TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre a prática pedagógica do professor como eixo para a melhoria na aprendizagem dos alunos do ensino médio e educação profissional

Por:   •  20/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Título do artigo: Reflexão sobre a prática pedagógica do professor como eixo para a melhoria na aprendizagem dos alunos do ensino médio e educação profissional

Nos dias de hoje, a sala de aula não é a única fonte para a aquisição do conhecimento. Isso provoca uma falta de segurança nos professores e, consequentemente, interfere no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o professor sabe da necessidade de uma atualização das suas práticas pedagógicas, porém, não sabe como realizá-la.

Inúmeras dificuldades no ambiente escolar limitam as ações dos professores em sala de aula, mas elas não podem impedir o seu trabalho e assim, diante deste cenário, surge a ferramenta de reflexão para auxiliar no bom desempenho da prática pedagógica do professor.

Foi proposta uma análise reflexiva da prática pedagógica por meio da técnica “Diário de Campo” em que possibilita o professor observar, descrever e refletir sobre o cotidiano na escola. No início, o professor não tinha o hábito de refletir, porém, durante o desenvolvimento do trabalho, a reflexão passou a ser constante, em que permitiu a ele o momento de observar com mais atenção a ação e reação diante dos conteúdos e da metodologia utilizada na aula.

O fracasso ou sucesso dos alunos, na visão dos professores, depende de fatores como o interesse dos próprios estudantes e a falta de perspectiva. O desinteresse do aluno pode ser consequência da dificuldade do professor em aproximar-se da cultura adolescente e que transforma o conteúdo disciplinar em algo aversivo. Ademais, o baixo crescimento econômico do país diminui as oportunidades de emprego, gera uma falta de perspectiva e induz o desinteresse dos alunos pelas atividades escolares. Além disso, outras dificuldades encontradas pelos professores nos alunos são a falta de preocupação em adquirir novos conhecimentos, a desistência nas primeiras semanas de aula, a recusa na realização das atividades, as dificuldades de aprendizagem, a indisciplina, a falta de educação familiar, o consumismo que leva na busca de trabalho mais cedo, entre outros.

Mitigar o fracasso escolar depende de diversos investimentos, mas, este investimento sozinho, não será suficiente sem uma reconstrução da proposta político-pedagógica da escola aliada com as demandas do jovem e da sociedade no momento atual.

Diante dos desafios que as escolas públicas têm, o pedagogo tem um papel importante de fazer uma educação mais voltada para transformação social, ao invés de apenas transmitir o conhecimento. Atualmente há uma diminuição de qualidade e de eficiência do trabalho do pedagogo, transformando-o em multitarefa, ou seja, versátil e flexível, em que atende todas as necessidades da escola e, consequentemente, gerando grande angústia entre eles.

O verdadeiro papel do pedagogo é de consultoria, de assessoria para alinhar a concretização de uma ação pedagógica de forma integral, promover a democratização, aumentar a participação da comunidade escolar e contribuir com ações ligadas para a construção coletiva de um projeto político-pedagógico.

Por um lado, é possível verificar a necessidade de mudança. Por outro lado, surge um sentimento de impotência, em que professores são resistentes a mudanças e não conseguem perceber e aceitar que a escola não atende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com