TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado do setor supermercadista.

Por:   •  1/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Administração

Moisés Carvalho de oliveira

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Título: Estrutura de mercado do setor

supermercadista.  

[pic 3]

Breves-Pa

2016

Moisés Carvalho de oliveira

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Título: Estrutura de mercado do setor

supermercadista.

Trabalho apresentado ao Curso de administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de  Microeconomia e Macroeconomia. Métodos Quantitativos. Ética, Política e Sociedade.

Prof: Caudiney José de Sousa, Paula Cristina de Oliveira Klefens, Daiane Alves Rodrigues.

Tutora eletrônica: Angélica Midori Sato

Tutor(a) de sala:

Breves-Pa

2016

Introdução

                            Este trabalho refere-se a uma pesquisa realizada no mini-mercado salmo 136 , uma empresa de setor supermecadista, o objetivo desta pesquisa. Mostrar como os clientes influencian nas regras do negócio e na exigências de varios preços de produtos e serviços, baseada em uma concorrência cada dia mais acirrada, o que torna as empresas cada vez mais competitivas.

                            No primeiro desafio microeconomia e macroeconomia indentificamos os produtos comercializados pelo mecardo, o perfil dos clientes da empresa, comportamento do consumidor, revisão de preços, concorrência, a interferência da inflação no mercado, as formas de prazo e pagamento. Já no segundo desafio analizamos os metdos quantitativos aplicados na empresa, e  em ética polica e sociedade pequisa revela a percepção dos funcionários sobre o trabalho dentro da impresa,as vantagens e desvantagens de trabalhar nesse setor, espectativa de trabalhos,e diferenças entre trabalhadores de grandes redes supermecadistas e trabalhadores de pequenos mercados.

 

Desenvolvimento

                            Minimercado salmo 136 fundado em em 12/5/2010 localizado na cidade Anajás-Pa, entre seus principais produtos comercializados estão: arroz, feijão, açúcar, macarão, leite, farinha, bolachas, café, óleo, ovos, montandela, temperos, enlatados, bebidas, açouque, legumes, produtos de higiene, produtos de limpeza,cosmésticos, armarinhos, entre outros.

                            O perfil dos clientes pessoas físicas da empresa; faixa etária na maioria(20-80) com reda de  R$( 650,00 – 3.00,00); 40% masculino e 60% feminino com ensino fundamental e médio completo; maioria tem filhos; duas vezes, ou três vezes por semana os clientes visitam o mercado; as fomas de prazo de pagamento são mensal, ou seja o pagamento deve ser efutuado todo final de mês; as formas de pagamento mais ultilizadas pelo consumidor são: dinheiro, cartão de débito e de crédito.

                            Quanto ao comportamento do consumidor podemos afirmar que o cliente têm preferências por produtos e marcas especifícas como por exemplo: charque favorito, açucar triturado, café kimimo, leite em pó intambé, coca cola, carne bovina em conserva target, quando o preço desde produto de preferência do consumidor aumentam o cliente analisa seu orçamento e se tiver condição compra o produto mesmo caro, mais se não estiver dentro seu orçamento o cliente deixara de comprar ou ele subtituirá por outro produto mais barato. Quando não há a marca do produto desejado pelo cliente ele substiui por outra marca similar. por exemplo: o leite preferido de dona maria é intambé, mas como está em falta o leite intambé foi jeito ela levar o leite do bom.

                             Contantemente os preço dos produtos são revisados para que possam ser atualizados, em relação aos seus concorrentes e as necessidades dos clientes, fornecedores, custo operacional, entre outros. Na decisão dos preços os pontos considerados importatissimos são o cliente os fornecedores e os concorrentes e o custo operacinal. Pq pra aumentar ou pra mantê seus preços de mercado o impresário deve esta atentos as mudanças realizadas pelo governo, atento a todos custo operacional do trabalho dentro da empresa, as necessidades dos clientes, e  bucar fornecedores de qualidade que possuem preços competitivos.

                            A inflação interfere diretamente nos preços do mercado por ser um ramo de atividade diretamente ligado a agricultura, qualquer inteferência negativa que ocorra desde a plantação até as prateleiras do mercado geram um grande aumento nos preços das mercadorias. É uma area onde a inflação, devido a diversos fatores, é uma controladora de preços influenciando seu aumento ou não.

                            A forma mais ultilizada para pagamentos de fornecedores são através dos boletos bancários,os prazos de pagamentos são variados dez, quinze, trinta dias para efetuar pagamento.o mercado faz comparativo de preço entre os fornecedore na buscar produtos mais baratos para obter maior lucros, e para ter melhores preços que venha atrair clientes.

                            Os  concorentes locais vão desde as mercearias até os grandes supermercados, os concorrentes locais ultilizam como estratégias a divulgação de promoções e prêmios para seus clientes, além de entrega gratuita.

O uso das ferramentas estatísticas é fundamental para saber como anda os negócios, através destas ferramentas pode-se fazer a comparação de diversos aspectos em diversos períodos,como lucros, vendas, consumos, investimentos, pagamentos, dividas contratações e demissões.

                            O mini mercado salmo 136 , de propriedade familiar, usa de maneira simplificada, as ferramentas estatísticas para evitar prejuízos, ganhar novos clientes e gerar qualidade para os clientes já conquistados. Os administradores analisam os produtos que são mais vendidos e consumidos, pois estes não devem faltar em suas prateleiras, e os que não estão sendo vendidos são colocados em promoção ou na composição da cesta básica, que é vendida pelo mercado, para evitar que o produto vença em suas prateleiras. Verificam o faturamento, para saber se devem ou não investir mais e o movimento em determinados meses do ano, para saber quando contratar e quando será necessário demitir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com