TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica negociação

Por:   •  16/5/2015  •  Dissertação  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

A Ética nas Negociações

A ética nas negociações é sempre discutida por todos. Desde o início do século passou de doença crônica a doença aguda do capitalismo. Exemplo que o escritor Carneiro apontou foi em relação a mídia, que publicam histórias de corrupção como troca de favores.

Devido a esses fatores a preocupação é ainda maior quanto à ética em suas relações empresariais. A postura antiética das empresas que visam ao lucro imediato passando por cima de tudo.

O Brasil um país que cada vez mais se noticia políticos e empresários corruptos devemos nos preocupar com a relação da ética em nosso país.

Houve um interesse crescente pelo tema da ética nos negócios empresariais. Para Nash é o estudo da forma pela qual normas morais e pessoais aplicam-se às atividades e os objetivos da empresa comercial.

Moreira define ética empresarial como o comportamento da empresa quando ela age de acordo com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade. Já segundo Denny, a ética empresarial consiste na busca do interesse comum ou seja, do interesse do empresário, do consumidor e do trabalhador.

Cada autor tem seu ponto de vista, a ética estuda a moralidade dos atos humanos de modo natural, sem malicia e sem maldade, sendo cada ser humano responsável pelos seus atos de como ele se comporta diante a sociedade e qual a forma de encarar esse ponto de vista.

A conduta ética nas negociações, é preciso criar um bom relacionamento com as pessoas envolvidas demonstrando toda a sua credibilidade, passando confiança e honestidade na hora de negociar. Porem para Lewicki não existe uma negociação inteiramente honesta, nem poderemos esperar isso do negociador é preciso achar o meio termo achando um equilíbrio apropriado.

Segundo Wells e Spinks os comportamentos antiéticos podem ser definidos como ações injustas praticadas contra outra pessoa e instituições, sejam ações amparadas ou não pela lei. E também pode ser resultante da pressão exercida sobre os administradores para que eles cumpram metas inatingíveis dentro dos limites da ética.

Nos processos de negociação pessoas envolvem – se em comportamentos não ético é a busca pela vantagem em termos de poder.

Muitas das vezes na conclusão de uma negociação para atingir o objetivo, são utilizados métodos e táticas que não demonstram ser o melhor caminho. E as tomadas de decisões refletem a cultura da empresa e a maneira como o profissional e a empresa atuam no mercado.

Conquistar e consolidar uma posição no mercado é difícil para qualquer profissional ou organização e qualquer deslize pode ser representar perdas irrecuperáveis. Por isso é importante haver ética nos processos de negociação e assim as próximas negociações ambas as partes ganhem.

Para Lammy e Pedreira classificam a empresa como a célula- base de toda a economia industrial, em que se efetua a maior parte das escolhas que comandam o desenvolvimento econômico. Moreira ressalta que a importância da ética no relacionamento entre a empresa e o seu ambiente. A sociedade tem exigido que a empresa sempre opte pela ética nas relações com seus clientes, fornecedores, empregados, concorrentes, governo e público em geral. Comportamento ético é a única maneira de obter lucro cm respaldo moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com