TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado do setor supermercadista

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.532 Palavras (15 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Estrutura de mercado do setor supermercadista

[pic 2]

Rio Negro

2014

Estrutura de mercado do setor supermercadista

Produção Textual Interdisciplinar, apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR como requisito parcial para a obtenção de media bimestral nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos quantitativos e Ética, Política e Sociedade.

Orientador. Prof.: Regina Malassise, Marcelo Caldeira Viegas, Wilson Sanches.

[pic 3]

Rio Negro

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................... 5

   Desenvolvimento............................................................................................ 6

   Desenvolvimento............................................................................................ 7

   Desenvolvimento............................................................................................ 8

   Desenvolvimento............................................................................................ 9

   Desenvolvimento........................................................................................... 10

   Desenvolvimento........................................................................................... 11

   Desenvolvimento........................................................................................... 12

4 CONCLUSÃO................................................................................................ 13

   REFERÊNCIAS............................................................................................. 14

1 INTRODUÇÃO

A Cada dia vem crescendo e aparecendo empresas novas e até mesmo empresas estrangeiras investindo dentro do país. Os motivos que levam essas organizações investirem no país, é por se ter um mercado pouco competitivo, mas com um grande número de compradores.

Neste trabalho serão relatadas algumas das principais estruturas de mercado que temos atualmente, também mostraremos como coletamos dados para uma organização e por ultimo o que implicará as tendências do capitalismo atual, de se tornar monopolista.

Proporcionando deste modo, maior facilidade de concepção, tomando por base o texto Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração.

2 DESENVOLVIMENTO

  Segundo (Mendes, 2004) todos os dias um número praticamente incontável de empresas, no mundo todo, oferta a um número ainda maior de consumidores, seus bens e serviços para consumo, ou seja, atendem a uma demanda de um determinado mercado. As empresas buscam maximizar a sua satisfação frente à sua restrição orçamentária. Esta interação em um determinado mercado entre consumidores e produtores, entre demanda e oferta, resulta na determinação do preço dos bens e serviços e pode ser abordada através de diferentes estruturas de mercado.

Compradores e vendedores são o que compõem um mercado. Mercado pode se referir a uma capitalização como um todo ou um produto ou até mesmo um departamento especifico qualquer, como: Mercado agrícola, mercado de trabalho, mercado de calçados ou automóveis.

Lembra-se, de diferentes elementos, que as afinidades entre clientes e comerciários adotam modelos desiguais, dependendo do volume desse comércio, das informações de atuantes econômicos (Vendedores e compradores) que nele operam e ainda até o tipo de mercadoria comercializada. Como resultado, a forma como os custos são originados, varia da combinação de características de cada comércio. Essas características consentem distinguir quatro básicas do mercado: Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística.

No que se refere à leitura do texto Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e Identificação do seu grau de concentração, encontra- se a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras á entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.

 Concorrência Monopolística: também apontado mercado competitivo, aonde há um amplo número de organizações, cada uma com uma pequena volume da participação de comércio e bens levemente distinguidos.

Oligopólio: Em que qualquer, é designado por alguns pequenos números de companhias que, juntas, controlam a maior parte da quota de comércio.

Monopólio: Aonde há somente um fornecedor de um produto ou mão de obra.

Concorrência Perfeita: É qualquer estrutura de comércio teórica, apresenta mercados em que nenhuma participação inclui dimensão satisfatória para incluir a capacidade de negócio para decidir o valor de um produto homogêneo.

São poucos representantes contra diversos clientes da economia política de um comércio que faz parte do Oligopólio

São alteradas pelas condições, onde as ações de uma organização vão induzir a perfomance de outras empresas no mercado. No qual provoca reações notáveis quando o número de organizações é reduzido no oligopólio.

Baseado no texto referenciado antes de entrar o plano real em 1995, não existia mercado suficiente para atender o cliente, mas com a entrada do Real, as redes supermercadistas estrangeiras começaram a entrar no Brasil para insvestir e reinvestir.

Onde a rede Carrefour, Wal Mart, Sonae e Royal Ahold trouxeram muitas modificações no setor com alto investimento no país, o interesse dessas empresas era de investirem no país, por se ter um grande mercado de consumidor, pouca competividade e baixas restrições de legislação para entrada de empresas estrangeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com