TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Mercado do Setor Supermercadista

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.156 Palavras (21 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Microeconomia e Macroeconomia......................................................................

2.2 - Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial...............................8

a)Medidas Descritivas................................................................................................8

I. Medidas de Tendência Central..................................................................................8

II. Medidas de Dispersão..............................................................................................9

III. Técnicas de Amostragem Probabilística.................................................................9

b. Números-Índices....................................................................................................11

3- Ética, Política e Sociedade..................................................................................12

4- CONCLUSÃO.........................................................................................................17

5-REFERÊNCIA.........................................................................................................19



  1. INTRODUÇÃO

Apontando as principais modificações estruturais  do setor supermercadista do Rio Grande do Sul, bem como as mudanças relevantes ocorridas no setor, desde o Plano Real.

Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre como as organizações se adequam ao mercado econômico, para programar suas estratégias e atingir seus objetivos em nossa sociedade capitalista que visa o lucro, mas essa aprendizagem pode ser dificultada pela falta de visão e a busca de resultados dos administradores, sabendo buscar de forma correta, podem utilizar as ferramentas da educação ajudando as organizações a alcançar a equidade empresarial, neste trabalho essa visão ocorre através das disciplinas propostas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminário

          Outro ponto que não pode ser esquecido é o fator socioeconômico e ambiental. Ambos crer-se que eles estão intimamente ligados, no sentido que o administrador atual ter que saber conciliar e ponderar muito bem, levando em consideração a população que vive em derredor, se preocupando com os impactos que suas decisões possam causar.

        


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Salienta-se que nas últimas duas décadas (entre 1994 a 2005), o comércio varejista teve uma evolução significativa, tudo isso devido ao avanço no ramo tecnológico. Com isso a informática facilitou e muito a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais, mais intensivos em conhecimento e informação, trazendo muito mais segurança e agilidade para o setor varejista entre outros.

O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momento de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. Com isso o setor tem promovido algumas ações como troca de controle acionário, fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática, racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços. O plano Real fez algumas mudanças no faturamento das empresas.

O Plano Real propiciou que redes estrangeiras investissem ou reinvestissem no Brasil. Já na rede supermercadista, a importante participação do setor na economia gaúcha, justifica uma preocupação com a forma em que este se estrutura .A hipótese inicial é de que o setor apresenta  alta concentração em especial devido as recentes aquisições da gigante Wal-Mart que assumiu o primeiro lugar no ranking do Estado, quando incorporou a rede portuguesa Sonae e o segundo lugar no ranking nacional, e de seu funcionamento organizado em torno do oligopólio.

O setor de supermercado do Rio Grande do Sul parece enquadra-se melhor na situação de oligopólio fraco.

Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o número de empresas do oligopólio é reduzido. Mercados concentrados nem sempre geram prejuízos a sociedade.

O Estado do Rio Grande do Sul se constituiu num polo de atração destes investimentos, que gerou modificações estruturais neste setor. Ressalta-se que somente a rede holandesa não atua no Estado do Rio Grande do Sul, as demais redes apresentam-se expressivamente atuantes em Porto Alegre e  no  Estado.  

        O texto apresenta as principais modificações estruturais do setor supermercadista de Porto Alegre, bem como as mudanças relevantes ocorridas no setor, desde o Plano Real, este estudo se rege apartir de alguns paradigmas como: Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D), utilizado na economia industrial empregado na literatura de economia industrial, são analisadas as características relevantes da estrutura, tais como: concentração de mercado (identificação do número de concorrentes do setor), diferenciação de produtos e as condições vigentes de mercado que possibilitam ou não a entrada de novas concorrentes, ou seja, a existência de barreiras à novos entrantes no setor supermercadista  estadual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (280.9 Kb)   docx (65.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com