TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de mercado do setor supermercadista

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Microeconomia e macroeconomia        

2.1.1        Principais estruturas de marcado        

2.1.2        Estrutura de Oligopólio        

2.2        MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL        

2.2.1        Medidas descritivas        

2.3        ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        

2.3.1        Tendência do Capitalismo        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordada primeiramente a estrutura de mercado do setor supermercadista do Estado do Rio Grande Sul e apresentadas as principais estruturas de mercado. A segunda parte deste trabalho discorre sobre os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos que frequentemente são aplicados na gestão empresarial, que auxilia os gestores nas tomadas de decisões dentro do ambiente organizacional. Na terceira e última parte deste trabalho analisaremos a tendência do capitalismo, em sua atual fase, de se tornar monopolista e quais são as implicações sociais desta tendência. Nas últimas duas décadas, o comércio teve uma evolução significativa que foi proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico, que propiciou a geração de técnicas de gestões mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais mais intensivos em conhecimento. Estes fatores aliados ao processo de globalização e aberturas de mercados contribuíram na redução de espaços econômicos regionais ou locais privilegiados..Juntamente com as transformações que tem ocorrido na economia brasileira, o setor varejista, principalmente o supermercadista, também esta vivendo um momento de reestruturação, buscando eficiente operacionalização e competitividade. Assim torna-se imperativo que as empresas se ajustem a essa nova realidade, para tornarem-se mais eficientes, eficazes, enfim, mais competitivas.

A entrada de redes estrangeiras trouxe modificações profundas no market-share do setor supermercadista brasileiro, uma vez que as gigantes varejistas estrangeiras realizam macios investimentos no País, através de abertura de novas lojas, aquisições e fusões. O Estado do Rio Grande do Sul se constituiu num plano de atraso destes investimentos, que gerou modificações estruturais neste setor. Ressalta-se que somente a rede holandesa não atua no Estado do Rio Grande do Sul, as demais redes apresentam-se expressivamente atuantes no Estado.              As estruturas de mercado foram determinadas por estarem condicionadas a quatro variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, elasticidade de demanda e economias da escala de produção, existência da barreira á entradas de novas empresas. Pelo fato do setor supermercadista estar incluso no mercado de bens e serviços, as formas de mercado que estão dentro destas características são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

Dentro do tema proposto esse trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para entender o que é Economia. A Economia é a “Ciência que estuda o comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que está inserida. Passamos a abordar as principais áreas do estudo dessa ciência que faz parte do nosso cotidiano: a microeconomia e macroeconomia e métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema empresarial com seus diversos graus de complexidade. Conceituar os principais agentes, como inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e a variação de emprego e desemprego que fazem parte do noticiário diário.

Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Sabe-se que no mundo globalizado, tem-se a necessidade das empresas buscarem instrumentos de apoio capazes de proporcionar maior segurança e agilidade ao processo de tomada de decisões. A ética política e sociedade As concepções éticas nascem e se desenvolvem como respostas aos problemas sociais e políticos, históricos, concretos surgidos nas relações entre os homens, em especial os problemas que se relacionam com o comportamento moral.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
  1. Principais estruturas de marcado

Estrutura de mercado: Número de firmas produtoras no mercado; Diferenciação do produto; Elasticidade de demanda e economias da escala de produção; Existência da barreira à entrada de novas empresas. Pelo fato do setor supermercadista está incluso no mercado de bens e serviços, as formas de mercado que estão dentro destas características, são: “Concorrência perfeita”, “Monopólio”, “Concorrência Monopolística” (ou imperfeita) e “Oligopólio”.

Concorrência Perfeita: Caracteriza-se pela a existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado. Os produtos elaborados são homogênios, sendo substitutos perfeitos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. É o modelo ideal de mercado, pois a entrada e saída de firmas no mercado são livres. Os empresários maximizam lucro e os consumidores satisfação, os consumidores e vendedores tem acesso a toda informação, sem custos. Os produtores de hortaliças e os vendedores de picolés são exemplos da concorrência perfeita, em uma área de lazer. Uma característica deste mercado é que em longo prazo não existe lucros extras, mas apenas os chamados lucros normais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com