TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Humanistica da Administração

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

ADM- André Pinheiro da Silva.

Este trabalho tem como objetivo analisar a teoria das relações humanas. Os objetivos específicos consistem em identificar as origens e o contexto no qual surgiu a teoria humanística, mostrar a experiência de Hawthorne e suas conclusões e identificar a concepção de Administração a partir de uma concepção da natureza do ser humano.

A escola das relações humanas é um grupo de teorias administrativas que ganhou força a partir da grande depressão, gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. As teorias trazidas por essa vertente criaram novas perspectivas para a administração, uma vez que procuravam identificar os sentimentos e as atividades dos trabalhadores e o modo como esses dois pontos se relacionam. O trabalhador, até o surgimento da teoria das relações humanas era tratado de uma forma pouco aprofundada, muito mecânica.

Com o surgimento dessas novas teorias ao invés de ser visto como homem econômico, o trabalhador passou a ser visto como homem social, cujo comportamento dinâmico e complexo, atuando como centro da discussão. É a partir dessa mudança, que as tomada de decisão realizadas das empresas, passaram a levar em consideração seus funcionários e as suas necessidades parra com o trabalho. É nessa teoria em que são compreendidos os aspectos entre a efetividade humana e o controle burocrático exercido pelas organizações como forma de regulamento social.

Alguns autores consideram que a teoria das relações humanas surgiu com a experiência de Hawthorne. Esse experimento mostrou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e foi o ponto crucial para os estudos sistemáticos sobre a organização informal. A experiência foi realizada durante os anos de 1927 à 1933, sendo parte de um programa mais amplo e orientado pelo professor Elton Mayo.

A experiência de Hawthorne tinha a finalidade inicial de estudar a fadiga, o ambiente de trabalho e a produtividade humana. Esse experimento de fato fez nascer a teoria das relações humanas, porque conseguiu demonstrar que dentre os fatores mais importantes para o desenvolvimento individual estão as relações interpessoais, essa descoberta foi revolucionaria na época, pois representou uma nova filosofia de administração.

Em 1933, Elton Mayo publicou o livro The Human Problems of Industrial Civilization, em que apresentou suas conclusões. Em sua essência, Mayo diz que o método de trabalho não é tão relevante para o desempenho das pessoas, mas sim os fatores emocionais ou comportamentais. Após seus estudos a organização passou a ser vista como um conjunto de indivíduos e de relações de interdependência que se mantém entre estes, o que só reforçou de que o homem social é um ser complexo.

A nova concepção proposta por Mayo e seus colaboradores não alterou a estrutura do modelo construído por Ford e Taylor. Entretanto contribui de forma significativa para alterar a atitude dos empregadores em relação aos seus funcionários, exercendo um papel importante na mudança de pensamento que surgiu com a teoria das relações humanas.

A abordagem das relações humanas, fez com que as preocupações antes expostas pela escola clássica, pudessem dar espaço para preocupações mais especificas, como por exemplo, as pessoas e os grupos sociais que fazem parte do ambiente de trabalho. Essa busca por uma maior produtividade deu origem a novos estudos empresariais, dentre eles os estudos que tratavam do sentimento e da relação humana.

Desse modo com o advento da teoria das relações humanas, uma nova concepção passou a dominar o ambiente administrativo, sendo elas a motivação, a liderança e a comunicação. Como resultado, os princípios clássicos passaram a ser contestados, onde o método e a maquina perderam espaço em favor da dinâmica de grupo. Sendo assim, percebeu-se que todo comportamento humano baseia-se numa tensão, que motiva ou inclina o individuo a processar um determinado comportamento até que se sinta satisfeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com