28/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 3

Palestra: O supervisor de Ensino na sua Prática Profissional

                                                         Palestrante: Marcello Ribeiro

Marcello Ribeiro, começa abordando o conceito de supervisão escolar, segundo Rangel (1988) “um trabalho de assistência do professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento de processo ensino-aprendizagem.” Ele passa ser líder, estimula o grupo. É na escola onde acontece a mediação, o estimulo, a compreensão voltada para a prática pedagógica. O supervisor é o sujeito que representa a escola.

Ao longo dos tempos, ocorreu a transmissão e aquisição mecânica de conhecimento, onde achavam que o professor sabia tudo, que só ele transmitia conhecimentos, hoje os conhecimentos vêm por partes dos alunos, devem considerar seus conhecimentos de mundo, vivência e comunidade. A escola precisa envolver os alunos e ela tem a responsabilidade de prepara – lós para as futuras gerações.

Novas funções da escola e o conceito de aprendizagem frente ao olhar da supervisão, a escola precisa ser compensatória, onde reduzem as desigualdades sociais dentro da escola e formação do cidadão, onde capacitam indivíduos críticos com atividades e valores. É função de a escola fazerem projetos para gerarem autonomia, competência e solidariedade, para tornarem cidadão de valores e princípios.

O supervisor precisa ter um olhar diferenciado nas ações a ser planejado, terem objetivos claros, realizar junto com a equipe escolar trabalhos educativos, realizarem formação continuada com os professores. O trabalho precisa ser realizado em equipe e não centralizar o poder. Se errar será de forma construtiva, é com o erro que se aprende.

A equipe pedagógica e o supervisor escolar, precisa traçar metas para alcançar os resultados que são cobrados para as escolas, como por exemplo, as provas externas, criarem metas e estratégias que os alunos consigam alcançar o esperado para o ano em que está matriculado, caso isso não aconteça, sentar novamente e buscar novos caminhos para que os alunos possam aprender aquelas habilidades. Por isso que as escolas caminham em uma linha horizontal, onde todos trabalham em prol de único objetivo. É importante deixar claro que todos tenham voz, fazer um bom trabalho em equipe e nessa hora, o supervisor precisa encorajar todos os profissionais e ter trocas de experiências.

O supervisor tem compromissos que baseiam – se na supervisão educacional, precisa passar por formação constante e passar para a sua equipe, onde nunca sabe tudo, é um fazer permanente, a cada momento aprende e reaprende isso serve tanto para professor e para o aluno.

As escolas precisam formar alunos para que sejam um ótimo profissional e, além disso, formarem indivíduos mais humanitários que respeitem o próximo que tenham mais empatia e respeite a comunidade. Hoje a escola está ligada com a cultura dos alunos, o que eles trazem de casa e a família espera isso da escola.

Os supervisores educacionais analisam novos processos pedagógicos da sociedade e criam mecanismo para construírem alternativas, para colocarem a educação em serviço de desenvolvimento. O supervisor juntamente com sua equipe de professores,precisam traçar metas para os alunos alcançarem determinadas competências, pois a escola de hoje o professor precisa avaliar o quanto o aluno aprendeu quanto cresceu e se não alcançou, criar novas estratégias para que ele alcance.

Existem mais alunos que alguns anos atrás, devido ao aumento da escolaridade obrigatória, que passou para 9 anos, esse tempo é para os alunos  terem tempo de aprenderem melhor, pois cada um tem o seu tempo de aprendizagem. A escola é para toda igualitária, aberta á sociedade, a mesma precisa se mostrar de forma respeitosa perante a comunidade, onde todas as pessoas são valorizadas e seguras, para que os alunos aprendam e goste de estarem lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com