TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo das estratégias competitivas utilizadas pelas empresas

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO                   

                  O presente trabalho apresenta um estudo das estratégias competitivas utilizadas pelas empresas. Parte-se do ambiente de incerteza e mudanças vivido na atualidade, bem como dos novos paradigmas colocados pela revolução da tecnologia da informação, para enfocar-se a estratégia como resposta adequada para a sobrevivência das empresas. Apresentamos um diagnóstico empresarial na área de marketing das empresas Cooperativa Sicredi (POA) e Vigilância Pedrozo Ltda., pois hoje não basta ser o melhor, o sucesso de uma instituição consiste em ser diferente, único, estar atento as mudanças constantes do mercado e agradar os consumidores, oferecendo o que eles mais desejam.

Para esse ciclo ser completo as empresas tem que observar alguns processos para que seu sucesso seja completo e duradouro. Conhecer os caminhos que as empresas trilham para alcançar a excelência é muito interessante e de profundo aprendizado, conforme vamos conferir a seguir com as entrevistas efetuadas junto ao departamento de marketing das referidas empresas.


  1. DESENVOLVIMENTO

2. ENTREVISTA

2.1. DADOS EMPRESA 1

Nome: Cooperativa Sicredi

Setor: Financeiro

Porte: Médio

Cidade: Porto Alegre - RS

2.2. QUESTIONÁRIO

1-A empresa possui um banco de dados de clientes?

R- Sim.

2- Como a empresa determina os preços dos produtos?

R- Como é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, segue as normas de precificação do mercado financeiro brasileiro.

3-Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

R- Comunicação e marketing (divulgação de produtos e serviços – mídia externa: spot, VTs, outdoor’s, anúncios e mídia interna (PDV) – cartazes, banners, adesivos, folderes, flyers.

Relações Públicas: Reuniões de prestação e contas, de formação e de prospecção.

4- A empresa monitora seus concorrentes?

R- Sim.

5- A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

R- Sim, em nível nacional, sob a responsabilidade e coordenação da área de marketing do Banco Cooperativo Sicredi.

6- Como são realizados os controles bancários da organização?

R- São realizados pela área de controles da cooperativa.

7- Existe uma financeira que realiza os empréstimos para organização? Ela trabalha com cartão de crédito? Quais benefícios ela conseguiu com abertura de conta e escolha de banco?

R- Não. Os recursos são buscados via linhas de financiamentos disponíveis no mercado financeiro e também via Governo Federal e repassado aos associados.

8) O gestor conhece as políticas fiscais, monetárias e cambiais que interferem no seu ramo? E como faz a gestão com base nesses conceitos?

R- Sim. A gestão de toda essa parte fica a cargo da diretoria de operações da cooperativa.

9) O gestor utiliza das informações contábeis para analise do patrimônio e evolução dos recursos? De que forma o gestor utiliza essas informações?

R- Sim, também essa parte é feita por uma área especializada e compartilhada no Planejamento Anual, para que a área de marketing possa alocar os recursos disponíveis.

10) Na empresa que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

R- A empresa incorporou uma outra cooperativa no estado de São Paulo, e precisam urgentemente de colaboradores, se aproximar dos cooperados já existentes e conquistar novos cooperados, conhecer a concorrência e o mercado local. Então vamos efetuar um diagnóstico da situação, analisando a questão do ambiente humano da organização, a questão da necessidade de manter e agregar clientes, a concorrência e a questão dos sistemas de mercado.

11) Durante esta negociação, normalmente surgem conflitos, esperados ou

não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para

se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por quê?

R- É relevante e estratégico que a empresa repense seu posicionamento, e a partir de então, direcione seus esforços também para novas oportunidades até então ignoradas ou desconhecidas. Desta forma, um esforço sistemático voltado para o marketing e para inovação pode representar uma alternativa a mercados altamente competitivos e até mesmo saturados. Nessa perspectiva, a atuação empresarial também encontra espaço e oportunidade para inovar naquilo que era tratado como um processo exclusivamente gerador de impactos negativos.

2.3. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES

2.3.1. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES, ANALISAR CRITICAMENTE AS INFORMAÇÕES, DESCREVENDO COMO A EMPRESA DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES DE MARKETING.

A Cooperativa Sicredi é uma empresa de porte médio com visão nacional, as atividades do marketing são bem divulgadas, visto que usam vários meios, como mídia externa, spot, outdoors mídia interna, banners, cartazes, adesivos, folders, também divulgam no jornal O Catavento – Top Sicredi. Todos os preços são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil e segue as normas de precificação do mercado financeiro nacional. A Empresa tem um banco de dados de todos os clientes onde são feitos trabalhos para identificar a satisfação dos clientes em nível nacional, possuem um monitoramento de seus concorrentes por meio de um sistema interno. Sobre empréstimos, a empresa busca recursos via linhas de financiamentos disponíveis no mercado financeiro e também via Governo Federal e repassado aos associados. A parte contábil e analise de patrimônio são feitos por uma área especializada e compartilhada no Planejamento Anual e conforme os dados apresentados são repassados recursos para a área do marketing alocar. A Sicredi realiza suas atividades de marketing de maneira bem abrangente; a integração com a missão da empresa, a diversidade dos produtos, a identificação dos posicionamentos a serem adotados, a definição dos fatores de atratividade dos produtos, as oportunidades e ameaças encontradas, os pontos fortes e fracos da empresa nesses produtos perante a concorrência, a magnitude da estratégia de cobertura e por fim, os objetivos estratégicos e os meios de manipulação do marketing operacional; indiscutivelmente os administradores da Cooperativa Sicredi utilizam o marketing em todos os níveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com