TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Genérica do Negócio

Por:   •  16/10/2018  •  Monografia  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

1. Introdução

Em 1980Michael Porter  lançou o livro "Competitive Strategy" (Estratégia Competitiva). Porter descreveu a estratégia competitiva como acções ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável dentro da indústria, acções que são uma resposta às cinco forças competitivas que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa. Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas separadamente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo, a saber:

  1. Liderança em custo
  2. Diferenciação
  3. Foco ou concentração

As estratégias devem estar alicerçadas na visão a longo prazo da organização, devem ser mapeadas as mudanças necessárias e desenvolvido o caminho para alcançar as mudanças a longo prazo. As mudanças são fundamentais para que possa ser gerado o resultado esperado pelo organização.

Gestão estratégica é o conjunto de opções, diretrizes e valores que seus lideres determinam para a empresa ter um desenvolvimento ao longo prazo. Essas estratégias servem para que se antecipe com os problemas que podem ocorrer durante o caminho, visa também diminuir o risco do insucesso. Elas são encontradas nas visões e missão de cada empresa. Alguns tipos de estratégia nas empresas é a redução de custos, de inovação, de expansão e internacionalização. Ser estratégico é se preparar para enfrentar e vencer os desafios, enxergar ameaças e oportunidades que ainda não existem.

1.1 Objectivos

1.1.1 Geral

  1. Conhecer as características mais relevantes das estratégias genéricas e as diferença que existe entre elas.

1.1.1.1 Específico

  1. Identificar os tipos de estrategia genéricas de negócio.
  2. Saber quando se aplicam, qual é o seu propósito e os riscos que existem no uso dessas estratégias.
  3. Entender qual é o comportamento organizacional na aplicação dessas estrategias.

2. Metodologia

No desenvolvimento do presente trabalho foi adoptada a metodologia típica do estudo de caso, suportada por pesquisas bibliográficas e documentais com vista a responder ao primeiro dos objectivos atrás enunciados.

2.1 Tipos de Pesquisa

2.1.2 Quantos aos objectivos

O principal objectivo analisar a natureza das estratégias competitivas genéricas em suas principais dimensões relevantes a fim de compreender melhor seu papel, sua importância e sua aplicação no processo estratégico das empresas. Para isso, foi preciso entender e analisar o conceito de estrategias genéricas e vantagens competitivas. A metodologia teve seu caráter qualitativo por meio da aplicação de pesquisa descritiva e os resultados desta, com a análise dos textos, contribuíram para a compreensão da influência das estratégias competitivas entre empresas.

2.1.3 Quantos aos procedimentos técnicos

Através da pesquisa bibliográfica serão verificados conceitos como: Estratégias competitivas; Estratégias genéricas de negócio; e Sistemas de informação estratégica.

3. Sistema de informação estratégico

Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico (SIE) para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e bem como redefinir os objectivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais.

Um sistema de informação estratégico foi definido como o sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da empresa. E apresenta as seguites classificações a destacar:

  1. Sistema competitivo
  2. Sistema cooperativo
  3. Sistema de operações de mudança na organização

4. Estratégias Competitivas

Uma estratégia competitiva é o modo escolhido por uma empresa para competir frente aos seus concorrentes, de forma que seja possível alcançar uma posição sustentável no mercado. Segundo Michael Porter uma empresa pode modelar sua atratividade e posição competitiva, desenvolvendo estratégias através de acções ofensivas e defensivas. Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser utilizadas para alcançar esta posição favorável. São elas: Estratégia Competitiva de Custo, Estratégia Competitiva de Foco e Esratégia Competitiva de Diferenciação.

4.1 Estrategias génericas de negócio

Após o entendimento sobre as características de cada força competitiva e de que forma actuam e interagem entre si, Porter propõe o segundo grande conceito essencial para o entendimento da vantagem competitiva, o conceito das estratégias competitivas genéricas.

Ainda, observa que há diversas maneiras de se posicionar estrategicamente, variando de acordo com o sector de actuação, capacidade e características da Organização. No entanto, o autor delineia que há três grandes pilares estratégicos, ou seja, três grandes estratégias que irão actuar directamente no âmbito da criação da vantagem competitiva.

4.1.1 A Estratégia por diferenciação

Porter sugeriu a diferenciação como uma alternativa à liderança de custos. Com a diferenciação, a empresa se preocupa menos com os custos e tenta ser vista no sector como tendo algo de singular a oferecer. Em contrapartida à liderança em custos, onde só existirá um grande líder no sector, nessa estratégia pode haver muitos diferenciadores em um mesmo sector, cada um deles enfatizando um atributo diferente dos de seus rivais.

Uma empresa adopta uma estratégia competitiva de diferenciação quando investe mais em factores como imagem, tecnologia, serviços, pesquisa e qualidade, com o objectivo de criar diferenciais para o consumidor. As estratégias por diferenciação focam no desenvolvimento de características originais, com o intuito de que se tornem vantagens competitivas que possam ser percebidas e tomadas como preferenciais por seus consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com