TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Mercado do setor Supermercadista

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.854 Palavras (20 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

        

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA        

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL        

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

Segundo Rachman (1973) o varejo é tão antigo quanto à civilização e a economia de mercado. No entanto, a visão da atividade de distribuição de bens de consumo como uma função empresarial a ser realizada de acordo com padrões administrativos modernos, é um fato que vem ocorrendo apenas a partir dos anos 1950, inicialmente nos Estados Unidos, espalhando-se em seguida para o resto do mundo.

“Varejo consiste naquelas atividades de negócio envolvidas com a venda de bens e serviços aos consumidores para seu uso pessoal, familiar ou residencial. É o estágio final no processo de distribuição” (BERMAN & EVANS, 1989, p.3)

De acordo com Gimpel (1980) o varejo brasileiro, nos seus primórdios, foi baseado nas experiências bem sucedidas no exterior. Assim, o varejo brasileiro foi se moldando às características do mercado interno, a partir das novidades trazidas de outras nações. Por exemplo, a entrada em operação no país das Lojas Americanas, em 1929, trouxe consigo toda a bagagem de comercialização de uma típica loja americana de variedades, a Woolworth. No período de 1945 a 1955 as grandes empresas comerciais estrangeiras que operavam em nosso país foram, na sua maioria, compradas por grupos brasileiros, sendo que ainda hoje o setor varejista encontra-se, em grande parte, sobre o controle de capital nacional.

A partir da década de 1970, o desenvolvimento dos auto-serviços foram responsáveis por empreender uma nova forma de vender os mesmos produtos, tendo como característica principal permitir ao consumidor que ele mesmo tivesse a possibilidade de escolher os produtos de sua preferência. Esse novo conceito de varejo, que teve origem nas grandes capitais brasileiras, espalhou-se pelo interior e foi responsável por instalar um novo hábito de consumo, levando um grande número de pessoas às lojas ao mesmo tempo. O consumidor então se tornou um desconhecido. O setor varejista, incluindo os supermercados, reagiu às mudanças, oferecendo preços mais competitivos, investindo em automação comercial e atendimento ao cliente. Atualmente, todos disputam pelo consumidor, buscando atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, manter a fidelidade dos cativos (RÉVILLION, 1998).

O padrão de crescimento do setor supermercadista brasileiro tem acompanhado as tendências de globalização econômica. Há evidências de aumento de concentração de mercado após a implantação do Plano Real, e maior entrada de redes supermercadistas estrangeiras como Carrefour e Wal Mart (CONCHA-AMIN & AGUIAR, 2006). Santos (2009) relata que o setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momento de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. O Plano Real propiciou que redes estrangeiras investissem ou reinvestissem no Brasil. No trabalho de Aguiar & Concha- Amim (2005), os autores apontam que, após a implantação do Plano Real, houve um aumento na entrada de redes supermercadistas estrangeiras no país, evidenciando um aumento de concentração de mercado neste setor.

Segundo Aguiar & Concha-Amin (2006) a teoria da organização industrial e, em particular, o modelo estrutura-conduta-desempenho (E-C-D) destacam a estrutura do mercado como a essencial fonte de poder de mercado das empresas. Conforme mostra Martin (1993), os elementos centrais da estrutura seriam o grau de concentração do mercado, o grau de diferenciação do produto e a existência de barreiras à entrada. De maneira geral, estruturas de mercado mais concentradas e/ou elevadas barreiras à entrada proporcionariam maior poder econômico que seria exercido por meio de condutas oligopolistas, as quais reduziriam o bem-estar social, seja por meio de preços não-competitivos repassados aos consumidores, seja por exercício de poder abusivo em relação a outros agentes econômicos (tais como fornecedores). Este quadro se agravaria em presença de produtos altamente diferenciados.

Todos os dias um amplo número de empresas, oferta a um número ainda maior de consumidores seus bens e serviços para consumo, ou seja, atendem a uma demanda de um determinado mercado. As empresas procuram ampliar seus lucros frente aos seus custos e os consumidores buscam maximizar a sua satisfação frente à sua restrição orçamentária. Esta interação em um determinado mercado entre consumidores e produtores, entre demanda e oferta, resulta na determinação do preço dos bens e serviços e pode ser abordada através de diferentes estruturas de mercado (MENDES, 2004). O mesmo autor acrescenta que o termo “estrutura de mercado” refere-se às características organizacionais de um mercado, que determina as relações entre os envolvidos, tais como entre vendedores no mercado e/ou entre vendedores e compradores. Santos (2009) cita que quanto à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.

Dentre as abordagens que a literatura traz, Jurandir (2014) classifica a estrutura de mercado de acordo com o número de participantes que interagem no mercado: a) Concorrência perfeita (muitos compradores e muitos vendedores); b) Oligopólio (número reduzido de vendedores diante de muitos compradores); c) Monopólio (um só vendedor frente a muitos compradores).

A estrutura de mercado conhecida como monopólio caracteriza-se por apresentar apenas um produtor no mercado. Vários são os motivos que podem levar um mercado a se estruturar como monopólio: patentes, licenças governamentais, propriedade exclusiva de matéria-prima ou técnica produtiva, economias de escala que levam ao monopólio natural, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (255.9 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com