TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica no recrutamento

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade São Paulo – FSP

Aislan Alexandre

Thiago Lazarotto

Ética no Recrutamento e Seleção

Rolim de Moura -RO

Ética no Recrutamento e Seleção

A ética é algo que poucos tem e que todos precisão, ética podemos dizer que é um conjunto de valores morais que expressão a conduto da sociedade. Ela busca ajudar que em tudo, que o ser humano estar envolvido ele não seja prejudicado, devido a isso muitos confundem ética com as leis. Ética se desenvolve de acordo com a cultura de cada povo, religião, podendo ser dividida em diversos tipos de éticas como ética moral, ética imobiliária, entre outras. Nesse trabalho podemos citar dois tipos de éticas que vão se destacar, a ética empresarial e a ética profissional.

No mundo de hoje para que uma empresa se torne exemplar umas das coisas prioritárias que ela precisar ter é ética, não basta ela ser grande e ter diversas qualidades no mundo dos negócios se ela não se aplicar a essa palavrinha. Hoje muitas organizações falam que se em caixa em uma empresa que aplica ética em seu ambiente interno como externo, porem elas acham que ética é apenas a empresa não fraudar, mas quando ela borla um processo seletivo de recrutamento ela está indo totalmente contra a ética.

Onde muitas organizações já começam pecando logo pelo recrutamento e seleção de candidatos para assumir algum cargo dentro da empresa. Porem muitas exigem que o candidato tenha ética e respeito pela empresa, mas ela  não retribui com o mesmo, muito das vezes tratando o concorrentes com mau jeito e as até mesmo desrespeitando.

O processo seletivo normalmente se passa por diversas fases onde quem está aplicando precisa ficar atentamente para não prejudicar nenhum dos concorrentes. Muitas divulgam vagas em jornais e rede sociais atraindo concorrente, porem quando chega a hora da entrevista, pode ocorrer de o responsável de RH, conhecer algum dos concorrentes e acabando cedendo a vaga para ele, mesmo ele não preenchendo todos os requisitos necessários.

Outro ponto que pecam na ética é quando deixam de comunicar os participantes do processo de que não foram os selecionados deixando eles assim nas expectativas de serem chamados ainda. Com isso prejudicando a vida dele por muitas das vezes deixarem de marcarem outro compromisso com medo de serem chamados e não poderem ir ao momento.

Isso muitas das vezes ocorre pela falta de treinamento do responsável de RH ou até mesmo o responsável não ter nenhum conhecimento na área acarretando dessa maneira na hora da contratação. Mas normalmente a ética esta apenas na boca e não na pratica, principalmente quando se chega a ponto da classe social, cor, religião, sexo, cultura e vários outros ponto que podem prejudicar o candidato.

Outro lado é a parte de horário que ambas as parte precisão cumprir tanto o entrevistado como a empresa, mas o que mais ocorre são empresas que deixam o candidato esperando horas e horas como se ele não tive-se mais nada para fazer. Já muitos dos candidatos fazem o mesmo com as empresas, isso já antes de começar a trabalhar na organização, se pode notar que nessa área de horários os dois muitas das vezes erram, mas o ideal é que se forem atrasar avisem com antecedência para que o candidato ou a empresa possa se prepara para outro compromisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com