TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado do setor supermercadista

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

                                     

                                Marla Curi Araujo

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 3]

Guaíba - RS

2014

                           

Marla Curi Araujo

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade. Semestre 1º e 2º.

Orientador: Regina Malassise, Wilson Sanches, Marcelo Caldeira Viegas.

                                                                   Tutor: Celso Alexandre Marcondes

Guaíba

2014[pic 4]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11



INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as disciplinas do semestre sendo elas: Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Politica e Sociedade.

É objetivo desse trabalho especificar as principais estruturas de mercado do texto proposto “ Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”, abordando as disciplinas abordadas.

Esta organizado em duas partes, a primeira o desenvolvimento do assunto e a segunda as considerações finais.

A metodologia utilizada foi pesquisas em textos e biblioteca virtual.


DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECOMIA

  • Concorrência Perfeita: inúmeros ofertantes, inúmeros consumidores, produto sem diferenciação, custos similares de produção, informação simétrica, ausência de barreiras á entrada e a saída dos competidores.

Na concorrência perfeita, ofertantes e consumidores são ditos tomadores de preços. Isto é, nenhum agente é grande o suficiente para influenciar o preço de mercado.

O preço de equilíbrio é dado pelas forças de oferta e demanda.

  • Concorrência imperfeita:  É um gênero das demais estruturas de mercado. Abrange concorrência monopolística, o oligopólio, o oligopsônio, o monopólio e o monopsônio.

Uma concorrência imperfeita é uma situação onde as empresas, usando praticas enganosas como diferenciação dp produto, marcas e propaganda, tem a capacidade de influenciar na demanda de turistas”.

O fato de existir poder de mercado não implica necessariamente em “praticas enganosas”. Dizer que um mercado é concentrado ou com baixo caráter competitivo é condição necessária, mas não suficiente para a existência ou praticas consideradas ilegais. Além disso, diferenciação de produto não é crime.

No supermercado, encontramos diversas marcas de um mesmo produto que apresentam características diferentes de seus concorrentes, bom para o consumidor e melhor para o mercado.

  • Concorrência Monopolística: muitos ofertantes, muitos consumidores, existência  de produtos diferenciados, livre entrada e saída de consumidores, assimetria de informação.

A concorrência monopolística é considerada intermediária ás estruturas de mercado do monopólio e da concorrência perfeita. Se aproxima da concorrência por auferir lucro econômico zero no longo prazo e do monopólio ao exercer seu poder de mercado.

  • Oligopólio: poucos ofertantes, existência de poder de mercado,assimetria de informação, barreiras à entrada e a saída de concorrentes.

Na estrutura de oligopólio põem surgir praticas condenáveis como cartel, conluio(cooperativos) e dumping(não comparativos). Nesse contexto, ainda estudamos estratégias de mercados de Cournor, Bertrand e Stackelberg para o equilíbrio de firmas.

  • Monopólio: único ofertante, poder de mercado, assimetria de informação, barreiras a entrada de concorrentes.

O monopólio é a estrutura mais radical de concentração de mercado. O preço do produto é inteiramente determinado pelo único ofertante que passa avaliar sua determinação através da estrutura de custos e decisão de margem de lucro. Diferentemente da concorrência perfeita, o monopolista pode auferir lucro econômico no longo prazo.

Os termos monopsônio e oligopsônio

Os termos monopólio e oligopólio apresentam a ideia de que existam um ou alguns ofertantes respectivamente. Portanto, tais ofertantes, dadas s características do mercado, são capazes de influenciar o preço e não depender inteiramente das forças de oferta e de demanda. Quando consideramos que esse mesmo poder de mercado recair sobre os consumidores, estaremos nos referindo aos termos monopsônio(quando existe apenas 1 comprador) e oligopsônio( quando existir poucos consumidores dominantes no mercado).

Detalhes da estrutura de oligopólio

O comercio sempre apresentou poucas barreiras à entrada, que caracterizam muitas industrias. No varejo de alimentos, particularmente, a entrada de novos competidores sempre foi fácil. Porem com a globalização da economia, as mudanças do varejo estão chegando mais rápido, a introdução de novas tecnologias e a necessidade de escala isso esta mudando.

No Brasil, a entrada de grandes redes varejistas internacionais vem aumentando a concorrência do setor. Além disso, com o processo de estabilidade econômica, passou-se a se verificar menos disparidades entre os preços praticados reforçando a necessidade de diferenciação. Com isso, o segmento de hiper e supermercados já apresenta uma forte concorrência no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com