TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 4 de processos administradivos

Por:   •  17/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

Processos Administrativos

        A administração é uma ciência social aplicada fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elemento de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Um bom planejamento no setor financeiro de uma organização consegue identificar onde há erros, onde ocorrem os lucros, onde há produção, onde há falhas, e onde há percas; Podemos entender que planejamento, é uma gestão estratégias, o que significa que, é a ferramenta conhecida como PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar).  Dentro desta ferramenta está tudo que alguém de muita responsabilidade (administrador de empresas) deve conter.

        Um planejamento bem realizado traz diversos benefícios às organizações, pois possibilita à resolução antecipada de problemas e conflitos, satisfação de seus clientes, e desta forma, faz chegar mais rapidamente ao próprio objetivo, e principalmente trazendo lucro a organização. Outra ferramenta que também é muito utilizada pelos gestores, é conhecida como SWOT ou FOFA. (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Nesta ferramenta a organização consegue lutar contra a baixa na produção e vendas de seus produtos, e assim inovando e criando novas oportunidades. Para preparar alguém hoje no mercado de trabalho que consiga organizar e dirigir uma empresa, não está sendo uma tarefa nada fácil, pois as organizações e seus departamentos e subdivisão tem que conseguir ver além do horizonte e criar a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. E para que as empresas consigam ter uma gestão estratégica precisamos também de um empreendedor, e de um gestor altamente organizado, que tem como uma de suas principais finalidades realizarem propósitos coletivos.

Para que uma organização consiga se erguer em momentos de crises, ou se manter nos bons momentos, é necessário que ela encontre profissionais que mantenham os pés firmes no chão, que consigam identificar as reais situações estatais e financeiras das empresas. Gestores que conseguem criar uma organização estratégica ficam um passo a frente de seus concorrentes.

Planejamento Empresarial

O Planejamento Empresarial é de extrema importância para um bom funcionamento administrativo e para atingir a meta e os objetivos que se deseja alcançar. Cuida de toda ação empreendedora e comercial, parte primeiramente de um bom planejamento estratégico, onde são analisados todos os pros e contras das ações que se quer e que tem que ser tomada. É o relatório que consolida o planejamento empresarial de uma empresa, unidade de negócio ou projeto; É importante esclarecer a importância da empresa, o que ela faz e qual é a sua missão. A Visão seria o que a empresa deseja ser e o que pretende conquistar até determinado período. Para atingir a missão e visão da empresa, é necessário passar pela etapa de Análise de Ambiência Externa, isso significa que, os dirigentes da empresa irão descobrir quais ambientes externos da empresa precisam ser monitorados para que as metas sejam alcançadas. Em seguida é necessário fazer uma análise da situação atual, em outras palavras, essa é a parte do planejamento estratégico empresarial mais interessante; Com ela que é possível enxergar de forma diferenciada a situação empresarial atual. A análise SWOT, muito empregada no âmbito da comunicação é quem vai delegar os resultados.

No entanto, o planejamento empresarial tem como objetivo conhecer a atividade diária e rotineira desenvolvida no setor administrativo da Empresa, tais como, funcionamento dos equipamentos de informática e comunicação, verificação dos e-mails, agenda de reuniões e contatos, elaboração e apresentação de trabalhos, realizar estudos realistas e mutuamente consistentes sobre a importância do planejamento das empresas, seja ela de pequeno ou grande porte. Desta forma, dividindo a empresa em departamentos e níveis de responsabilidade, onde cada um tem que fazer sua parte para a empresa conseguir o objetivo final traçado no início do plano. Se possível, mensuráveis, qualitativos ou quantitativos;

Iniciativas mal calculadas e não analisadas podem representar atrasos de trabalhos, perdas de recursos, recuo no mercado em que se atua e perda de competitividade; Em alguns casos até mesmo a perda de todo capital designado para o investimento, podendo até deixar uma impressão não muito boa da empresa no mercado em geral, comprometendo desta forma, para um empreendimento prejudicando na busca de novos investidores, parceiros e clientes.

Planejamento Estratégico

Este planejamento pode ser definido como um processo sistemático, e flexível de tomada de decisão, e para esboçar objetivos e a direção para um futuro desejado. É sistemático, pois as etapas formam um conjunto de ações interdependentes, e interativas. E por fim, é flexível porque no decorrer do período, mudanças devem acontecer para que o objetivo seja alcançado. É definido pelos diretores da empresa, que determina o rumo a ser seguido, que visa alcançar objetivos globais da organização. Dentro das empresas, o planejamento tem difícil conceituação, já que sua função muitas vezes é confundida com previsão, projeção, predição, resolução de problemas e planos, contudo, planejamento estratégico é um processo que deve ser desenvolvido para promover o alcance de objetivos propostos. Pode ser definido como um processo gerencial que visa o estabelecimento de um rumo a ser seguido pela organização com o intuito de aperfeiçoar sua relação com o ambiente focando em resultados a longo e médio prazo. Sendo assim, é entendido como um processo que deve mobilizar toda a empresa na construção de seu futuro, envolvendo a organização na escolha do mesmo.

O desenvolvimento deste processo envolve uma série de atividades que são desencadeadas em toda a organização, desde as pessoas que chefiam uma instituição, até os níveis mais inferiores (subordinado), de forma diferenciada. Diferenciação, a qual ocorre pelo fato das organizações apresentarem níveis distintos de responsabilidade e participação no processo, ou seja, as empresas precisam se planejar com uma visão em longo prazo e muito clara sobre seus objetivos, para que desta forma, saibam diferenciar-se de seus concorrentes.          É preciso que o gestor conheça cada elemento do plano estratégico, seus limites e funções, e ser flexível para perceber erros e corrigi-los para um bom andamento de seu planejamento estratégico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com