TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado II

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

        Trabalho aplicado na empresa ETICE (EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CEARA), como forma de aprovação do Estagio supervisionado II do Curso de Administração.

1.1 Apresentações da empresa

A ETICE (EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CEARA) é uma empresa do ramo de TI (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO). Hoje atendendo todo o estado do Ceará, com serviços de instalações e manutenções de antenas de rádio e fibra ótica. A empresa visa atender com máxima prioridade as necessidades dos clientes, fazendo a ligação entre eles e o fornecedor.

1.2 Justificativa

        Aplicar os conhecimentos teórico na prática com o intuito de aprimorá-los, buscando observar e entender o ambiente de trabalho da ETICE (EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CEARA).

1.3. Objetivo geral do trabalho

        Demonstrar o objetivo pelo qual o aluno está desenvolvendo o trabalho de estágio, identificando a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos à prática da administração de empresas, objetivando a compreensão real das vivências voltadas para as atividades realizadas pela empresa e comparando-as com os conteúdos das disciplinas estudadas pelo aluno no decorrer do curso de graduação de Administração.

1.4 Metodologia

        Para a realização deste trabalho, foi utilizado como metodologia de pesquisa bibliográfica, informações obtidas por funcionários através de conversas realizadas na empresa, no site da empresa e elaborando um relatório dissertativo.

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1. Caracterização da empresa

        Razão Social: Empresa da Tecnologia da Informação do Ceará – ETICE,        Av. Pontes Vieira, N° 220 – São João do Tauape, CEP: 60130-240, FORTALEZA- CEARÁ. Setor de Atividade: SCM ( Serviço de Comunicação de Multimídia).

2.2. Histórico da empresa

        A ETICE, empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, da Administração Indireta, foi criada pela Lei 13.006, de 24 de março de 2000, modificada pelas Leis n° 13.875, de 07 de fevereiro de 2007, de acordo com o inciso I, do art. 80, n° 14.335, de 20 de abril de 2009, vinculada á Secretaria do Planejamento e Gestão, tem sede em Fortaleza e jurisdição em todo o território do estado do Ceará.

2.3 Missão

Fortalecer a gestão publica e o desenvolvimento econômico e social, por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Maximiano (2004) estabelece a missão como “o propósito ou as razões para a existência da organização, do ponto de vista de sua utilidade para os clientes”.

Já Para Chiavenato (2005), missão significa uma tarefa que é recebida. É a razão de existência da organização.

A missão da empresa esta anexada de forma clara em informativos expostos flanelógrafos por todo o prédio. Desde a recepção ate os respectivos setores de atuação. Onde em reuniões semanais é fortalecida a missão da empresa

A identificação com a missão da empresa por parte dos colaboradores como também dos stakeholders está no comprometimento do que foi estabelecido no planejamento estratégico definido para os anos de 2015 a 2018, os stakeholders notadamente fornecedores e clientes estão envolvidos na cadeia produtiva da tecnologia da informação e comunicação (TIC), portanto plenamente identificados com a missão da empresa.

2.4 Visão

Ser referencia nacional, até 2018, como uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) indutora da inovação e modernização para o desenvolvimento econômico e social do estado do Ceará.

Segundo Costa (2007), visão é um modelo mental de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade futura possível para a organização.

Rodrigues (2009) defini da seguinte forma, a visão da empresa é a explicação do que ela tem por objetivo de posicionamento para o seu futuro. Sendo ainda a tradução da maneira pela qual ela deseja ser vista, bem como algo que seja motivador e tangível e possível de ser alcançado.

A visão da empresa esta anexada de forma clara em informativos expostos flanelógrafos por todo o prédio. Desde a recepção ate os respectivos setores de atuação. Onde em reuniões semanais é fortalecida a visão da empresa.                                                                                              

A identificação com a visão da empresa por parte dos colaboradores como também dos stakeholders está no comprometimento do que foi estabelecido no planejamento estratégico definido para os anos de 2015 a 2018, os stakeholders notadamente fornecedores e clientes estão envolvidos na cadeia produtiva da tecnologia da informação e comunicação(TIC), portanto plenamente identificados com a missão da empresa.

2.5 Valores

Transparência;

Proatividade;

Comprometimento;

Credibilidade;

Criatividade;

Equidade;

Ética.

Segundo Tamayo (1998) valores organizacionais são princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a condutas ou metas organizacionais desejáveis, que orientam a vida da organização e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou ambos.

Para Oliveira (2005), os valores são o conjunto dos princípios e crenças que a organização carrega, fornecendo suporte para a tomada de decisões. Além de contemplarem uma grande interação com questões éticas e morais. Podendo se transformar em combustível para vantagem competitiva.

Os valores da empresa esta anexada de forma clara em informativos expostos flanelógrafos por todo o prédio. Desde a recepção ate os respectivos setores de atuação. Onde em reuniões semanais são fortalecidos os valores da empresa.                                                                      

A identificação com os valores da empresa por parte dos colaboradores como também dos stakeholders está no comprometimento do que foi estabelecido no planejamento estratégico definido para os anos de 2015 a 2018, os stakeholders notadamente fornecedores e clientes estão envolvidos na cadeia produtiva da tecnologia da informação e comunicação(TIC), portanto plenamente identificados com a missão da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (442.5 Kb)   docx (167.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com