TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estuda da Organização Cultural da Southwest Airlines

Por:   •  17/9/2017  •  Seminário  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS

CAMPUS CAXIAS DO SUL

ESTUDO SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL DA SOUTHWEST AIRLINES COMPANY

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais

Aluna: Tuani Richter

Disciplina: Gestão de Pessoas

Indice

Objetivo

Apresentar uma visão geral sobre a Southwest Airlines e como sua cultura organizacional é concedida.

A História

Criada em 1967 a Southwest Airlines Company, situa-se em Dallas no Texas e foi criada para servir as três maiores cidades do Texas, Dallas, Houston e San Antonio. O objetivo era voar no horário, sem atrasos e pelo menor preço possível. Apesar de ser fundada em 1967, a companhia só realizou o primeiro voo em 1971, após longas batalhas judiciais movidas por companhias aéreas concorrentes.

Contraste no serviço

Para atingir um público maior, a empresa adotou um comportamento distinto do que era encontrado nas companhias aéreas concorrentes. Ela utilizava do bom humor para atrair e fidelizar clientes, suas campanhas publicitárias eram bem humoradas e suas comissárias de bordo, dotadas de uma extravagante sensualidade. Por manter suas tarifas baixas, o número de passageiros da região aumentou em mais de 200 mil em apenas 11 meses de operação.

Efeito Southwest

Os custos baixos deram à Southwest seu nicho de mercado e uma vantagem competitiva: o de possuir as tarifas mais baixas do mercado americano. E isso criou um fenômeno conhecido como Efeito Southwest. Os aeroportos servidos pela empresa tem tarifas médias mais baixas que os demais, porque as outras companhias se sentem pressionadas a reduzir suas tarifas para se tornar competitiva.

Cultura Organizacional

Como dito anteriormente, um dos focos da Southwest são os vôos de custo baixo e sem luxo, e para poder oferecer esses valores baixos, ela se concentra em rotas curtas, domésticas e utiliza aeroportos pequenos e evitados, que são mais cômodos para quem está viajando à negócios. Seguindo essa ideia de baixo custo, a empresa utiliza de anúncios nas estações de TV locais, invés de redes nacionais, que tendem a ser mais caras.

Não oferecem refeições a bordo, no máximo água, refrigerante e amendoim, e também não permite que assentos sejam marcados. Mas apesar de todas essas limitações que a própria companhia impõem, para que seu objetivo seja respeitado, ela é muito conhecida pelo ambiente de trabalho divertido, flexível e descontraído que oferece aos funcionários. Tanto que, a empresa coloca os clientes em segundo lugar, pois em primeiro vem o próprio funcionário. Ela não se preocupa com participação do mercado, mas sim com a rentabilidade, pois funcionários satisfeito, por consequência trabalha melhor. A cultura organizacional da Southwest estimula a iniciativa, a criatividade e a autonomia

Cada funcionário é dono de sim, a empresa confia na autonomia de que esse precisa para trabalhar. E por isso a Southwest consegue se adaptar rapidamente às mudanças. A cultura organizacional da Southwest busca criar e manter um ambiente de trabalho que contamine positivamente seus funcionários, treina-os para que façam a coisa certa. Grande parte do sucesso da Southwest Airlines está no respeito e dignidade com que ela trata seus funcionários, permitindo crescer e aperfeiçoar sua capacidade de liderar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com