TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia e dinâmica competitiva

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva

NOME

RA

Atividade Discursiva

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Estratégia e dinâmica competitiva apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Discursiva, sob orientação do professor-tutor Eddy 515.

Anhanguera Educacional

2016

Introdução

Este tema abordará assuntos sobre posicionamento estratégico, organização e vantagens competitivas em uma empresa. Sendo que toda a estratégia é formulada a nível funcional, estando alinhada e associada aos movimentos de ataque e defesa.

Tratando as diferenças estratégicas competitivas, o conceito de Learning Organization e sobre o plano de ação do Fast Food Habib’s.

  1. Estratégias genéricas.

A palavra estratégia é conhecida desde a antiguidade e consequentemente mais deteriorada no campo militar, onde os soldados traçavam métodos e caminhos que pudessem vencer a guerra. Seu conceito é bem conciso, são estratégias traçadas que irão auxiliar nas tomadas de decisões e durante todo processo, visando alcançar um objetivo ou resultado.

Esse conceito abrangeu-se em todo território, inclusive nas empresas e indústrias, porém com grande influencia do Engenheiro e professor “Michael Eugene Porter”, especialista e consultor de competitividade estratégica e planejamento empresarial. Em vista disto, Porter determinou estratégia como “a combinação dos objetivos que uma empresa persegue e os meios para atingi-los”, também especificou de um mecanismo de defesa contra as forças competitivas do mercado, na qual ele desenvolveu algumas estratégias que ajudam as empresas aumentar as chances de obter um retorno viável sobre o investimento realizado.

Desta forma, destacam-se as estratégias genéricas de Porter:

Liderança no custo total – Essa estratégia foca na redução dos custos da organização, de maneira que o mesmo seja menor que os demais concorrentes, ou seja, para as empresas o custo baixo e preço acessível á demanda é um método de defesa contra os concorrentes. Um fator que fazem muitas empresas serem lideres nesse ranking e obter menor custo é possuir uma estrutura (indústria) em determinada região, onde a matéria prima usada para a fabricação do produto final seja barateado ou possa ser confeccionado em melhores condições. Portanto, os custos são inferiores para a empresa que porta uma indústria e produz a própria matéria prima.

Diferenciação – Essa estratégia aborda as características que a empresa irá ofertar e disponibilizar juntamente com o produto, ou seja, que seja único e tenha valor para o cliente (marca/design/tecnologia, etc), importante ressaltar que quanto mais diferenciado os serviços e produtos, maior será a competitividade entre a concorrência. Em contrapartida, esses serviços geram um custo maior elevando ao produto, entretanto o consumidor quando o consumidor sente-se atraído pelo produto certamente estará disposto a pagar o preço.

Enfoque – Essa estratégia concentra-se em um segmento especifico de cliente, grupo da linha de produto ou mercado geográfico. Destina-se em atender de forma restrita, garantindo maior eficiência e eficácia no atendimento e no produto final. É determinada pelo gosto e desejo do consumidor que procura o produto com maior qualidade e de modo que o satisfaça.

  1. Estratégias competitivas de construção e as estratégias de sustentação.

A estratégia competitiva de construção visa melhorar o desempenho da organização através da expansão de suas atividades, esse fator é mais propicio para negócios que estão em desenvolvimento, o que de certa forma contribui para uma concorrência menor entre esses mercados. A ampliação dessa estratégia em algumas áreas pode ser aceita, mas, em contrapartida pode não ser bem sucedida em outros territórios. Para o entendimento desse conceito a estratégia competitiva de construção segue de duas etapas subsequentes, a “ampliação do mercado”, que se torna um fator estimulante para a empresa, pois permite a conquista de novos clientes, podendo inovar em produtos e serviços, e incentivar aos usuários a uma maior frequência e consumo nos produtos requeridos.

Outrora, para os mercados que são impossíveis se expandirem, é destinada uma nova estratégia de conquista podendo contar com a participação de outros mercados, podendo haver confronto entres os concorrentes. Essa estratégia é chamada de “Conquista de participação de mercado”, sendo composta por cinco etapas estratégicas, a saber:

Ataque frontal: Confronto direto com o principal concorrente.

Ataque pelos flancos: Foca as estratégias de ataque nas fraquezas do concorrente.

Ataque de cerco: Disponibilizar produtos e serviços completos e melhores do que a dos demais concorrentes.

Estratégia de desvio: Evitar as forças do concorrente, alcançada através do uso avançado de tecnologia.

Tática de guerrilha: Ações pouco convencionais, utilizadas por atacante mais fraco contra um defensor mais forte, visando o enfraquecimento da concorrência. Essa estratégia é estabelecida através de reduções de preços, ofertas, etc.

Já a estratégia de sustentação é empregada excepcionalmente para as empresas lideres de mercado que já dominam e mantem um posicionamento a frente da competitividade. São empresas fortes que buscam proteger de todas as formas o posicionamento conquistado no mercado, dos ataques da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com