TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica nas Organizações

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

                                             [pic 1]

Francisco Amauri dos Santos Verçosa Júnior                              Marcelo Souza Pinheiro  Matricula: 161010833                                                     Comportamento Organizacional   10/03/2016 – Fortaleza – CE                    Faculdade Nordeste - Campus North Shopping    Juniorsant7@gmail.com                                                      mpinheiro3@fanor.edu.br

      Nas organizações estão ocorrendo varias mudanças, e a importância do comportamento ético se tornam um desafio, desafio ao qual resultará na boa convivência das pessoas e com as relações entre as mesmas, a ética vai conduzir as decisões e o convívio da empresa.

     “Ética é a conduta moral dos homens na sociedade. A ética justifica determinados sistemas e conjuntos de valores morais.” Ser ético é fazer o bem sem querer desvalorizar os outros, ter consciência do que faz, as regras de ética são conseqüências da cultura da comunidade, toda decisão ética é individual e possui seus valores fundamentais nesta decisão.  Ter ética é ter respeito por todos, ser honesto, tolerante e flexível, integro e humilde, são valores essenciais para ter uma carreira longa, respeitada e sólida.

      A redução das hierarquias na década de 80 resultou no crescimento da importância da ética nas empresas. Com o aumento da desonestidade, a disputa por cargos e o desejo de destacar-se a qualquer custo ficou difícil encontrar comportamentos éticos dentro das empresas, conseqüentemente existindo uma desvalorização da imagem e marca da empresa por parte dos funcionários e a administração.  

       É necessário ter a ação ética, e não só como teoria. Muitas empresas tomam decisões sem utilizar à ética, o que é uma atitude negativa para a empresa, perguntas na hora de tomar decisões são primordiais, como: Estou sendo responsável com os outros? Haverá algum dano ao meio ambiente? A comunidade será beneficiada? Quais as conseqüências para o pessoal, em longo prazo? Essas são perguntas de um administrador ético que não toma decisões de imediato sem antes analisar. A empresa tem uma responsabilidade grande de inovar o ser humano e melhorá-lo, pois a maiorias das pessoas passam o seu tempo dentro das empresas.

        Muitas organizações procuram hoje ter um código de ética para agregar valores dentro da empresa, ter um diferencial sendo ético na empresa, é uma boa prática para a competição no mercado, ela se torna importante na perspectiva das pessoas, favorecendo um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes, resultando na obtenção de vantagens competitivas e bons resultados profissionais e empresariais.

       A ética está na vida da pessoa quer em um bar com os amigos, competição esportiva, indo ao cinema, na sala de aula, na reunião com os colaboradores da empresa ou clientes, por conseguinte em meio aos encargos que devem ser realizados a ética é fundamental para um bom desempenho do serviço que está sendo oferecido ao cliente; As empresas passam por modificações mas em torno disso, não se pode perder os bons valores que cada empresa deve preservar a boa conduta moral na organização, contribui para o bem estar da empresa e dos funcionários promovendo a eficácia da gestão de relacionamentos com os variados tipos de público, e nessa convivência é indispensável respeitar o direito do individuo, a sua honra enquanto pessoa.  A empresa é representada desde o presidente ao último funcionário que é contratado, portanto quem vai fazer a ética da empresa são as atitudes das pessoas pra qual o individuo trabalha, havendo lealdade e espírito de colaboração permite muito mais progresso para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com