TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado do setor supermercadista

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

6

2

DESENVOLVIMENTO

7

3

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

8

4

GESTÃO DE PESSOAS

8

5

COMPORTAMENTO

11

6

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

11

7

CONCLUSÃO

13

8

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

14


INTRODUÇÃO

        A apresentação textual a seguir foi desenvolvida com os temas apresentados ate o momento, com intuito de apresentar os conhecimentos estudados durante esse semestre, psicologia organizacional, gestão de pessoas, comportamento, clima e cultura organizacional.

De acordo com artigo “A angústia da vida executiva” foi realizada uma pesquisa com mais de mil executivos, em que revela 84% dos executivos estão infelizes no trabalho, 54% estão insatisfeitos com o tempo dedicado a vida pessoal, 40% das executivas não têm filhos, 35% apontam problemas com o chefe como a crise mais marcante da vida.

        Psicologia organizacional tem como objetivo de proporcionar aos colaboradores mais qualidade de vidas e bem estar, dentro do ambiente de trabalho, estudando as emoções geradas nesse ambiente.

        Gestão de pessoas, administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas técnicas e praticas definida, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

        Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos colaboradores e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções.

        O clima organizacional é uma variável que interfere diretamente na produtividade das pessoas nas organizações, pois o grau de salubridade da mesma depende diretamente de sua atmosfera psicológica. Dessa forma, um ambiente favorável, onde se encontra um clima de colaboração, comprometimento e relacionamentos saudáveis, é condição fundamental para que as pessoas se sintam mais satisfeitas e motivadas com o trabalho que realizam.

                Cultura é um termo genérico utilizado para significar duas situações distintas. A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no relacionamento com os demais. Porque todos os costumes e tradições que as empresas possuem alteram o seu andamento podendo ser pontos positivos ou negativos, ou se modificando com o tempo.

DESENVOLVIMENTO

  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

        A psicologia surge pela busca de respostas para algumas das diversas perguntas que se faziam os gregos desde o final do século VII a.C a respeito dos fenômenos naturais e humanos: Porque algumas coisas mudam e outras parecem nunca mudar?De onde vem tudo que existe? Para onde vai tudo que acaba?

        Os princípios da filosofia pré-socrática que afetarão a Psicologia são:

  • Universalidade: o que é verdadeiro é verdadeiro sempre (passado, presente e futuro) e em todo lugar;
  • Natureza concreta: o que existe se origina da natureza concreta e se explica por ela;
  • Racionalidade: só é válido aquilo que é lógico, racional e coerente.

        Portanto, a psicologia tem a função de estudar o comportamento humano, para compreender as situações ocorridas no nosso dia a dia, saber o que podemos fazer para melhorar o comportamento entre indivíduos. Dentro da psicologia organizacional existe também a idéia de desenvolvimento gerencial, que procura atingir uma flexibilidade nas relações de trabalho com finalidade de reduzir e evitar conflitos.

        Papel do psicólogo organizacional é acompanhar as pessoas em seu local de trabalho, pois é aí que as dificuldades, as angústias, as frustrações, os desentendimentos e os conflitos aparecem. Para isso, é preciso que aperfeiçoe seus conhecimentos e habilidades e desenvolva atividades estratégicas, de pesquisa, planejamento e consultoria; deixando as rotineiras e burocráticas para setores específicos. Assim, terá mais tempo para conhecer as reais necessidades das pessoas com quem trabalha, oferecendo melhor atendimento aos seus clientes internos (colaboradores) e satisfazendo as demandas da organização.

        A relação do trabalho, significado e saúde por conta da quantidade de tempo dedicado ao trabalho as pessoas acaba por acarretar sofrimento e desencadear distúrbios, dependendo de fatores referentes ao ambiente, organização do trabalho e da estrutura interna de cada indivíduo.

Conforme o artigo “A angustia da vida executiva” mostra que o ambiente de trabalho tornou-se um local de infelicidade para diretores e presidentes das empresas. Com essa jornada de trabalho excessiva, estes executivos não possuem muito tempo, ou tempo algum para ter uma vida social agradável com sua família e amigos.

As angústias, temores e dilemas enfrentados por executivos do topo são o tema de um profundo mergulho nos corações e mentes dos altos executivos brasileiros, num estudo conduzido, nos últimos dois anos, pela psicóloga mineira Betânia Tanure e seus pesquisadores.

 A qualidade de vida no trabalho tem ganhado espaço nas discussões gerenciais dentro das organizações, tempos muitos profissionais que ama o que fazem mais estão enfrentando sérios problemas, de acordo com o artigo “A angústia da vida executiva” tem muitos profissionais dedicando a maior parte de seu tempo para as empresas assim como fez a executiva paulistana Denise Santos, de 38 anos, presidente da BenQ Mobile no Brasil, fabricante de celulares, esteve no centro de um furacão. A empresa é subsidiária do grupo taiwanês BenQ, que em 2006 registrou o maior prejuízo de sua história. Para ajustar as contas, fábricas foram fechadas mundo afora, e centenas de funcionários, demitidos. De Taiwan, Denise recebeu ordem para reduzir em 40% a estrutura da filial. Sua rotina tornou-se caótica. Ela chegou a trabalhar até 17 horas por dia. Nos finais de semana, reuniões intermináveis paralisaram sua vida pessoal. Praticamente só respirava trabalho. Numa das decisões mais difíceis e doloridas de sua carreira, ela se viu na contingência de afastar 300 funcionários. "Amo o que faço, mas os momentos de infelicidade no trabalho já me fizeram ir diversas vezes para uma sessão de terapia", afirma Denise, uma das mais jovens presidentes de empresa no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (755.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com