TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado do setor supermercadista

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 3][pic 4][pic 2][pic 5]

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Bacharelado em Administração

Estrutura de mercado do setor supermercadista.

Luciano Carvalho

Uruguaiana

2015


Luciano Carvalho

Estrutura de mercado do setor supermercadista.

Portfólio apresentado como exigência para obtenção de conceito para o segundo semestre do curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Orientador: Leuter Duarte Cardoso Jr., Paula Keflens ,Maria Carolina de Araujo Antonio, Maria Eliza Pacheco, Wilson Sanchez, João Paulo Leite Barbosa

Uruguaiana

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata dos conteúdo de Macroeconomia e Microeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade.

Em sua primeira parte tratamos do assunto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”.

 O  presente trabalho esta organizado em três partes, onde na primeira parte, Tomando como base o texto indicado para leitura, será abordado o tema "Macroeconomia e Microeconomia", descrevendo as estruturas de mercado, suas características e particularidades.

No segundo capitulo iremos abordar o tema "Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial ", este capitulo encontra-se dividido em sub-capítulos que irão  tratar sobre "Medidas descritivas", onde iremos abordar sobre as Medidas de tendência central, Media Aritmética, Medida Aritmética Ponderada, Moda e Mediana, descrevendo suas características e descrições. Em sequencia trataremos das Medidas de dispersão, caracterizando e descrevendo a Variância e o desvio-padrão.

Abordamos também as técnicas de abordagem probabilísticas , conceituando a Amostragem aleatória simples, Amostragem aleatória sistemática, Amostragem Estratificada, Amostragem por conglomerados.No sub-capitulo final descrevemos os números-índice, conceituando-os e descrevendo suas principais aplicações, como, a relação de preços, a relação de quantidade e a relação de valor.

 Ao final do deste trabalho em seu terceiro capitulo tratamos da Ética, Política e Sociedade, discorrendo sobre a Tendência do capitalismo, em sua atual fase, de se tornar monopolista, onde falaremos sobre as mudanças ocorridas no Capitalismo desde seus surgimento, até os dias atuais, situações que levaram o capitalismo a tomar este rumo e as consequências deste processo.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com colaborações de pesquisas "virtuais" em paginas da internet que trata sobre o assunto.


2 DESENVOLVIMENTO

1) Macroeconomia e Microeconomia

Tomando como base o texto fornecido no material de apoio, neste conseguimos identificar a predominância da estrutura de mercado "oligopólio".

Estruturas de mercado

São modelos que analisam os aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda.

Podemos citar como estruturas clássicas básicas de mercado: Monopólio, Oligopólio, Concorrência Monopolista e a Concorrência Perfeita.

Monopólio : estrutura de mercado caracterizada pelo controle, por um só produtor, dos preços e das quantidades de bens e serviços oferecidos aos consumidores.Não existindo alternativas senão comprar do único fornecedor.Isto gera lucros extraordinários ao monopolista, o preço será sempre maior e a quantidade vendida menor do que em outras estruturas de mercado.

Existem diversas causas  para a existência do monopólio, causas políticas, econômicas, técnicas, entre outras, mas as principais citadas em estudos clássicos são:

-exclusividade de matéria-prima ou técnica de produção;

-patente sobre produtos ou processo de produção;

-licença governamental ou imposição de barreiras comerciais para excluir competidores;

-monopólio natural, quando o mercado não suporta mais do que uma única empresa, pois a tecnologia de produção impõe que a operação eficiente tenha economias de escala substanciais.

A base argumentativa favorável ao monopólio concentra-se principalmente nas vantagens de produção e grande escala, como a elevação de rendimento propiciado pelas inovações tecnológicas e a redução de custos.Também existe afirmação de que no monopólio pode racionalizar atividades econômicas, eliminando os excessos de capacidade e evitar concorrência desleal.

Os argumentos contrários concentram-se no fato do monopólio prejudicar o consumidor devido ao poder sobre o mercado, controlando a produção e a variedade de produtos, exercendo uma política de preços abusivos.Outro fator é a ausência de concorrência que deixa o consumidor sem condições comparativas de produtos e preços.

Oligopólio: situação de mercado com um numero reduzido de empresas, de tal forma que cada uma destas empresas tem que considerar o comportamento e reações das demais empresas quando toma decisões de mercado.A sua principal característica é a existência da interdependência entre as empresas.

As principais causas do surgimento do oligopólio são a escala mínima de eficiência e as características da procura, existem dois tipos de oligopólio:

Oligopólio Puro : quando os produtos são homogêneos

Oligopólio diferenciado: onde os produtos são diferenciados.

É normal encontrar neste tipo de mercado a formação de "cartéis", onde as poucas empresas se unem e fazem unificação de preços ao consumidor.

Concorrência monopolista: estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passiveis de concorrência, esta estrutura encontra-se intermediariamente entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas difere-se do oligopólio pelas seguintes características :

-aumento relativamente grande de empresas com certo poder de concorrenciais, mas com segmentos de mercado e produtos diferenciados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com