TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa Desafio Argo - Proposta

Por:   •  7/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Proposta de Geração de Energia Sustentável e Redução de Emissão de GEE para Belo Horizonte

Mariane Dalla

Mario Braga

Maurício Rocha

Mayckel Pereira

Miguel Longo

Monise Moura

  1. Introdução e Contexto

A proposta da Renova para Argomenthor consiste na construção de uma Usina Solar Flutuante no Sistema Paraopebas, a RNV Argo, mais precisamente no reservatório Vargem das Flores, com objetivo da geração de energia limpa e renovável, viabilizando o fornecimento de energia elétrica sustentável para os bairros periféricos da cidade, utilizando o sistema elétrico existente da CEMIG para o transporte da energia gerada até os pontos de consumo, marcando um passo significativo em direção à inovação ambiental e à inclusão social.

Adicionalmente à está iniciativa propõe-se também a revitalização da área designada para a instalação da usina fotovoltaica flutuante, dando origem ao Parque Argo. Essa iniciativa não apenas almeja ser um ponto de geração de energia sustentável, mas também busca criar um espaço verde que desempenhará um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, saúde, bem-estar e equilíbrio ambiental dentro desta área urbana específica. O Parque Argo visa contribuir para tornar a cidade mais resiliente e habitável, demonstrando o comprometimento da Argomenthor com a integração de soluções que abordam de forma abrangente os desafios urbanos contemporâneos.

Em consonância com a geração de energia limpa e sustentável, objetiva-se também a redução da emissão de gases do efeito estufa por intermédio da expansão do atual sistema Metroviário da cidade, denominada Renova Way. Isso acarretará benefícios significativos para seus residentes, incluindo uma redução no tempo de deslocamento entre pontos, alívio do congestionamento no trânsito em geral e, consequentemente, uma contribuição direta para a Política Municipal de Enfrentamento das Mudanças Climáticas e Melhoria da Qualidade do Ar em BH - Projeto de Lei 270/2022(Diário do Comércio - https://diariodocomercio.com.br/politica/pl-que-estabelecia-metas-de-reducao-de-co2-em-bh-e-rejeitado/#gref).

  1. Proposta de soluções para Belo Horizonte

A região metropolitana de Belo Horizonte é abastecida pelos sistemas integrados Paraopeba e Rio das Velhas (Magalhães, AS. Carvalho, T, de Souza, K. Domingues, E. P., 2016). Por estar localizada em uma região de alta incidência solar, a escolha do Sistema Paraopeba (que conta com três reservatórios – Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores) se deu devido à proximidade às residências que receberão a energia solar gerada no complexo (Costa, L. F. 2023,) bem como à proximidade do local previsto para instalação da Renova Way (expansão do metrô de BH, abordado no próximo tópico das soluções), que também receberá energia elétrica gerada na usina solar RNV Argo. As placas solares serão instaladas na extensão física do reservatório Vargem das Flores, tendo seu estudo de instalação e acompanhamento de funcionamento inicial realizado pela equipe Renova em conjunto com a ArgoMenthor. O mesmo mecanismo de trabalho será aplicado ao parque adjacente à usina solar flutuante.

Atuando na frente de redução na emissão de GEE (gases de efeito estufa), a proposta consiste na expansão nas linhas de metrô da cidade, com a criação da Renova Way, otimizando a mobilidade urbana para áreas periféricas. O impacto positivo é proveniente do transporte em massa, que permite que uma grande quantidade de passageiros seja transportada de uma única vez, em detrimento de diversos carros e ônibus nas ruas para realização da mesma tarefa (Mattos, T. M. 2011). Parte da energia necessária para que a solução seja viável (tanto durante a construção quanto após implementação), também será proveniente da usina flutuante Complexo Solar RNV Argo , de modo que tanto as residências próximas ao complexo quanto a Renova Way sejam atendidas de maneira satisfatória. 

  1. Relação das Propostas com os ODS’s

  1. Contribuição das Propostas para a Cidade de Belo Horizonte

A proposta da Argomenthor para a transformação de Belo Horizonte em uma cidade sustentável / smart city, abrange diversos aspectos estratégicos visando a inovação ambiental. Destacamos abaixo os principais pontos dessa abordagem:

  1. Implantação de uma Usina Fotovoltaica Flutuante no Reservatório do Rio Vargem das Flores - Sistema Paraopeba:
  • Localização Estratégica: O reservatório Vargem das Flores, que faz parte do Sistema Paraopeba, será palco da criação de uma usina fotovoltaica flutuante. Essa iniciativa, além de fornecer energia elétrica sustentável, reconhece a importância desses corpos d'água no abastecimento de água da região.
  • Objetivos Ampliados: Geração de energia limpa, integração  da sustentabilidade energética e preservação dos recursos hídricos, com o intuito de fornecer eletricidade de forma acessível para os bairros periféricos, promovendo inovação ambiental e inclusão social.
  1. Viabilidade e Referência no Projeto da Represa Billings:
  • Modelo Eficiente: O projeto segue o exemplo bem-sucedido na Represa Billings, em São Paulo, o qual está sendo implantado com uma usina flutuante de 9 mil placas solares em uma área de 30 mil m2, a qual possui potencial para gerar 1 Megawatt e abastecer aproximadamente 1500 residências.
  • Benefícios Financeiros: Além dos ganhos ambientais, a proposta oferece oportunidades econômicas para a região, contribuindo para a sustentabilidade financeira a longo prazo. 

  1. Revitalização da Área e Concepção do Parque Argo:

  • Integração de Soluções: O Parque Argo demonstra o compromisso integral da Argomenthor em abordar desafios urbanos de forma abrangente, contribuindo para a resiliência e habitabilidade da cidade.
  1. Soluções para o Problema de Congestionamento:
  • Impacto Positivo na Mobilidade: A implementação do Renova Way busca reduzir o tempo de deslocamento, aliviar o congestionamento do trânsito e contribuir diretamente para Políticas Municipais de Enfrentamento das Mudanças Climáticas (Projeto de Lei 270/2022), proporcionando uma melhoria considerável na qualidade do ar em Belo Horizonte, com a diminuição na emissão de CO2 originada pelos veículos.

A abordagem da Argomenthor é holística, buscando promover não apenas a eficiência energética, mas também a qualidade de vida, a inclusão social e a resiliência urbana.

  1. Divulgação e Comunicação

Como estratégia de divulgação da “Usina Solar RNV / Parque Argo” e a “RenovaWay”, durante o primeiro ano de atividades da empresa em Belo Horizonte/MG, parte do lucro com produtos específicos da ArgoMenthor, será convertida em doações para a população de baixa renda local. Propõe-se também a entrega de um brinde, protetor solar, produzido com embalagem 100% reciclável, com os nomes “RenovaWay” e “Parque Solar RNV”, by ArgoMenthor, para os visitantes na inauguração do Parque Argo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (218 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com