TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Mercado do Setor Supermercadista

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

Estrutura de Mercado do Setor Supermercadista do Rio Grande do Sul

Orientador: Luciana Viçoso de Oliveira Durães.

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade.

Lajeado, Outubro de 2015.

SUMÁRIO

Capa..................................................................................................................01

Introdução.........................................................................................................02

Desenvolvimento...............................................................................................03

Conclusão.........................................................................................................09

Refências..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado coma a finalidade de esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.

DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

As estruturas de mercado foram determinadas por estarem condicionadas às quatro funções: número de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto e elasticidade de demanda e economia da escala de produção.

Pelo fato do setor supermercadista estar incluso no mercado de bens e serviços, as formas de mercados que estão dentro destas características são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista e oligopólio. Tipos de estrutura de mercado:

Concorrência perfeita: caracteriza-se pela existência de inúmeros vendedores e compradores, onde as empresas não conseguem ter influencias sobre o preço de mercado. Os produtos são homogêneos, sendo perfeitamente substitutos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. Modelo ideal de mercado, pois a entrada e a saída de firmas no mercado são livres. Os consumidores maximizam satisfação, os empresários lucros e os vendedores tem acosso a toda informação sem custo. Característica desse fator é que não existe lucro extra.

Monopólio: situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta, o setor é formado por uma única firma, pois só existe um produtor que realiza toda a produção, situação em que a empresa domina sozinha a produção ou o serviço e por isso pode estabelecer o preço que quiser. Uma característica importante dessa estrutura é que existe concorrência entre os consumidores, pois a firma produz um produto onde não existe substituto próximo, sendo assim quando a demanda for grande eles conseguem ter um preço mais elevado. Concorrência monopolista ou imperfeita, também de competição monopolista, embora apresente uma estrutura de mercado em que existe um número elevado de empresas, a concorrência imperfeita caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo diferentes marcas de refrigerante, lâmpadas, etc. Trata-se de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita, é uma vantagem ao consumidor, podendo ele optar pelo produto que tiver o preço mais acessível, consequentemente as empresas não tem o poder de estabelecer os preços que quiserem.

Oligopólio: Como podemos acompanhar no texto, o oligopólio pode ser definido em duas estruturas: Pequeno número de firmas no setor. Ex.: indústria automobilística. Outra estrutura é, um pequeno número de empresas que dominam um setor com muitas empresas, por exemplo o setor supermercadista. Devido a existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços. Após a chegada do plano Real Aguiar e Concha Amim (2005) sinalizou a entrada de empresas estrangeiras no setor supermercadista do Brasil. Até início do Plano Real estavam estruturadas as redes Dosul, Zottis, Nacional, Econômico, Zaffari, Carrefour e Real, entre os grandes supermercados de Porto Alegre, sendo o consumidor disputado por um maior número de redes. Hoje, todas essas empresas, com exceção do Carrefour e Zaffari, foram adquiridas pelo grupo português Sonae, que posteriormente foi adquirido pelo grupo Wal Mart. Estas fusões fizeram com que a maioria do consumidor Porto alegrense fosse cliente de um pequeno número de grandes redes de lojas, sendo assim as pequenas redes estão sendo absorvidas, um bom exemplo de Oligopólio.

O conceito de mercado, as descrições de suas tipologias e as classificações de suas principais estruturas serão o ponto de partida no estudo da microeconomia e macroeconomia. Embora vários conceitos de mercado sejam possíveis, o que enfatiza seus atributos econômicos fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, e, princípio antagônico, as da procura e as da oferta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com