TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do processo de agregar pessoas à organização

Artigo: Etapas do processo de agregar pessoas à organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Artigo  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 2

- Disciplina de Seleção e Dinâmica de Grupo

• Etapas do processo de agregar pessoas à organização;

Planejamento, que se refere à estimação das necessidades da organização, análise dos cargos disponíveis, definição das técnicas de atração e seleção mais adequadas aos quesitos anteriores, abertura formal da vaga, obtenção de informações adicionais internamente e no mercado.

Recrutamento, você poderá observar que se refere, simplificadamente, à procura por candidatos para as vagas existentes, ou seja, é sumamente um processo de coleta de informações

Seleção identifica o candidato mais adequado às especificidades preestabelecidas dentre os recrutados, sendo um exercício de comparação e tomada de decisão. Os próximos tópicos tornarão mais claras as definições e diferenças entre as partes do processo.

• Planejamento de R&S

•Envolve um conjunto de procedimentos para identificar e atrair um grupo de candidatos, potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. •Precedido pelo dimensionamento alinhado ao planejamento estratégico.

A seleção tem por finalidade coletar ,utilizar e avaliar características e competências(conhecimentos, habilidades e atitudes) dos candidatos recrutados, por meio de metodologias específicas, buscando escolher os candidatos que melhor atendem às necessidades das organizações.

• CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude

O que São Competências ?

Conhecimentos: compreensão de conhecimentos e técnicas: SABER

Atitudes: aptidão e capacidade de realizar: SABER FAZER

Habilidades: postura e modo de agir: SABER SER

• Processo de Seleção por Competências

Os principais instrumentos utilizados no processo de seleção por competências são as entrevistas e os jogos, dinâmicas e provas situacionais com foco em competências. No entanto, outros instrumentos podem servir de auxílio à identificação das características básicas dos candidatos para posteriormente associá-las às competências exigidas.

Uma questão muito importante deve ser colocada caso o processo seja realizado por uma equipe ou englobe diferentes instrumentos e fases: deve haver uniformidade nos conceitos das competências adotados pelos gestores e demais profissionais envolvidos. O processo de mapeamento e delineamento dos perfis torna-se, então, ainda mais importante, pois deve-se fazer descrições claras e objetivas.

• Tipos de recrutamento: interno, externo, misto

Interno: aborda candidatos aplicados, potenciais ou reais, unicamente dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com