TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Graciliano Ramos

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Secretaria de Educação a distância

Curso de Bacharelado em Administração Pública

Disciplina: Teorias da Administração I

Com base nas informações sobre a atuação do gestor Graciliano e nos conceitos trabalhados nas Unidade 1 e 2 do Livro texto, responda às seguintes questões:

1. Identifique, na atuação de Graciliano, quais as funções da administração ele desempenhou? Quais você considera poderiam se melhoradas? Justifique.

Ao observar as atitudes de Graciliano como gestor, notam-se certas funções administrativas, com o planejamento.  O qual é percebido com seus projetos para a cidade, seus objetivos de tornar uma cidade limpa, com educação de qualidade e com postura. Uma gestão organizada, onde designou pessoas responsáveis para cumprir seus objetivos. Um exemplo disso é o caso do fiscal que foi advertido Poe não recolher os animais que estavam soltos na rua.

Graciliano, no entanto, precisava melhorar sua liderança e controle, ele não motivava seus colaboradores a aderirem suas metas ou a prosseguirem com seus objetivos, já que seu vice desistiu de continuar e seu vereador não concordava com suas leis, Graciliano precisava mostrar a necessidade de suas metas ao povo e aos seus colaboradores para que esses fossem discípulos seus, ele não possuiu a função mais importante de todas que é o controle, este teve medo e preferiu renunciar seu cargo por conta da crise mundial e por dificuldade de realizar seus planos.

2. Quais habilidades do administrador podemos identificar no Perfil de Graciliano? Quais ele poderia desenvolver melhor? Por quê?

Sabe-se que existem três habilidades primordiais para um administrador. As conceituais, as humanas e as técnicas. Devido ao nível administrativo em que Graciliano se encontrava o qual era institucional, ele precisava ter extremo domínio em duas habilidades específicas, as conceituais e humanas. Graciliano dominava facilmente sua habilidade conceitual. Pois, era dotado de pensamento criativo, formulação de ideias, análise de situações complexas e logo encontrava a solução para problemas de diversas naturezas.

3. O que você aprendeu da experiência desse gestor e considera que pode (e deve) ser apropriado a prática do Gestor Público de hoje?

Graciliano fazia o perfil do prefeito que não agradava a população, mas seguia seu planejamento visando à melhoria da antiga Palmeira dos Índios. Talvez por isso o velho Graciliano tenha renunciado ao cargo em 1930, dois anos depois de ser eleito. Ele mostrava uma constante preocupação com os aspectos humanos da cidade. E essa preocupação com a urbanidade das grandes cidades atuais deve ser colocada em pauta. Afinal, qual é o projeto de cidade que temos visto? Que tipo de cidade nossos filhos, netos e bisnetos herdarão? Será uma cidade melhor ou pior?

Historicamente as cidades têm crescido de forma descomunal e acrescentando enormes responsabilidades aos governantes no que diz respeito a habitação, bem-estar social, saúde, educação, planejamento urbano, etc. Está na hora de projetos urbanos serem implantados, de tirarem do papel ideias que só ficam na teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (115.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com