TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola quantitativa e teorias dos sistemas

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Escola quantitativa

        

        A escola quantitativa utiliza técnicas matemáticas e estatísticas para a analise de modelos complexos, assim podemos dividir essa escola em três grandes concorrentes:

  • Pesquisa operacional
  • Gestão de operações
  • Gestão de sistemas de informação

        Sobre a pesquisa operacional, usa aplicações de métodos científicos, para modelagem matemática e estatística, aonde a problemas complexos para auxiliar o processo de tomada de decisões gerenciais, sendo eles planejar, projetar e operar sistemas, que tem como situações alocações eficiente de recursos escassos.

        Esse modelo pode fornecer uma forma sistemática e cientifica para resolução de problemas nos ambientes complexos e algumas situações de incertezas.

        Na década de 1950, ocorreu o surgimento dos computadores e esse método tornou possível desenvolver e utilizar modelos e técnicas novas para resolver os problemas organizacionais. Sendo assim o crescimento do uso de computadores tornou-se mais fácil resolver problemas mais complexos.

        Na gestão de operações tem como foco a operação e o controle do processo de transformação de matéria, trabalho e capital em produtos e serviços. Podemos avaliar que buscam aperfeiçoar as operações e atividades para produzir bens e serviços.

        Dentro dessa área de gestão de operação vem sendo destacado o planejamento de capacidade e localização, a organização espacial do ambiente de trabalho, planejamento de necessidades de matérias, gestão de estoques, o planejamento de produção e controle de qualidade.

        O sistema de informações gerencial, que tem a sigla (SIG), que é fortemente criado para o desenvolvimento das ciências da computação, tem como objetivo coletar, processar e disseminar dados, que são analisados por uma pessoa, para poder transforma-las em informações úteis e acessíveis para a organização.

        O sistema tem uma função de analisar apenas o que precisar, para tornar uma informação gerencial importante. Os SIGs têm as informações que são apresentadas através de relatórios, aonde ajuda o gerente com o fornecimento de dados e informações para as suas tomadas de decisões. E tem um tipo de relatório que pode ser usado no McDonalds.

  • Relatórios programados: são eles que têm uma forma tradicional para o fornecimento de informações a gerentes. Que tem como relatar vendas diárias e semanais, ou os demonstrativos financeiros mensais para o estabelecimento.

        

        Sendo assim, Mcdonalds aplica uma mecânica de informática para agilizar o seu sistema, assim funciona com praticidade na hora de pedir o lanche. O cliente pede o lanche com o atendente, e o atendente envia para a montagem, isso tudo computadorizado, não precisa anotar em papel e não precisa sair do seu posto de atendente.

        Isso fez com que se facilita e tivesse um resultado rápido na produção e no serviço do seu produto, como nome diz “fast-food”.

        Precisam ter um plano para gerenciar sua forma de trabalhar, aplicando qualidade nos serviços e produtos. Por isso são bem padronizados seus produtos, você pode comer um “big mac” no brasil e um nos Estados Unidos que vai ter o mesmo sabor, pois são padronizados. E no Brasil a forma de como tratar o cliente, tem tudo um jeito de fazer com que funcionários possam ser “doutrinados”, ou melhor, precisam ser especializados para trabalhar na rede. E não são apenas especializados em um serviço e sim em todos para que caso precise ajude em outros setores.

Teoria de Sistemas

        

        Criada na década de 1960 tem como objetivo classificar os sistemas e de forma que seus componentes se organizam fazendo com que tenha um padrão de comportamento em cada categoria.

        Sua característica tem como um conjunto de unidades reciproca relacionadas, e decorrem de dois conceitos: o de propósito e o de globalismo. Sendo que o de propósito tem as unidades ou elementos que definem um arranjo visando sempre um objetivo a ser alcançado. O globalismo tem todo o sistema uma natureza orgânica, quando ocorre uma mudança em uma unidade do sistema, tem que produzirem elas em todas as outras unidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com