TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Coca Cola

Por:   •  19/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

        Ao longo e posteriormente à segunda Guerra Mundial iniciava-se o processo de globalização da The Coca-Cola Company. Responsável pela criação do refrigerante que carrega o nome da empresa − Coca-Cola − o produto que até então havia sido criado com a finalidade de ser um remédio para dor de cabeça, passou a alterar hábitos de consumo, se tornando símbolo do capitalismo americano. Possuindo o produto considerado como o primeiro globalizado da história, a empresa em 1930, apenas um ano depois da crise de 1929 surpreendeu a todos sendo uma das poucas empresas a obter grandes vendas naquele período.

        Devido ao fato de se projetar durante a Segunda Guerra, a The Coca-Cola Company condicionou-se à internacionalização de maneira rápida e efetiva, visto que lidava com diversos países do mundo. Tratando de seu reconhecimento mundial, percebe-se sem dúvidas, que um dos maiores pilares para que a Coca-Cola se tornasse um produto globalizado é a utilização do seu marketing bem elaborado. As estratégias comerciais − que foram utilizadas desde o princípio da criação da marca − se mostraram bastante evoluídas, tornando-se referência até os dias atuais. A Coca-Cola foi desenvolvida para ser um remédio, e como na época os custos de produção dos remédios eram muito baixos, para estes serem vendidos apostava-se muito em publicidade, sendo que para divulgar o produto eram usadas expressões como "deliciosa", "refrescante", "estimulante" e "revigorante", disseminando assim, a idéia de que o produto tratava não apenas o corpo, mas também a alma. Graças a esse fenômeno a empresa se solidificou, levando sua mensagem aos mais variados padrões culturais e atuando em todas as camadas sociais.

        Ainda se tratando da comunicação da marca, não podemos deixar de citar a adequação da empresa em relação ao surgimento de novos concorrentes − em destaque a Pepsi − fato que condicionou a empresa a combater a entrada de novos produtos em seu mercado atuante. O primeiro canal para que a empresa se tornasse conhecida de maneira generalizada foi a criação da aparência instigante da embalagem, que pode ser reconhecida pelos consumidores em diversas circunstâncias, o que acabou por se tornar "uma marca em outra marca". Nesse âmbito, também não poderíamos deixar de mencionar a maior representação comercial da marca, sendo esta o "Papai Noel". Este personagem não se associava à imagem atual conhecida mundialmente, e na busca de alcançar o público jovem (fator de grande relevância mercadológica e um dos direcionadores da empresa) foi modificado para possuir feições semelhantes às humanas, e propositalmente utilizar as cores da marca. Outro fator importante é a aposta da empresa em relacionar o produto a questões psicológicas, sendo que na maioria de suas campanhas publicitárias o produto está associado a sensações de bem-estar, onde são utilizadas palavras de grande efeito como "felicidade" e "família".

        Considerada a marca mais valiosa, conhecida − 94% da população da Terra reconhece a marca− e respeitada do mundo, tanto a marca quanto a empresa podem ser encontradas nos mais variados lugares, e isso se dá principalmente à inovação tecnológica, onde os meios de comunicação merecem destaque no processo de disseminação de informação. Assimilando culturas dos mais variados mercados, acabou por obter vantagem competitiva em todo o mundo, sendo que praticamente metade das vendas de refrigerante de todo o mundo são pertencentes à marca. Por conta desse reconhecimento, a The Coca Cola Company utiliza como missão satisfazer aos clientes antes mesmo de satisfazer os interesses da empresa, e acusada diversas vezes de fabricar produtos que causam malefícios à saúde dos seus consumidores, a empresa optou por acrescentar em suas operações outros produtos, como chás, águas e sucos considerados mais saudáveis; com isso a empresa conseguiu alcançar 11% do mercado mundial de bebidas dietéticas, mostrando mais uma vez sua capacidade de adaptação e adequação aos mercados atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com