TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica em ofice

Por:   •  21/9/2015  •  Dissertação  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

        

                Resumo do livro "A Revolução dos Bixos"

                                                                      Nome: Dênis Johann Silveira

Disciplina: Ética

Professora: Simone

RA: 1299858153

A obra de George Orwell "A Revolução dos Bixos", é baseada a partir da revolução russa de 1917. Relata a história de um grupo de animais que realizam uma revolução na fazenda onde vivem e tomam o poder transformando seu grupo numa sociedade igualitária. Mas como os porcos eram mais pensantes e inteligentes tiveram a ideia de explorar traindo a proposta inicial de revolução.

        No inicio a forma de organização era capitalista onde os humanos que não tinham produção ganhavam, e os animais que produziam não. Num belo dia, os animais da fazenda do Sr. Jones se dão conta da vida que levam e a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem mortos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais. No entanto a revolução é ''traída'' pelo líder Napoleão que agora se alia ao proprietário da granja ocupada. Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana.

        O que o autor quis mostrar na prática, é que para se chegar à transformação da sociedade é de fundamental importância a participação popular, eis que a revolução não se faz com um homem só. É preciso aliar forças contar com o apoio de todos. Entretanto, não são raras as vezes em que os lideres acabam esquecendo da '' massa'' que ajudaram que mudar o curso da história. E isso não se limita somente aos governos, vemos isso nas diferentes organizações sociais, em qualquer espaço onde existam "lideres", sempre haverá desigualdade. Portanto, pouco importa as regras, já que existem meios de descumpri-las. Sempre embasados em "princípios" morais e éticos.

        Portanto, no fundo de tudo isso, esta a ganância do homem. E tudo que o cerca de poder, fama e dinheiro lhe tornara sempre egoísta. E isso desde que o mundo é mundo.

Palavra chave: ética, poder, desigualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com