TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do planejamento estratégico

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO

2. O QUE ÉPLANEJAMENTO

3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3.1 Etapas do planejamento estratégico

3.1.1 Determinação dos objetivos

3.1.2 Hierarquia dos objetivos

3.1.3 Análise ambiental externa

3.1.4 Análise ambiental interna

3.1.5 Formulação de alternativa

3.1.6 Elaboração de planejamento

3.1.7 Implementação e execução

3.1.8 Avaliação dos resultados

4. PLANEJAMENTO TÁTICO

4.1 Tipos de planejamento tático

5. PLANEJAMENTO OPERACIONAL

5.1 Tipos de planejamento operacional

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Em se tratando do termo de planejamento voltado para a questão institucional ou organizacional está relacionado justamente ao planejamento estratégico, ou seja, o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões a cerca de empreendimentos que afetam diretamente a empresa por longos períodos de tempo.

É justamente sobre planejamento empresarial com as suas características; etapas, tais, a determinação dos objetivos empresarias, a análise ambiental, análise interna de organização de seus recursos, a geração e a seleção de alternativas estratégicas, a implementação da estratégia como ainda sobre planejamento tático e operacional que vai ser relatado no decorrer do trabalho.

Não deixando de frisar sobre os conceitos, as etapas, tipificações, procedimentos, programas e forma de operacionalização desses tipos de planejamentos. É bom lembrar que se vive em um mundo de organizações e elas não funcionam ao léu, pois, não sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas por meio do acaso.

“O que leva uma organização rumo à excelência e ao sucesso não são apenas produtos, serviços, competências e recursos. É o modo como ela arranja tudo isso e é administrada”.

Para o autor Idalberto Chiavenato, administrar é desenvolver uma função sob o comando de outrem, melhor dizendo, prestar um serviço ao outro, mas, ao longo do tempo acabou se tornando uma ciência tendo princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos cientificamente e devidamente codificados.

2. O QUE É PLANEJAMENTO?

O planejamento é constituído como a primeira função dentro do processo administrativo, pois, antes de qualquer função administrativa ser executada por determinado indivíduo.

É uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Segundo o dicionário Aurélio, planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão segundo roteiros e métodos determinados. Por Peter Drucker, esse é um processo onde se prepara para o inevitável, previni – se do indesejável, e controla – se o controlável.

Dentro de uma de ação empresarial há três tipos de planejamento: estratégico (mapeamento ambiental e avaliação das forças e franquezas da empresa), tático (tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamento) e operacional ( desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa), que se preocupa basicamente como executar uma determinada tarefa na empresa de forma diária, seja, constante.

3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

De acordo com Idalberto Chiavenato, o planejamento estratégico é que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulados por níveis hierárquicos mais elevados da empresa. Não deixando de ser um processo de continuidade de tomada de decisões estratégicas  e não mais um plano feito a cada ano que passa.

O planejamento estratégico por Roberto Shinyashiki é a necessidade de direcionamento em prol da conquista de objetivos, através da qualificação e correto posicionamento dos profissionais, levando em consideração a sinergia para a boa desenvoltura da equipe.

Para Paulo Barreto, é um processo no qual são envolvidas uma ou mais pessoas com o propósito de pensar sobre melhores meios de se realizar uma determinada tarefa.

Esse tipo de planejamento é realizado tendo relação entre gestão de talentos e capital intelectual; gestão financeira e de marketing para que tenha a produção e os serviços, melhor dizendo, resultados positivos.

Tendo como características: projeto no longo prazo ( seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente);  está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa (baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais); e envolve a empresa como um todo (no sentido de obter efeito sinérgico de todas as capacidades, competências e potencialidades  da empresa).

3.1 Etapas do planejamento estratégico

3.1.1 Determinação dos objetivos

São as pretensões ou os propósitos da empresa que em conjunto definem sua razão de ser ou de existir e podem ser formulados inicialmente em termos amplos e abstratos.

Podem ser agrupados em lucro, retorno dos proprietários e da economia da empresa; expansão da empresa, o mercado do qual participa; segurança, corresponde ao desejo da empresa de assegurar o seu futuro e continuidade; e autonomia, o objetivo pelo qual a empresa pretende livremente decidir o seu destino.

3.1.2 Hierarquia de objetivos

Toda empresa há uma hierarquia de objetivos e são desdobrados em três como estratégicos ou globais. Neste os objetivos mais amplos do negócio como por exemplo, lucratividade, participação, imagem e retorno do investimento.  

Os objetivos táticos é justamente os específicos de cada unidade  organização e o último é os objetivos operacionais que limita cada cargo ou tarefa.

3.1.3 Análise ambiental externa

É a maneira pela qual a empresa procura conhecer seu ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre e envolve sete fatores como tecnológico, político, econômico, legais, sociais, demográficos e ecológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com